Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Mariana
Olá,
Estou indo a Paris em abril com 4 amigas de trinta e poucos anos. Queremos ficar num apartamento no Marrais e temos duas opções, um no Marais 75004 (Rue Pecquay) e outro no 75003 (Rue Charlot com Rue Bretagne). Os preços são similares. Qual seria melhor?
conexaoparis
Mariana
A rue Charlot com Bretagne é o ponto mais citado para aqueles que gostam de galerias de arte, design, moda.
Beth
Paty
Paris não tem idade, todos são bem vindos.
Minha avó passeava tranquilamente por Paris aos 85 anos, risos. Idem minha sogra… Além do mais, lá, ao contrário do que aqui, as pessoas com mais idade são muito respeitadas.
Para Paris, sua mãe é uma jovem!
Abs.
Paty
Olá, primeiramente, parabéns por sua iniciativa, gostaria de saber se o Hotel Les Jardins du Marais Paris
74 Rue Amelot, 75011 Paris, França, é uma boa pedida para mim e minha mãe passarmos 8 dias passeando em paris, pois tenho que fazer as reservas e estou preocupada, pois minha mãe tem 65 anos e tem suas restrições, gostaria muito que a viagem para ela fosse de sonho, pois ela nunca saiu do brasil, o que vc acha? tens alguma dica, recomendação ou sujestão? desde já agradeço
Renata
Oi Enaldo!
O marco zero de Paris está em frente a Notre Dame numa placa de bronze no chão. De lá são marcadas as distancias.
Beth
Enaldo
O Ponto Zero de Paris fica na Notre Dame.
Enaldo Soares
Ah, esqueci-me de perguntar: onde é o centro do centro de Paris, o equivalente à Praça Sete de BH, o calçadão de Halfeld com Rio Branco de Juiz de Fora, etc?
Enaldo Soares
Adorei o seu blog, é extremamente útil. Apesar de não ser gay, rs…, fiquei com a impressão de que a região de Le Marais é a melhor opção para quem, como eu, vai lá pela primeira vez (na verdade é a minha primeira viagem internacional).
Sinto falta, um pouco, de guias para os turistas que não são mochileiros e nem abastados, que pretendem ir à capital francesa gastando algo intermediário entre os famosos “50 euros” o dia e os perdulários 500 euros diários. Acho que um guia tipo: Paris 120 euros o dia chegaria ao ponto do turista que tem o meu perfil.
Obrigado,
Enaldo.
Moema Rodriguez
Querida Lina
Estou indo morar em Paris em Abril/2011 e nem conheço a cidade..
O que conheço da cidade aprendi com o seu blog….lugares,bairros,enfim todo tipo de informação sobre a cidade aprendi com vc.
Obrigada e meus parabéns pelo seu “super útil e maravilhoso” blog.
Beijos
Moema
conexaoparis
Moema
Seja bem vinda.
larissa
Boa Noite
Meu hotel fica no 20. Campanile Bagnolet. Vi que tem a estação de Metrô perto, Galliéni.
Como é esse bairro, é perigoso? Dá para sair de noite de metrô?
Como faço para ir dessa estação para os pontos turisticos principais, como torre elffel , louvre?
Obrigada
conexaoparis
Larissa
Galliéni já é fora de Paris. Pegue este metro e desça na Bouse, Opera,..já estará no centro de Paris. Te aconselho estudar o mapa da cidade e o mapa do metro.
rafaella
Lina,
Muito obrigada pelo retorno. Suas dicas são únicas!!!
bj,