Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
eymard
Rosalia, tenho certeza que sim!! Isso mesmo. Nada se compara a um “momento”..ficará para sempre. Economizar em outras coisas para fazer um almoço no Jules Verne e um jantar no Comptoir? Por quantos anos mais eles ficarao na sua memoria afetiva? Para sempre! Valeu a pena. Parabens e obrigado pelas dicas e relato. Abs, Eymard.
Rosalia Velloso
Querida Lina, queridos pitaqueiros (as),
Três sugestões para quem vai a Paris:
1 – Não deixe de ir ao restaurante Jules Verne, na torre. Se a grana for curta, economize nas compras ou em outros itens, mas vá almoçar lá num dia ensolarado. Você conta com elevador privativo para descer e fazer as fotos que quiser e, além de tudo, a comida é ótima, o clima descontraído e os garçons jovens e simpáticos. Eu nunca tinha ido porque achava muito caro, mas vale a pena. Ver o Guia de Gastronomia do CP.
2 – Reservar um jantar no Comptoir do Relais, com no mínimo três meses de antecedência. Para quem já foi almoçar, o jantar não se compara com o almoço, a comida é muito melhor (menu com preço fixo), e uma maravilhosa tábua de queijos da estação. Amei! Ver também o Guia do CP.
3 – Essa é para as mulheres: não sei se alguém já fez a aula individual de maquiagem do By Terry (post do CP). Eu fiz e gostei demais. Com o correr do tempo (muito) como minha pele e olhos são claros, fui usando cada vez mais mão leve na minha maquiagem, tudo muito rosinha, muito clarinho. A Claire, que me orientou, me ensinou a fazer uma maquiagem linda, fresh, como ela cansou de ressaltar, e não discreta e triste como a que eu usava. Levei os produtos que eu usava para ela ver, pude aproveitar alguns e comprei outros (caros), mas a mudança foi radical, para melhor, é claro. A Claire fala inglês.
Espero ter contribuído, pois até hoje só aproveitei as dicas de vocês.
Um abraço,
Rosália
conexaoparis
Rosália
Adorei seu comentário. Muito obrigada.
Ssobretudo a sua avaliação do curso de maquiagem do By Terry.
Coloquei no twitter e Facebook.
Erica
Vou pra Paris agora em julho e ficaremos num hotel no bairro 12, proximo a estaçao Liberte, é um bom local? É perigoso?
Adorei suas dicas!
conexaoparis
Erica
Nesta estação de metro você não está mais em Paris. Não conheço bem a região. Não deve ser perigosa.
Bruna
Oi Lina.
Por favor, da uma olhada nesse site, fala do Imóvel River Park mas não me localizei.
Pela forma que você mostrou os bairros é mais fácil, se souber onde é, consegue me informar o “número” do bairro?
http://www.francehousehunt.com/listing-paris-apartments-brand-new-54649.html
Obrigada, novamente.
conexaoparis
Bruna
Este endereço não é Paris. Está mesmo longe de Paris. Não conheço a região.
Bruna
Oi Lina.
Gostaria de uma informação, o River Park fica localizado onde?
Obrogada.
conexaoparis
Bruna
Não conheço River Park em Paris.
Letícia R.
(os números à frente dos nomes das ruas referem-se às regiões, e não ao número dos imóveis, como ficou parecendo rsrsrs…)
Letícia R.
Oi, Lina! Já falei com sua assistente e fiz o depósito. Agora, é só aguardar meus guias! Obrigada.
Quanto ao apartamento para alugar, encontrei unidades interessantes em endereços diversos. Sabemos que o transporte em Paris é excelente, mas nossa intenção é caminhar o máximo possível. O que você me diz sobre os endereços abaixo?
1) Rue Cardinal Lemoine, 5
2) Rue Saint-Antoine, 4
3) Rue Chapon, 3
4) Rue Coquilliere, 1
5) Rue des Grands Augustins, 6
Abraço,
Letícia R.
conexaoparis
Letícia
Todos estão bem situados.
O que se encontra em 75001 é o mais central. A partir deste endereço poderá conhecer Paris a pé.
Mas a escolha está difícil porque a rue des Grandsw Augustins em Saint Germain é deliciosa. E central também. Nesta rua tem dois restaurantes que indico no guia gastronômico.
A rue Chapon também é deliciosa e está em área procurada por arquitetos e pessoal da moda, no Marais.
jordana
MUITO OBRIGADA MENINAS. =)
Beth
Jordana
A rue Troyon é muito bem localizada, pertinho do Arco do Triunfo, entre as avenidas Wagram e Mac Mahon.
Não conheço o hotel Royal Magda, mas a ruazinha é super simpática e elegante, é onde está situado o restô do Guy Savoy…