Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Rosalia Velloso
Beth,
Obrigada, quando for ao Dessange te conto.
Abraço.
Beth
Rosalia
Dessange!
Estou ficando analfabeta em várias línguas…
Risos e abs.
Beth
Rosalia
As reservas do Le Comptoir são mesmo através do hotel.
Pedi para o “meu” hotel fazer a reserva…
O meu cabeleiro é o Dessanje da Avenue Franklin Roosevelt.
Eles resolvem qualquer problema, risos.
E tem maquiadores e produtos de beleza para vender…
Vale a pena!
Abs.
Rosalia Velloso
Beth,
Os hóspedes do Relais têm preferência para a reserva de mesa no Comptoir, soubemos disso por um casal de professores suíços que ocupava a mesa colada à nossa e que se hospeda no hotel duas vezes por ano. Como o lugar é mínúsculo, sobram poucas mesas para “os outros”…
Não sei se eles têm lista de espera, imagino que com essas reservas tão antecipadas deve haver desistências de vez em quando. Eu mesma reservei para quatro e, uma semana antes, tive que cancelar a reserva dos nossos dois companheiros de mesa, que não puderam ir.
Seu cabelereiro dá jeito em cabelinho tipo Xuxa? Parece até que você adivinhou meu ponto fraco… Vou aguardar a dica pro ano que vem.
Beth
Rosalia
Que bom vc ter gostado do La Fontaine de Mars!
Eu também sou daquelas que vou para Paris comer, risos.
Estamos tentanto uma reserva (jantar) para o Le Comptoir em outubro e
ainda não tive confirmação…
Quando vc for para Paris de novo eu passo o endereço do meu cabelereiro, risos.
Abs.
Rosalia Velloso
Eymard, Beth, Madá,
Obrigada pelo incentivo! Dessa vez, em abril e começo de maio, já que fiquei mais tempo, pude conhecer vários restaurantes que estavam na minha lista. Fui almoçar no KGB do Eymard (amei!), adorei o Le Mauzac da Madá e o Fontaine de Mars da Beth.
Sobre o Comptoir, descobri que no almoço a gente pode comprar os famosos macarons de boudin no L’Avant e eles levam na sua mesa no restô, pra você degustar lá – achei ótimo.
Beth, quando você for não deixe de reservar com antecedência o L’Ami Jean, se é que ele já reabriu, pois ele entrou em reforma no dia seguinte ao em que estivemos lá. Demos sorte, conseguimos mesa com um mês de antecedência, mas mesmo assim tivemos de esperar uns 40 minutos pela mesa. Mas, como valeu a pena!
Ainda sobre os restaurantes indicados pela Lina, o Maison Blanche tem comida ótima, mas na minha opinião só vale a pena ir jantar numa noite em que a temperatura permita reservar mesa na varanda, com a belíssima vista da torre. Estava frio, reservamos mesa “com vista”, mas a dita cuja, para os Invalides, ficou ofuscada pela iluminação de dentro.
Gostei muito também do Le Baratin, em Beleville, e do La Table d’Eugene, em Montmartre.
Desculpem, mas me empolgo ao falar de comida – e ainda nem perdi os quilinhos a mais que “ganhei” dessa vez…
Beth
Madá
Pelo que andei lendo, o prazo mínimo para reserva de jantar no Relais já está em 6 meses…
Eu acho demais!
Madá
Ooops, Ia dizer que acho muito legal quando as pessoas passam aqui para confirmar o test-drive e mais ainda quando acrescentam dicas como as suas.
Madá
Rosalia, também adorei seu depoimento! Acho mJá almocei varias vezes no Relais du Comptoir e nunca consegui jantar! Já li muito sobre a diferença e fiquei ainda mais motivada com sua observacao. Vou tentar me organizar para isso. Eu achava que esses tres meses eram para nao ter “outsiders” no restaurante. Vou tentar na próxima. Valeu por todas as dicas!
Beth
Rosalia
Muito bom o seu depoimento!
Gostei da idéia da maquilagem com éclat!
Do Julio Verne eu não gosto, mas gostei da lembrança de reservar lugar no Relais du Comptoir, tinha esquecido…
Abs.