Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
rafaella
Oi LIna!
Estou indo a Paris em junho e pensei em alugar m apto no 2 – rue Saint Sauveur, perto de Le Halles. Gostaria de saber sua opinião pois li alguns comentários no blog dizendo que é um entorno meio perigoso com gangues (?!) Já estive em Paris e não vi nada nem perto disso… Fiquei preocupada… Me ajuda?
Obrigada. bj,
conexaoparis
Rafaella
Não tem gangs. Pode alugar nesta rua. Esta região já foi dedicada ao comércio atacadista. Ainda tem muitas lojas que vendem a preços baixos.
Vai adorar. Ela é central e bem situada.
Antonio Carlos Dias Jr
Lina, obrigado pela resposta.
Sem dúvida o fator ” J’ ouvre ma porte et… voilà, Paris!” é o que anima em pagar 800 euros por um studio de 15m2.
Uma pena que a Maison du Brésil seja tão cara para casal (1000 euros). Aliás, o que pensa da localização da Maison?
Que região você me indicaria, sabendo que precisarei estar alguns dias da semana na Bibliotèque Nationale?
conexaoparis
Antonio
Acho a Maison longe de tudo. Mas o fato de ficar dentro de um parque é uma qualidade. O que pensei na época: parque por parque, natureza por natureza, temos o Brasil. Aqui quero Paris. E aluguei um ap minúsculo na rue de l’Armorique, em Montparnasse. Depois mudei para rue Pierre Nicole no Quartier Latin.
Tente apts neste bairro. Costumam ser mais baratos. Outra solução, o 14ème. Nation é longe, por isto mais barato, mas é Paris e tem muitos meios de transporte.
Antonio Carlos Dias Jr
Lina, parabéns pelo trabalho!
Seguinte. Sei que seu foco é a Paris intra-muros, sobretudo pelo fato do site ser voltado, em boa parte, para o público de veraneio de curta temporada em Paris.
No meu caso, passarei seis meses para um estágio de doutoramento na École de Hautes Éstudes en Sciences Sociales (de julho 2011 a dezembro 2012), com bolsa do governo brasileiro. A pesquisa, no entanto, será feita na Bibliothèque Nationale de France.
Como você bem sabe, é bem complicado alugar em Paris, seja pelos preços (vou com minha mulher), seja pelos requisitos exigidos pelos proprietários.
O que boa parte dos alunos faz é alugar na periferia (regiões 91, 92, 93, etc), pois, além de se pagar a metade do preço por studios com o dobro ou triplo do tamanho, há o RER que interliga as regiões.
Enfim, para turismo de uma ou duas semanas, o ideal são as reigiões centrais, mas você não acha (contando os prós e os contras) que, para um período bem maior, com tempo de se conhecer bem a cidade, não seria adequado (para bolsistas, como eu, sempre com a grana curta), ficar um pouco mais longe com mais conforto e visitar com calma os pontos turísticos, etc?
Um abraço!
conexaoparis
Antonio
Já fui bolsista, vivi quatro anos com a bolsa da Capes.
Também pensei nesta opção. Mas decidi que preferia ficar em Paris, studio mínimo, do que ser dependente do RER.
Poder abrir a porta de casa e estar em Paris é um luxo considerável. E o RER, sobretudo o B, é difícil de ser suportado.
Fernanda
Lina,
Chegarei em Paris no dia 31/03/11 e reservei inicialmente um hotel que fica próximo a torre montparnasse (AROTEL – 74 Boulevard Edgar Quine
75014 Paris), porém me arrependi ao ver os comentários do hotel no tripadvisor e agora estou querendo trocar pelo Place De Clichy que fica no 75009. Queria saber sua opinião se estou fazendo uma boa troca em relação ao bairro (transporte, boa localização….).
Abraço,
Muito obrigada!!!
conexaoparis
Fernanda
Em termos de bairro eu prefiro o Edgar Quinet. Muito mais agradável.
Beth
Pedro
O problema vai ser ONDE estacionar o seu carro em Paris…
Pedro
Olá lina,
Estou indo semana que vem e tenho uma dúvida a respeito do hotel. Aluguei um carro em Amsterdam e desço a Paris, passando por Antuérpia, Rotterdam e pelo Reims. Como estarei de carro estou pensando em me hospedar perto dos grandes aeroportos, os hoteis são bons e pela metade do preço. Gostaria de saber sua opinão sobre a distância e a dificuldade em sair da região do CDG a Paris. Parabéns pelo blog, o acompanha há tempos. Sensacional.
Obrigado pela atenção.
Pedro
conexaoparis
Pedro
Não faça isto.
O trajeto aeroporto Paris é sempre congestionado.
Anna
Beth,
Muito obrigada! O site de vcs está sendo essencial na montagem da minha viagem! Bjs
Beth
Anna
Eu recomendo Saint Germain. Além de romântico, tem os melhores cafés, bares e restaurantes.
Abs.
Anna
Estou indo a Paris em Lua-de-mel em junho de 2011 e gostaríamos de ficar em uma região que fosse relativamente perto dos pontos turisticos e ao mesmo tempo pudessemos sair a noite para jantarmos em restaurantes bons, cafés, e bares, sem se preocupar com transportes. Queriamos uma região que fosse romantica… O mais indicado seria a região do Marais ou a região de St. Germain??
Yohana Valle
Prezada Maria Lina,
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog! Sem ele não saberia nem como começar! Estou indo estudar em Paris e gostei muito de um apartamento de 1 quarto na Rue Beaureparie, no 10ème arrondissement. O preço está compensando demais, mas lendo seu artigo, confesso que fiquei com um pouco de medo de alugá-lo. O que você acha desta localização? Devo priorizar outros lugares, tenho opções no 1º, 2º e 6º, mas os apart. não são tão bons.
Obrigada!
Abçs!
conexaoparis
Yohana
Pode alugar este apartamento do 75010. O bairro está passando por grandes mudanças, restaurantes bons, belas lojas. Não é a área mais bonita de Paris, mas não tem perigo nenhum.
E é bem central.