As canções marcam nossa trajetória individual e o momento histórico vivido.
Este é o tema de um livro que acaba de ser publicado na França: Ces chansons qui font l’histoire( As canções que fizeram a história) de Bertrand Dicale.
Estas canções ilustram um estado de espírito, um momento político preciso, uma mudança social. Se transformam em símbolo de repressões ou representam momentos de liberdade.
Algumas canções do século XX marcaram todos nós e não somente os franceses. Estiveram ligadas a momentos políticos ou sociais que tiveram ampla repercussão.
Hasta Siempre e a revolução cubana, No woman no cry e o movimento rastafari, Je t’aime moi non plus e a liberação sexual francesa.
Cálice, de Chico Buarque de Holanda, estaria presente em um livro intitulado “As canções que contam a história do Brasil”.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
LuciaC
Ómeudeus!
Esqueci o Moustaki com sua gueule de meteque de juif errant de pâtes grecs!
LuciaC
Beth,
e Joe Dassin, e Alain Barriere, e Christophe, Ricahrd Anthony….Sacha Distel!
Que turma!
Et si tu n’existais pas, dis moi pourquoi j’existerais?
ou
Alain Barriere
…ma vie j’en ai vu des amants…ma vie…
ou
Elle etait si jolie que je n’osais l’aimer…
Christophe
Et j’ai crié, crié Aline pour qu’elle revienne…et j’ai crié CRIÉ !
Moi je construis les marionettes, avec de la ficelle et du papier, elles sont jolies mignonnettes,,,
e…
la rencontrant chez des amis je lui dis mademoiselle
que faites vous donc dans la vie?
et bien repondit elle
je vend de pommes des poires et des scoubidou bidou ah!
Alain Barriere era tão bontio e dramático!
Sacha Distel um charme!
Quem canta seus males espanta!
Sou a própria trilha sonora!
Lembro de meus 45 rotações com um buracão no centro!
Gastavam de tanto girar!
XXX
conexaoparis
LuciaC, Beth
Estou como a Madá. Cantarolando com vocês.
Beth
Beatriz C
Como vc aguentou passar 30 e poucos anos sem voltar a Paris?
Na década de 60 eu ouvi muita bossa nova em Paris: Tom Jobim e João Gilberto… Italiano, “Come sinfonia”, Pino Donaggio. Sem falar na Silvie Vartan e o Johnny Jallyday. E lógico, Serge Gainsboug e Jane Birkin!
Abs.
Beatriz C
Aprimeira vez q fui à Europa tinha 15 anos (1962). Fizeram as contas?Na França em todos os bares onde entrávamos ouvíamos daquelas máquinas que tocavam músicas ao colocarem-se moedinhas:
Dans mon île do Henri Salvador
Muitas canções italianas: Domenico Modugno
Quando estive em Paris ano passado depois de trinta e tantos anos (morei lá de 1968 a 1975 sem nunca ter retornado!) fiz questão de trazer uma Patachou, um Léo Ferré, um Brassens e uns poemas gravados de Prévert (comprei na FNAC perto da gare St Lazare).
É isso…A música, a música dos poemas nos acompanham…
George Luis
Olá, querida! Só para ajudar: o nome correto da música é só “Cálice” e é dele e do Gilberto Gil.
Beijos!
Giovanna
Jane Birkin e Serge Gaisnbourg na foto do post. Bacana.
Madá
Ja que falamos de filmes, voces estão assistindo ao festival de filmes franceses Myfrenchfilmfestival ?
Beth
Claudia
Vc sabe que voltei ao La Coupole e esqueci de ir lá em baixo para ver se o dancing ainda estava funcionando?
Em viagem anterior o salão estava aberto num sábado à tarde, casais de meia idade dançando na maior animação…
Cláudia Oiticica
Esse livro parece bem interessante, Lina.
As músicas tem realmente esse poder de nos levar a uma determinada época. O filme O Baile que a Lucia tão bem lembrou é o melhor exemplo da força que uma música pode ter num contexto histórico. Acho que é um dos filmes mais criativos que já assisti. Aqui no Conexão já teve até uma menção a ele, quando a Beth, ou o Jorge falou que o Ettore Scola tinha se inspirado no salão do La Coupole.
Acho que Chico, Milton fizeram músicas bastante marcantes, mas a mais representativa para mim é a que Sueli falou, a Caminhando e Cantando (“Para não dizer que não falei de Flores). Virou hino!
ieda
oi, estarei indo para Paris na semana que vem e gostaria de sugerir um post sobre liquidaçoes.Pense com carinho.Eu agradeço.Um beijo, Ieda
conexaoparis
Ieda
Já anunciei que as liquidações começaram dia 12 de janeiro e duram 1 mês.
No twitter, hoje, dei duas dicas de liquidação de pontas de estoque.