Fui conferir o Germain, o novo bistrot de Thierry Coste. Antes, este endereço era ocupado por um antigo bistrot, daqueles que classificamos como “típico de Saint Germain de Prés”. Hoje, encontrei um espaço contemporâneo, decorado com uma escultura de Xavier Veilhan, o mesmo artista que está exposto no castelo e nos jardins de Versailles.
Poltronas de cores fortes, mesas de mármore branco e piso de cerâmica tipo “tabuleiro de xadrez” no chão. Estava com uma amiga francesa e bem parisiense. Ficamos um tempo tentando “sentir” o lugar. Antes mesmo que os pratos pedidos chegassem, já tínhamos decretado que não voltaríamos. A presença desta escultura, que se introduz no andar superior, chama a atenção. Ao entrarmos, damos de cara com a peça e isto é divertido. Mas o ambiente não é acolhedor, a iluminação é forte demais, a poltronas não são confortáveis e a cor cinza das paredes é triste. Outro detalhe que nos incomodou foi o fato do restaurante estar vazio. Às 13.00h, todos os outros restaurantes da rua estavam entupidos.
Eu pedi um prato que se chama Saint Germain Burger, acompanhado com uma salada. O pão não estava fresco e o steak de carne moída seco. Preço 19 euros.
Saímos do restaurante nostálgicas dos verdadeiros bistrots de Saint Germain e decidimos que, no nosso próximo encontro, almoçaríamos no Bar du Marché, logo na esquina do Germain.
Enquanto escrevia este artigo me lembrei que a leitora Mariana Cahú Coutinho tinha me dito que os seus endereços preferidos, na rue de Buci, são o Café Jade e a sorveteria Amorino. Como esta rua faz parte do rol de endereços que são sagrados, sendo passagem obrigatória de todo turista, imagino que cada um tenha o seu café predileto.
Germain: 25 rue de Buci, 75006 Paris – Tel. 01 43 26 02 93
Café Jade: 10 rue de Buci, 75006 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
63 Comentários
SILVANA MARIA GUIMARAES CORREA
Lina, sempre acompanho o seu blog e adoro suas dicas. Já estive 4 vezes em paris, porém, sempre em julho. Agora iremos (eu, meu marido, meus filhos de 17 e 14 anos) em dezembro pela primeira vez.. Passaremos o ano novo, me ajude. O que é melhor Champs Elysee ou Tour Eiffel, ? Como estaremos em Saint Michel (hotel de suez), tem alguma coisa interesssante ali, nas proximidade de Notre Dame ? Não queremos ficar até tarde na rua. é complicado o metrô de Paris no dias de festas e dia primeiro pela manhã iremos para Zurich.
Aguardo uma Resposta, silvana
Beth
Gisele
A dica foi da Claudia Oiticica que é expert em restô bom e elegante! O problema foi identificar o local, o que só foi possível graças à uma grande conferência dos conhecedores dos becos de St. Germain, risos.
Eu já estou ficando preocupada com a minha temporada parisiense. Vai faltar dia para fazer tudo, como sempre…
Bjs.
Gisele Prazeres
Beth,
Foi isso mesmo, a história do Georges… vc se lembrou direitinho!!
Vcs estavam falando sobre restaurantes escondidinhos, que só descobrem aqueles bem informados e eu me lembrei imediatamente do Chez Nous Chez Vous da Celinha/Gustavo, quem pode imaginar olhando da rua deles, num bairro tranquilo e nada turístico que se coma aquela comida que eles fazem!! Só indo para atestar o que estou falando…
De qquer forma o La Societé já entrou para minha lista tb! Obrigada pela dica!!
Claudia W.
Eu também sou Beth
(rata de livraria e de filmes, adoro!)
O pior é que tenho livros acumulando aqui que ainda não li, e chega numa idade que você pensa: – Será que ainda lerei?????
Quanto ao passado de marido, é melhor esquecer e curtir o presente.
Aliás, eu nunca pensei que iria tanto a Paris/França, mas além da minha viagem de Natal no próximo mês, há tanta coisa boa aqui no blog que eu já disse para o meu marido que para 2010 eu já estou planejando outra viagem para lá.
Beth
Claudia O.
O Eymard tem algo em comum com meu marido: É “viciado” na rue Saint-Benoit! Meu marido morou lá quando estudante e adora andar por lá lembrando do passado, risos. Eu, como considero passado de marido algo meio perigoso, vou logo cortando do NOSSO presente…
Mas vou no Société com certeza! Afinal, não sobrou nada do Bilboquet, risos. Conto depois!
Bjs.
Beth
Claudia W.
E quem resiste a comprar UM livro que seja? É vicio antigo, risos.
Aqui no Rio eu faço minhas comprinhas na Argumento. E ainda tem um macete: se o exemplar estiver com a capa meio soltinha tem um bom desconto! Eu sou “viciada” em Livraria!
Abs.
Claudia W.
Claudia Amado e Beth
Vale mais “espiar” os livros na Taschen e depois comprar aqui no Brasil via Amazon (EUA).
Você não carrega peso, eles chegam perfeitos e o preço é inferior ao da loja.
Quanto às dicas do Societe e outros (já estou anotando aqui).
Lucia
Do imperio dos Costes o Germain pertence a Thierry Costes que e’ marido de Constança, filha de Lilibeth M de Carvalho!
Enfim… sou da torcida do Amerino, delicia! Dos french hot dogs das carocinhas, da Taschen e da entradinha escondida do Champion que corta caminho, na rue Bucci. Na rue de Seine pertinho tem o Da Rosa que e’ maravilha! Foi mnha prima que me apresentou.
Sueli OVB
CLAUDIA OITICICA
O Clube Chocolate, na Oscar Freire, em São Paulo é um exemplo disso. Hoje o restaurante já não existe, mas só descobri por pura curiosidade, pois de fora não se fazia idéia de como era dentro. Acho que já perdeu muito do charme, mas, há alguns anos atrás, fiquei muito feliz em descubrir a multi loja. Passava várias vezes pela porta, mas não imaginava o que tinha dentro.
Cláudia Oiticica
Ah, agora está explicado,Eymard. Do seu camarote vip (risos) você via tudinho, mas para os mortais desavisados que passam pela porta, não dá nem para imaginar que ali dentro tem um bom restaurante. Esses locais escondidinhos em pontos super movimentados é uma tendência. Só vai quem sabe mesmo.