Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris
O cambembert é o queijo simbolo da Normandia, a famosa região francesa.
O verdadeiro camembert normand tem que ser fabricado com leite cru. Aqueles que utilizam leite pasteurizado não podem colocar nas suas etiquetas esta qualificação.
Como é feito um camembert de primeira grandeza?
A primeira etapa é a adição de bactérias ao leite aquecido e a seguinte a incorporação do coalho que provocará a coagulação do leite.
Em seguida o queijo é cortado e trasferido para os tracionais moldes cilíndricos. Durante 48 horas os moldes serão girados à cada seis horas para que o soro escoe de maneira uniforme.
No final, o queijo está duro e quebradiço.
A última etapa consiste na pulverização da superfície do queijo com mistura aquosa para que se inicie a affinage, ou seja, a produção do mofo. A affinage dura no mínimo três semanas para que o camembert adquira sua casca comestível branca e sua textura cremosa.
Uma vez maduro, ele é embrulhado e colocado em caixas de madeira.
O Camembert, como é apresentado hoje, surgiu em 1890 quando um engenheiro chamado Ridel inventou a caixinha de madeira. Esta famosa caixinha revolucionou o comércio deste queijo. Ela foi pensada para transportes de longa distância, em particular para a América onde ele se tornou um queijo muito conhecido.
O camembert foi enviado também às tropas francesas durante a Primeira Guerra Mundial, tornando-se assim um dos grandes símbolos da cultura popular francesa.
Deixo aqui uma receita simples e infalível para você fazer em casa entre amigos. Mas atenção, invista em um bom camembert.
Camembert assado com tomilho e mel
Ingredientes:
- 1 camembert inteiro (com sua caixinha)
- 3-4 ramos de tomilho
- mel
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200C.
Retire a embalagem plástica do camembert e coloque-o de volta na caixa de madeira.
Com uma faca, faça pequenos furos no queijo. Encaixe os ramos de tomilho neste furos.
Regue com mel. Leve para assar por cerca de 10 minutos
Retire do forno e sirva com uma boa baguette.
Crédito fotos: thegoodfood.com
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Maysa Vieira
Karen mandei um email hoje. Confirmação do roteiro Gastronômico em novembro. Vc pode verificar se está correto ,efetuei o pagamento através do pagseguro. Abraços. Maysa Vieira.
Rodrigo Lavalle
Maysa, vou pedir a Karen que confirme.
Abraços.
roxane
Quanto à baguette, aqui no Rio de Janeiro há vários lugares que fazem à semelhança. Um deles é a padaria do Supermercado Zona Sul – embora nem sempre.
Valdene Duarte Fonseca
não deixe de provar esta receita!
Valdene Duarte Fonseca
Para verbenacarvalhofaceboock
Valdene Duarte Fonseca
Verbena, esta receita foi feita pela minha professora de Francês. É nota 10!
Um abraço da mana ,
Valdene
Tatiana Ximenes
Saí do trabalho com essa receita na cabeça e fui correndo fazer! MARAVILHOSO!!!!
Pena que não dá pra fazer todo dia….
Bjos a todos do CP
Ana Maria Tavares Goulart
adorei a receita. Realmente o dificil e encontrar um bom camembert por aqui. Pode indicar onde comprar? GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS SOBRE A GASTRONOMIA FRANCESA.
Rodrigo Lavalle
Ana Maria, pesquise o assunto dentro do blog. Além dos excelentes artigos escritos pela Karen, há inúmeros outros.
Abraços.
Maurício Christovão
Isso deveria ser proibido…
Madá
Tânia, concordo com vc e a baguete também é difícil de se encontrar. Quem sabe num ap em Paris?
Tânia Ziert Baião
O difícil é conseguir um bom camembert por aqui para testar a receita!!!! Anotado!