O Canal Saint Martin está cada dia mais famoso. No intuito de informar nossos leitores corretamente, discutimos com frequência as características do bairro. A região do Canal Saint Martin possui forte personalidade. Não se trata de um bairro arrumadinho tipo cartão postal e sim uma área heterogênea que apresenta as características das regiões que passam por uma transformação acelerada.
Assim como o Marais nos anos 1980, hoje outros bairros de Paris mudam de aspecto e de população como o 9ème e o 10ème, este último o distrito onde se encontra o Canal. Resumindo, estes bairros estão substituindo população de renda baixa por população de renda elevada, população idosa por população mais jovem. A famosa gentrificação, conceito usado pelas ciências socias para explicar este fenômeno.
Alguns leitores adoram o Canal e seus arredores, outros nem tanto. Lado a lado encontramos jovens moradores herdeiros de tradicionais famílias francesas, imigrantes de primeira e segunda geração, ricos, pobres, novas lojas descoladas, antigas lojas simpáticas, novos bistrôs chics, bares empoeirados, pâtisseries de chefs midiáticos, velhas e tristes padarias, lojas de design famosas e antigos atacadistas de peles e tecidos. Gosto do 10ème bairro de Paris exatamente porque ele é real, misturado e jovem.
Os investidores já perceberam o potencial da área. Resultado, o Canal possui muitas lojas interessantes, pontas de estoque (leia aqui) e hotéis 3 estrelas supersimpáticos, superlindos, superdescolados (leia aqui).
Mas o que torna o 10ème tão simpático é sem dúvida alguma o canal e suas margens. Um dos lugares ideais para piquenicar. Sem esquecer que navegar pelo canal é um passeio inesquecível (leia aqui).
Outra grande característica do 10ème é a concentração de bons (e muitas vezes baratos) bistrôs. Pequenos bistrôs que foram citados pela crítica gastronômica e que hoje atraem os parisienses em busca dos segredos do bairro.
E um deles é o restaurante Matière à… do chef Anthony Courteille.
Este chef trabalhou no famoso restaurante do Palais Royal, o Grand Véfour (já citado aqui) e recentemente decidiu abrir seu próprio endereço. Trata-se de um pequeno restaurante com uma grande mesa comum onde todos dividem uma camaradagem alegre. A mesa comporta no máximo 14 pessoas.
O chef está por perto pois a cozinha é aberta e o observamos preparando nossos pratos. Suas receitas são criativas, sofisticadas e deliciosas.
Alguns exemplos: velouté de cogumelos ou velouté de castanhas portuguesas; coquilles saint jacques, galinha d’angola assada, filé de porco com mel e chorizo; mousse de chocolate, macaron com biscoito de coco e creme de chocolate branco. Quase todos os dias o cardápio muda de acordo com os produtos da estação.
E os preços são camaradas: menus no almoço a 16 euros, 19 euros ou 23 euros. No jantar, um menu um pouco mais caro: 42 euros com entrada+prato+sobremesa.
Matière à…: 15 rue Marie Louise, 75010 Paris. Fechado domingo. Telefone: 09 83 07 37 85.
Leia também sobre outros restaurantes do Canal Saint Martin e arredores:
- O delicioso bistrô Verre Volé
- Pequeno bistrô bom e barato chamado L’Oiseau sans Tête
- Onde degustar vinho bom e barato: La Patache
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
6 Comentários
Vitor Martins
Olá! É uma boa se hospedar na região em dezembro? Encontrei um studio com bom preço, mas estou com dúvidas se o agito permanece nessa região. Muitíssimo obrigado!
Rodrigo Lavalle
Vitor, não vai haver os agitos à beira do canal devido ao frio mas a região tem muitos bares e restaurantes.
Abraços.
Eliane
Almocei ontem no Hotel du Nord. O ambiente é muito bonito e o atendimento muito atencioso e simpático. A comida é correta e os preços bem razoáveis. O crème brulée au chocolat estava delicioso.
Mauricio Christovão
Só conhecemos a região navegando, mas da próxima vez quero passear pelas margens do Canal, atravessar suas pontes, curtir as redondezas, etc…
Carolina
Ola! Mes que vem chegarei em Paris no dia do meu aniversario e penso em jantar em algum restaurante na regiao do canal Saint Martin, ja que me hospedarei por ali. Pensei no Hotel du Nord, que me parece ter um ambiente legal, mas gostaria de saber a opiniao do Conexao Paris (e, por que nao, dos pitaqueiros), se essa eh uma boa opcao ou se voces teriam outra sugestao nas imediacoes que seria mais interessante para a ocasiao. Estarei com o meu marido, meus sogros e mais um casal de amigos. Fiquei bem interessada no restaurante deste post, mas acho que preferiria conhece-lo em outra ocasiao, jah que ele eh tao pequeno para quase monopolizarmos o local para comemorar meu aniversario, rsrsrs…
Rodrigo Lavalle
Carolina, nós gostamos do Hotel du Nord. Gostamos também do Hai Kai que fica bem próximo a ele: https://www.conexaoparis.com.br/2015/05/07/o-poetico-restaurante-hai-kai-no-canal-saint-martin/.
Abraços.