Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
Os 20 arrondissements ou distritos de Paris
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1089 Comentários
Bia Tannuri
Boa noite Lina, parabéns pelo Blog, gostaria da sua ajuda, pois vamos a Paris no final de Setembro e depois a Bordeaux de TGV, e nos indicaram esse hotel IBIS STYLES PARIS GARE DE L’EST TGV (EX ALL SEASONS), e gostaria de saber se fica num bairro legal e de fácil locomoção
Obrigada
Lina
Bia
O bairro não é bonito. Ele possui duas estações ferroviárias, um hospital…Muito agitado.
Mas em termos de locomoção, tudo bem. Por lá passam vários ônibus, trens e metros. Não podemos dizer que seja um bairro legal como Saint Germain, Marais, Quartier Latin…
Andrea Nascimento
Bom dia! Minha mãe irá se mudar para Paris, por causa da fácil conexão com outros lugares do mundo/ Europa, para que possamos visitá-la. Ela tem 65 anos e gosta de tranquilidade, apesar de não querer ficar isolada. Pensamos em comprar um pequeno apartamento para ela, em um lugar seguro e charmoso, mas não muitíssimo caro. Talvez um bairro em revitalização, com parques e boa vizinhança? Vc teria algum bairro como sugestão? Muito obrigada!
Mariana Berutto
Andrea, se ela quer ficar perto de um parque, veja a região em volta do Jardin de Luxembourg – uma dos bairros mais tradicionais e simpáticos da cidade, com o lindissimo jardim e excelente vizinhança.
Dennis Magalhães
Oi Lina, eu e minha mulher estamos nos programando em morar uns dois anos em Paris, para fazer doutorado em saúde pública. Somos de Porto Alegre-RS e gostariamos de uma sugestão tua sobre um bairro pra moradia bem simpático com cara de cidade do interior – do Brasil é claro, nos arredores de Paris. Alguns anos atrás li uma reportagem sobre o bairro em que morava, e tinha seu atelier, o artista plástico Juarez Machado e achei muito legal, só não lembro onde ficava. Agradeço antecipadamente tua atenção. Um abraço
Lina
Dennis
As regiões mais simpáticas perto de Paris são:
Boulogne Billancourt, Neuilly sur Seine, Levalois Perret, Saint Mandé.
Comece pesquisando nestas áreas. Importante: que a estação do metro parisiense esteja por perto.
julio cesar
Tenho ido à Paris há vários anos e a melhor opção é alugar um Studio de preferência no Marais, bairro localizado no coração de Paris.
Ana Paula n
Oi lina, estou me planejando para conhecer paris com minhas filhas em julho de 2014. Vamos alugar um apartamento no site rentparis.com . É seguro alugar por meio deste site? Existem mercadinhos próximos a rua volney, 75002 ?
Lina
Ana Paula
Não conheço este site. Não posso opinar.
A rue Volney não está no 75002 e sim no 75001. Se for esta do 75001, o ponto é ótimo. Central e perto de tudo.
ALESSANDRA
OI LINA, ESTOU INDO A PARIS, FICAREI 2 DIAS SOMENTE, ESTOU COM MINHA MAE E FILHINHO DE 4 ANOS… QUAL O MELHOR LUGAR PARA FICARMOS, SENDO QUE NAO TEREI MUITO TEMPO E MINHA PRIORIDADE É LEVAR MEU FILHOTE NA EURODISNEY
Lina
Alessandra
Se vai ficar dois dias, e um na Disney…Acho que deveria ficar no centro da cidade. Bairros 75001, 75006, 75005.
Cristina Lopes
Oi Lina,
Chego em Paris com minhas duas filhas maiores, dia 12.06.13 e ficaremos no Novotel Paris Est, será que o lugar fica a mais de 1 hora de metro dos pontos turisticos ou terei facilidade para chegar até o centro.
Parabéns pelo Blog.
Abç
Lina
Cristina
Paris é pequena. Se você fizer uma hora a partir do centro de trem estará já longe da cidade. Não se preocupe, poderá chegar nos pontos mais turísticos sem demora.
Marta
Olá vamos a Paris em junho ficaremos na Rue Saint Petersbourg no bairro 9, proximo a Pigalle é um bairro apenas com má fama por causa de prostituição ou é realmente uma zona que não se deve ficar? posso mudar de hotel ainda, caso não seja bom voltar a noite sozinha para o hotel tranquilamente caminhando, isso atrapalharia meus planos na cidade. obrigada!
Lina
Marta
Calma, você não verá prostitutas nas ruas e esta área está longe da boemia de Pigale. Mesmo que estivesse perto, não teria perigo nenhum. Pode ficar neste hotel.
Marina
Tenho reservas no Apollo Opera Hotel. Tem uma boa localização?
Obrigada!
Lina
Marina
Esta localização é boa. O bairro é muito simpático, principalmente a rue des Martyrs. Um conselho: olhe na categoria comer e beber os restaurantes que indicamos neste bairro. Escolha restaurantes por bairro (arrondisement) 75009.
Ricardo Albuquerque
Olá Lina sou fã do blog a muito tempo ja fui a Paris e sempre fiquei em hotéis desta vez irei ficar em um apto locado no parceiro do blog, ficarei na rua L’ Abre Séc gostaria de saber sua opniao sobre segurança a noite se posso andar a pé tranquilo digo chegar a noite no apto e comida por perto se puder responder ficarei muito grato.
Lina
Ricardo Albuquerque
Quando você chega aqui?
Pode andar a pé tranquilo. O único perigo aqui é roubo de carteira e bolsas. Basta ficar atento.
Gosto deste ponto central e perto de tudo. Na rue Saint Honoré encontrará pequenos mercados.
Por perto excelentes restaurantes:
Yam’tcha – 4 Rue Sauval, 75001 Paris. Reserva obrigatória, sempre cheio.
La Dame de Pic – https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/13/la-dame-de-pic-gastronomia-francesa-com-um-toque-feminino-em-paris/