Créditos: Marie de Paris-Florian Perlot
Mostro para vocês os painéis da campanha parisiense contra os acidentes de trânsito. Ela é interessante porque nos revela os dados estatísticos.
Da esquerda para a direita, os dois primeiros painéis informam que 5 ciclistas e 29 pedestres morreram em Paris em 2008. O último painel diz que 12 pessoas morreram em acidentes provocados pelo álcool ou por drogas em Paris em 2008.
O governo francês deseja reduzir ainda mais o número de acidentes fatais, por isto esta campanha educativa. Fico admirada com todo este zelo diante de taxas, para mim, tão baixas. Quando digo taxas baixas, minha constatação não está baseada em nenhum cálculo matemático sério com dados comparativos de outras capitais. Trata-se somente de uma impressão. Nesta Paris, abarrotada de carros, ônibus, motos, bicicletas e pedestres, morreram apenas 5 ciclistas em 2008. Acho pouco, muito pouco.
Aqueles que tiverem dados relativos aos acidentes de trânsito em outras cidades poderão estabelecer uma comparação interessante.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
15 Comentários
Tatiana
Acredito que em um feriado no Brasil morra muito mais do que isso… Mas acho bacana investirem nessas campanhas, pena que aqui no Brasil ainda falte investimento nisso.
Patrícia Venturini
Tenho uma ótima impressão dos motoristas franceses, respeitam muito a faixa de pedestres e também os ciclistas. Legal a iniciativa do governo em minimizar ainda mais o número de mortes no trânsito.
Heloisa
Lina,
Corrigindo: sem a ocorrência de problemas.
Heloisa
Lina,
Pude perceber, por aí, que os motoristas são muito cuidadosos e que desenvolvem baixa velocidade. Acho que só nesse contexto é que se pode imaginar o enorme trânsito de bicicletas, em a ocorrência de problemas.
Beijo.
Juliana
Por menor que seja o número fatais de pessoas acidentadas, é de se aplaudir a atitude do governo francês, que não trabalha somente a conscientização no trânsito na ponta, e sim desde o início da formação do condutor – no colégio mesmo.
No Brasil, infelizmente, usamos somente a publicidade como veículo de conscientização. O que e pouco. Muito pouco.
Obrigada, Lina, por sempre nos trazer informação para conhecermos esta diferente cultura.
Rosângela
Concordo com Fernando, também senti um certo desconforto quando li o post hoje cedo. Não existe “apenas uma morte”! É claro que números maiores comovem mais pessoas, a mídia fica mais “envolvida”. Vou torcer para que os prefeitos brasileiros leiam as noticias sobre a campanha e copiem a iniciativa do governo francês.
Fernando
Não gosto dessa ideia de usar o número de mortes como parâmetro para saber quando o governo deve agir. Embora saiba que não seja essa sua intenção, este post traz implícita a idéia de que “bom, são só cinco mortes, o governo não precisava se preocupar com isso”. Não. Se há como evitar essas mortes, então o governo deve interceder. Se há como aumentar a segurança no trânsito, mesmo que este já seja razoavelmente seguro, então o governo tem obrigação de fazê-lo.
Eu acho o transito de paris uma loucura. Ninguém respeita ninguem e as pessoas se colocam em risco e colocam os outros em risco o tempo inteiro. O governo daqui tem sim muito a fazer em matéria de educação. Claro que não dá pra comparar com o Brasil, eles estão anos-luz na nossa frente… Mas o Brasil não é parâmetro pra nada. A vida no brasil é um bem que não tem valor.
Leandro Ramos
SÃO PAULO – Balanço anual divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta que 1.463 pessoas morreram em 2008 no trânsito paulistano, número 6% abaixo do registrado no ano anterior, quando o número de vítimas fatais chegou a 1.566. A maior parte das vítimas foi pedestres (670), motociclistas (478) e motoristas de automóveis (246). No total, ocorreram 27.739 acidentes em São Paulo – 5% deles fatais. Os atropelamentos foram o tipo de ocorrência mais comum (27,4% do total). Foram registrados 7.602 e 658 resultaram em mortes.
É claro que São Paulo possui mais de 10 vezes a população de Paris (São Paulo 19 milhões de habitantes -2000- Paris 1,19 milhões de habitantes -1999-) Porém chama mesmo a atenção a grande diferença dos nossos números em relação aos Franceses.
Rita
E olha que o trânsito em Paris não é moleza, não! Mas acho que existe uma consciência maior do crime que é dirigir de qualquer jeito do que aqui no Brasil.
Roberto Fraga
Brasil: cerca de 35……….mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito.
Rio de Janeiro: 2500 no ano passado.
Os números de Paris são realmente muito baixos comparado com o Rio.