Diego é um querido amigo parisiense. O nome, ele ganhou da mãe espanhola e a paixão pela música francesa foi construída ao longo da vida entre Paris e a Provence. Convidamos Diego para nos apresentar seus artistas favoritos. Hoje, publicamos o terceiro post. O texto foi escrito em francês. Abaixo, nossa tradução livre.
Por Diego Milatz
Após este triste período na França e para participar, do meu jeito, deste extraordinário movimento mundial pela paz e pelo amor, tive vontade de propor um pouco de leveza.
Trago a vocês a música francesa dos anos 1980 que tinham uma característica bem marcante: eram todas impregnadas de alegria de viver, de ingenuidade e de um ritmo contagiante.
A década de 1980 fez história também por um motivo bem singular: o surgimento de artistas de uma única canção. Ou seja, músicas que levavam os artistas à consagração imediata como mega star para, logo em seguida, retirá-los da cena musical francesa.
Milhares de jovens franceses dançaram e sonharam com estas canções. Eu faço parte deste grupo, e hoje, quase cinquentões, continuamos dançando desde que uma destas notas chegam aos nossos ouvidos. Hoje na França, é impensável uma festa sem as músicas dos anos 80. Quase 40 anos depois, elas reúnem todas as gerações de forma mágica.
É uma pena que todos estes cantores tenham conhecido somente uma glória efêmera, sobretudo porque eles eram – quase todos – muito talentosos.
Para dar a você uma idéia desta famosa música dos anos 80, eu escolhi quatro artistas que fizeram grande sucesso com suas canções. São, aliás, artistas que eu realmente amei e que na minha opinião representam toda a mágica, a energia, a poesia e a malícia musical francesa desta época.
- Agathe (Regrets):
Grande sucesso com a canção “J’veux pas rentrer chez moi seule”. Agathe e seu grupo Regrets invadiram os anos 80 com seus músicas ingênuas e festivas. Um fenômeno com uma voz infantil (escute também “Marie moi”).
- Sarah Mandiano:
Essencialmente conhecida pela canção “J’ai des doutes”, ela é hoje professora de canto e trabalhou para a comédia musical Drácula e compôs muitos jingles para a TV. Uma música com as cores da África e um texto particularmente burlesco.
- Images:
Esta canção, “Les démons de minuit”, escrita pelo cantor do grupo Images, é atemporal e não existe mais nenhuma festa sem esta música inebriante. Todos os franceses a conhecem de cor.
- Luna Parker:
Datando de 1986, a canção “Tes états d’âmes Eric…” foi uma grande faixa. Seu texto possui uma série de jogos de palavras particularmente inteligente.
Além destas, uu gostaria de apresentar igualmente Corynne Charby, com suas canções “pile ou face” e “boule de flipper”. Ou ainda Jackie Quartz ou… Enfim, os artistas que marcaram os anos 80 são tão numerosos que seria necessário um livro para apresentar todos.
Não tem idade para amar uma canção e não tem idade para criar lembranças. Depois de ouvir tudo, por favor, me diga: qual é a sua canção preferida?
Para finalizar: durante sete anos um espetáculo “ressuscitou” a maioria destes artistas dos anos 1980, que estavam esquecidos. O espetáculo Estrelas do anos 80 reunia todas as gerações de 7 a 77 anos, e enchia salas de 4.000 lugares. Um verdadeiro fenômeno, que acabou virando um filme – Stars 80 – sobre a história do próprio espetáculo. Os atores são os próprios cantores. E garanto que é realmente suculento ver estes artistas 30 anos mais tarde.
A década de 80 na França… foram anos leves e despreocupados, de uma excepcional qualidade musical.
Escute a playlist Conexão Paris – Deezer com músicas francesas dos anos 80:
Leia também os outros artigos escritos pelo Diego:
- Mylène Farmer, a cantora silenciosa
- Etienne Daho, Padrinho da French Pop
- Véronique Rivière
- Véronique Sandson, um dos principais nomes da música francesa
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Macson
Adoro tbm France Gall, Julie Pietri e a banda Indochine, que inclusive tiveram algumas, pouquíssimas, mas algumas músicas conhecidas aqui no Brasil tbm, uma delas foi “L’aventurier” (Indo) e “Ell’e Ella” (France)
Lilianne
Tem tambem o grupo Telephone com os sucessos Cendrillon e Un Autre Mounde.
Alcilene M. de Sousa
Aline, Christoph.
cristina leyraud
J’aime Les démons de minuit.
Madá
Bela homenagem para o momento atual.
João Carlos Lopes
Poderia ser feito um trabalho semelhante a esse, ótimo por sinal, referente aos anos 1970?
Essa foi uma época em que eu vivi na França e me apaixonei por uma bela loirinha: Véronique Sanson
Foi a época do Il était une fois, Carene Cheryl, Mike Brant (ou Brandt ou algo assim), Claude François, Maxime le Forestier, do jovem Julien Clerc, dentre outros.
Abraço.
Ricardo
Pelo que me lembro, ao menos aqui no Brasil, a que mais tocou foi ‘Voyage Voyage’ (Desireless).