Fui conferir o Germain, o novo bistrot de Thierry Coste. Antes, este endereço era ocupado por um antigo bistrot, daqueles que classificamos como “típico de Saint Germain de Prés”. Hoje, encontrei um espaço contemporâneo, decorado com uma escultura de Xavier Veilhan, o mesmo artista que está exposto no castelo e nos jardins de Versailles.
Poltronas de cores fortes, mesas de mármore branco e piso de cerâmica tipo “tabuleiro de xadrez” no chão. Estava com uma amiga francesa e bem parisiense. Ficamos um tempo tentando “sentir” o lugar. Antes mesmo que os pratos pedidos chegassem, já tínhamos decretado que não voltaríamos. A presença desta escultura, que se introduz no andar superior, chama a atenção. Ao entrarmos, damos de cara com a peça e isto é divertido. Mas o ambiente não é acolhedor, a iluminação é forte demais, a poltronas não são confortáveis e a cor cinza das paredes é triste. Outro detalhe que nos incomodou foi o fato do restaurante estar vazio. Às 13.00h, todos os outros restaurantes da rua estavam entupidos.
Eu pedi um prato que se chama Saint Germain Burger, acompanhado com uma salada. O pão não estava fresco e o steak de carne moída seco. Preço 19 euros.
Saímos do restaurante nostálgicas dos verdadeiros bistrots de Saint Germain e decidimos que, no nosso próximo encontro, almoçaríamos no Bar du Marché, logo na esquina do Germain.
Enquanto escrevia este artigo me lembrei que a leitora Mariana Cahú Coutinho tinha me dito que os seus endereços preferidos, na rue de Buci, são o Café Jade e a sorveteria Amorino. Como esta rua faz parte do rol de endereços que são sagrados, sendo passagem obrigatória de todo turista, imagino que cada um tenha o seu café predileto.
Germain: 25 rue de Buci, 75006 Paris – Tel. 01 43 26 02 93
Café Jade: 10 rue de Buci, 75006 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
63 Comentários
EYMARD
Claudia: de camarote. Da janela do meu quarto (que era no quarto andar). Realmente, da rua, nao se ve nada pois as janelas sao altissimas. Naquele tipo de palacio antigo. Da rua, nada se ve! Nos tempos em que publico era definitivamente separado do privado (vc observa como a arquitetura “moderna” subverteu essa ideia! -risos). O hotel tem entrada pela Saint Benoit. Mas alguns aptos ficam na lateral. Exatamente sobre o petit zinc. O nosso apto tinha uma visa muito especial. Era o ultimo andar e com vista de toda a praca saint germain.
Beth
Claudia
Eu acho que o Hotel do Eymard fica na Rue Saint-Benoit, perto da entrada do ex-Bilboquet.
Bjs.
Cláudia Oiticica
Mariana Cahú!!!!!!!! Eu conheço!!! Só agora me dei conta!!! Beijos para você.
Cláudia Oiticica
Eymard, uma dúvida. Você disse que via as mesas postas do Hotel ou da praça? Porque da praça, por onde passei, não dava para ver nada não. Fiquei curiosa.
Beth
Eymard
Tem tudo a ver, arquitetura com Rodin…
Aliás, o Museu dele é o meu prediteto em Paris. Não sei do que gosto mais, se das esculturas ou do Museu em si, com seus jardins.
Eu acompanhei a instalação das peças de Rodin no Museu de Salvador. Pelo que entendi são obras menores, mas da maior importância cultural.
Abs..
EYMARD
…vc pode estar se perguntando: mas o que tem a ver arquitetura com Rodin? E que alem das esculturas, eu achei bonito o predio que acomoda o museu….
EYMARD
Beth: por falar em arquitetura e Paris, li hoje e fui pesquisar melhor, sobre o museu Rodin de Salvador, na Bahia. Me pareceu um projeto muito interessante e agora, finalmente, as obras chegaram. Se tiver algum blogueiro soteropolitano poderia nos dar mais informacoes praticas.
Beth
Claudia!
Agora sim abriu.
O local é um luxo só! E de um bom-gosto único. Fiquei simplemente encantada… Pelo que dá para perceber, ele ocupou todo o espaço do antigo Bilboquet, da Saint-Benoit até a Place Saint Germain, com vista lateral para o Petit Zinc.
Não dá para entender o deslize do Cafe Germain….
Genrinho é muito preparado e benquisto no meio. O contato foi feito através da sua orientadora da tese de doutorado, também italiana.
Bjs.
Cláudia Oiticica
Beth, o site realmente não abre. Dá uma olhadinha nesse. Seu genrinho está com tudo. Muitos arquitetos sonham com uma oportunidade dessa.
http://paris-est-une-fete.over-blog.com/article-34500542.html
Beth
Eymard
Genrinho é 100% italiano, mas nascido no Brasil. Filha estudou na Itália, daí falar italiano. Genrinho está interssadíssimo na Paris moderna, urbanização, etc. Eu tenho mais é que me render, risos.
Abs.