Por Roberto Halfim
Um jeito diferente de caminhar por Paris…escutando as canções francesas.
Gosto de música e a música francesa sempre me remete a Paris. É um som associado a imagens, a momentos, e todos os cenários estão relacionados com a capital francesa.
A primeira música que me vem à lembrança é de Anny Cordy e se chamava Le Soleil Brille. Meu pai amava esta canção, ela é vibrante e fácil de decorar. A ouvi dentro de um velho táxi Peugeot 303, quando desembarquei na cidade pela primeira vez. Foi no trajeto Orly/Paris, dia com sol e enquanto escutava a canção vi a torre. Le Soleil Brille e Anny Cordy ficaram definitivamente associados, em minha memória, à torre Eiffel.
Algum tempo depois, fui assistir um show de Aznavour no Olympia. E mesmo com apenas 13 anos, ficou marcado em minha memória uma frase que só vim a entender muitos anos depois: ” entre 40 e 50 anos, quando um cantor fala em cena, é apenas para recuperar o fôlego. Assim é possível entender a diferença entre um cantor com uma certa idade e um cantor com a idade certa”.
Aznavour cantou duas canções com temas semelhantes, Sa Jeunesse e Hier Encore, e entre as duas canções ouve um hiato de muitos anos. Ele mostrou a diferença de uma canção escrita por um autor de uma certa idade e outra escrita por um autor com a idade certa.
Anos mais tarde, eu entendi a frase de Aznavour e a relacionei com Paris. Para conhecer Paris, bem, é necessário um intervalo de maturidades. A Paris dos meus 13 anos jamais será a cidade dos meus vinte ou cinquenta anos. Haverá uma Paris para uma certa idade e a Paris para a idade certa, uma cidade que amadureceu e que acompanhou meu amadurecimento.
As caminhadas parisienses tem a ver com fundo musical. E fundo musical tem a ver com maturidade. Não basta ouvir a Natalie de Gilbert Becaud. Tem que conhecê-la. Imaginá-la. É preciso chorar de verdade procurando a Aline de Christophe e até hoje me pergunto se ele a encontrou. Temos que sentir que o tempo passou e que, Hier Encore, nem faz tanto tempo assim e lamentar com muito vinho na cabeça. Na verdade, nem acho todas essas músicas boas. Mas, memoráveis.
Ouvir as canções franceses tem a ver também com transgressão. Incorporamos o que elas significam e saimos pela cidade buscando novas referências.
Minha mãe sempre achou Yves Montand lindo. Quando vejo minha amiga Fernanda Hinke na sua bicicleta, imagino minha mãe aos vinte anos , morando em Paris e encantada com Montand. Minha avó cantava Parle Moi d’Amour para me ninar. Penso nela quanto observo a senhora sentada ao meu lado no metrô e tento imaginar sua história.
Aznavour me ensinou a amar Paris em agosto, Paris au Mois d’Août, com a cidade vazia dos seus habitantes e vários comércios fechados. Trenet me faz questionar sobre o que restou dos meus amores, Que Reste-il de Nos Amours. Penso em Brel sempre que abandono Paris: Ne Me Quitte Pas! Mas, Piaf mostra que não devo me arrepender de nada, Je ne Regrette Rien.
Gostaria de deixar uma dica. Antes de conhecer Paris, ouça música francesa. Sua visita será muito melhor. Ou, no mínimo, mais memorável.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Adriana
Ja eu adoro Lolita – Alizee??? Amo essa musica.
Luciana
Muito bom encontrar pessoas que partilham comigo essa paixão por Paris, a primeira vez que estive lá, quando me vi em solo francês, no primeiro andar de um ônibus de turismo, que tocava música francesa, aquele momento me tocou profundamente, fiz aquele tour com lágrimas escorrendo, nunca vou esquecer a emoção que senti! Parecia que eu tinha voltando de algum lugar do passado… Muito estranho!
Francielle
Já preparei meu IPod com musicas francesas, para ter uma trilha sonora a cada passo que eu der na cidade Luz!! Não vejo a hora e tenho certeza de que será muito emocionante!!
elizabeth
Conheci Paris na idade certa, enchi meus olhos de beleza e o murmúrio de todas essas canções me acompanharam……..
Angélica Santos Torres
Que lindo post! Adorei!
Marilia França
Caro Roberto: Você conhece algum lugar em Paris onde a gente pode ouvir essas músicas antigas. Meu marido e eu vamos sempre que estamos aí na rue Mouffetard, aos domingos. Mas será que existe algum bar ou outro lugar onde possamos ir? Obrigada e um abraço.
Rodrigo Lavalle
Marília, infelizmente nunca conseguimos descobrir onde ouvir essas canções ao vivo em Paris.
Abraços.
Jeyvidson
Sem dúvida! Quando comecei a estudar francês aprendi a música “Sous le ciel de Paris”. Depois de 4 anos quando pisei pela primeira vez na cidade-luz, o acordeon que acompanhava Yves Montand na música não me saia da cabeça… C’est magnifique!
MônicaSA
Lindo!!!!! Viajei
Sonia Amorim
Oi Halfa amei seu texto, alias tudo sobre Paris me encanta. Acabei de ler o livro do Milton Blay e agora seu lindo texto lembrando as musicas que na minha infancia ouvia no radio e que tanto me emocionava e me fazia sonhar. Que delicia!
E ai, vamos pra la?
kariny
Realmente Paris é muito melhor depois das musicas, mesmo não entendendo a letra, a melodia se faz presente na memória. Impossível não recordar os caminhos por lá percorridos…