Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Sueli OVB
Viviane,
Não se preocupe com o tipo de violência que tem em Paris comparando-a com a do Brasil. Isso já foi muito falado e debatido aqui no blog e você tem posts específicos para essa matéria.
Dê uma olhada aí à direita em Categorias e veja Hotéis baratos. Olhe também as categorias das Regiões de Paris, isso te deixará com uma melhor noção.
Também não se intimide com o número de estrelas que tem o hotel, preocupe-se com a cotação dele e com o preço, muitas vezes a diferência é bem pequena e você terá mais conforto num de categoria melhor.
Não deixe de verificar isso com cuidado e aguarde a opinião da Lina.
Procure viajar informada e sabendo um mínimo sobre a cidade, isso agiliza e otimiza seu tempo. Pegue um mapa da cidade e estude-o exaustivamente.
Lembre-se sempre, há Paris para todos e TUDO é possível.
Beth
Viviane
Em Montmertre não há violência, mas tem muito cabaré, boêmios e vida noturna. Já Montparnasse é mais tranquilo…
Honestamente?
Não gosto de nenhuma das localizações dos hoteis que vc escolheu…
Procure um arrondissement mais central, algo entre o 75001 e 75008.
São regiões mais centrais, bonitas e agradáveis….
Abs.
Viviane Carvalho
Sueli, muito obrigada pela ajuda. Não estou fazendo pacotes por agência não. Fiquei realmente querendo reservar o hotel em um desses bairros (Montemartre ou Montparnasse), mas li aqui mesmo no blog que algumas pessoas não recomendam o Montmartre por se tratar de lugares com cabaré, etc… inclusive diz também que nós, brasileiros poderíamos ficar um pouco assustados, já que temos tantas violências aqui.
O que você acha? Tô preocupada em ficar num bairro, onde poderia encontrar algum problema caso chegue tarde da noite, não sei se em Paris lá tem violência e se esses dois bairros são desertos.
Desculpe-me tantas perguntas, mas é que não conheço nada lá e não gostaria de ter surpresas.
Agradeço mais uma vez!
conexaoparis
Viviane
Dou meu pitaco. Montparnasse é bairro tranquilo, com bons restaurantes e um grande passado. Se achou hotel mais barato nesta região, fique nela. O ideal é centro, 4 estrelas, ets… Mas tudo isso fica caro. Às vezes melhor escolher hotel mais afastado. E nem podemos dizer que Montparnasse seja afastado. Tenho amigos parisienses que consideram este bairro o centro de Paris.
Beth
Chris
O Renaissance Arc de Triomphe é MUITO melhor do o Hotel de Suez. Hotel de luxo e muito bem localizado. O Hotel fica no 17ème mas no exato limite com o 8ème, a Avenue Wagram é o limite dos dois arrondissements.. É uma das regiões mais bonitas e elegantes de Paris…
Sou fã da região há várias décadas, risos. Perto do Champs Elysées, da Avenue George V, etc.
Abs.
Sueli OVB
Viviane Carvalho,
Você disse que olhou três hotéis com a ajuda de um amigo, mas citou cinco.
Em Paris, como em qualquer lugar do mundo, tudo é possível, depende de como você esteja vendo isso. Se for para ir à pé, é meio difícil, mas não impossível, principalmente se você tiver tempo e disposição. Mas a rede de metrô de Paris te leva facil e rapidamente a qualquer lugar.
Entre no google e digite o nome de cada um dos hotéis, todos eles estão no Booking.com, onde você pode ver todas as características, preço e localização de cada hotel. Sei que para você que não conhece a cidade fica difícil avaliar a localização, mas dá pelo menos para ver se tem um metrô por perto e os prováveis pontos turísticos.
Dê preferência aos hotéis de Montmartre e ao de Montparnasse. Dei uma olhada em três deles e vi que em um não tem banheiro no quarto.
Se você estiver fazendo pacote e esses forem os únicos hotéis oferecidos pela agência, avalie-os muito bem antes de fazer uma escolha.
Boa sorte e seja muito feliz em sua lua de mel!
Viviane Carvalho
Nem acredito que alguém pode me ajudar a entender Paris!!! Estou desesperada…Viajo em Novembro para passar Lua de Mel e com ajuda de um amigo, dei uma olhada em tres hoteis e gostaria de saber se um deles é bom para reservar e se os bairros também são bons e tranquilos. São esses:
Camelia – Fica en Porte de Versailles
Pacific Montmartre nord – Fica em Sacré Coeur – Montmartre
Hotel Mistral – Fica em Tour Montparnasse
Luxelthe – Fica em Sacré Couer – Montmartre
Hotel Cambrai – Fica em Gare du Nord
Minha dúvida é se ficar em um desses hotéis consigo sem problemas visitar os pontos turísticos de Paris, como a Torre, o arco, a Champs Elysee, museus, Rio Sena, etc…
Desde já agradeço e fico no aguardo.
Viviane Carvalho
conexaoparis
Viviane
O Hotel Mistral está bem localizado. Gosto muito deste bairro. Ele está perto de excelentes restaurantes, da Fondation Cartier, do boulevard Raspail.
Silvia
Estou indo a Paris pela primeira vez e vou ficar no hotel Cervantes, na Rue de Berne, 19. Sabe me informar se estou bem localizada? Pretendo usar o ônibus da Air France para me deslocar do aeroporto CHG mas não consigo descobrir qual das linhas devo utilizar… Poderia me ajudar?
Obrigada!
conexaoparis
Silvia
Este ponto é correto. Perto da Gare Saint Lazare. Acho mesmo que pode ir a pé até as galerias Lafayette.
Pegue o onibus da Air france com ponto final na Praça Charles de Gaulle Etoile. Lá pegue metro linha 2 e desça em Rome.
Bruno Almeida
Valeu Lina
resposta curta e objetiva. Ja estou providenciando um outro hotel e caso precise vou te consulttar outra vez.
bruno almeida
Ola estou indo com minha esposa em outubro e fiz uma pre-reserva no Hotel Le Fabe no Montparnasse. Parece ser distante do centro mas num lugar agradavel. Seria mais conveniente trocar por um hotel mais central para evitar as viagens de metro ?
Obrigado
conexaoparis
Bruno
O ideal é ficar em hotel mais central. Mas olhe bem, Paris é pequena e seu metro excelente. Se gostou do hotel, fique nele.
Agora, o prazer de sair do hotel a pé, dobrar a esquina e ver o Sena é enorme.
Grande dúvida.
Gabriela Queiroz
Lina e amigos do site,
Entre a rua do Louvre e a Rue des Archives, qual seria melhor, em termos de facilidade de transporte, de comérico tipíco parisiense, etc
Estou numa dúvida cruel!
conexaoparis
Gabriela
Escolha rue des Archives.