Fui conferir o Germain, o novo bistrot de Thierry Coste. Antes, este endereço era ocupado por um antigo bistrot, daqueles que classificamos como “típico de Saint Germain de Prés”. Hoje, encontrei um espaço contemporâneo, decorado com uma escultura de Xavier Veilhan, o mesmo artista que está exposto no castelo e nos jardins de Versailles.
Poltronas de cores fortes, mesas de mármore branco e piso de cerâmica tipo “tabuleiro de xadrez” no chão. Estava com uma amiga francesa e bem parisiense. Ficamos um tempo tentando “sentir” o lugar. Antes mesmo que os pratos pedidos chegassem, já tínhamos decretado que não voltaríamos. A presença desta escultura, que se introduz no andar superior, chama a atenção. Ao entrarmos, damos de cara com a peça e isto é divertido. Mas o ambiente não é acolhedor, a iluminação é forte demais, a poltronas não são confortáveis e a cor cinza das paredes é triste. Outro detalhe que nos incomodou foi o fato do restaurante estar vazio. Às 13.00h, todos os outros restaurantes da rua estavam entupidos.
Eu pedi um prato que se chama Saint Germain Burger, acompanhado com uma salada. O pão não estava fresco e o steak de carne moída seco. Preço 19 euros.
Saímos do restaurante nostálgicas dos verdadeiros bistrots de Saint Germain e decidimos que, no nosso próximo encontro, almoçaríamos no Bar du Marché, logo na esquina do Germain.
Enquanto escrevia este artigo me lembrei que a leitora Mariana Cahú Coutinho tinha me dito que os seus endereços preferidos, na rue de Buci, são o Café Jade e a sorveteria Amorino. Como esta rua faz parte do rol de endereços que são sagrados, sendo passagem obrigatória de todo turista, imagino que cada um tenha o seu café predileto.
Germain: 25 rue de Buci, 75006 Paris – Tel. 01 43 26 02 93
Café Jade: 10 rue de Buci, 75006 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
63 Comentários
Lidiane Vasconcelos
Oi, Maria! 🙂
Cheguei até aqui por indicação de uma leitora minha, já que no meu blog eu indiquei um outro onde a blogueira expõe um monte de fofurices cuja áurea francesa é o que predomina. Ela é frequentadora do seu blog e por ver minha emplogação pelo blog que indiquei, me indicou o seu. 🙂
Achei tudo muito interessante por aqui. Moro no Brasil, e não conheço Paris, mas tenho vontade. Acho que é uma cidade famosa pelo charme e, um dia, gostaria de ver isso de perto.
Seu blog é uma excelente alternativa para a gente começar essa vigem. Parabéns! 🙂
Beth
Lina
Ainda bem que vc não gostou do Café Germain…
Eu já estava complexada por não gostar da decoração moderna de certos locais em Paris, risos. E olha que eu gosto de Arte Comtemporânea…
Um local que me agrada muito em Paris pela decoração é o Restaurant Lucas Carton-ASenderens. Uma perfeita integração do novo com o antigo… Isso sem falar na cozinha magistral.
Um grande abraço
Gisele Prazeres
Lina,
Vc como sempre atenta, muito observadora e sincera, isso entre outras coisas, é o que dá credibilidade ao seu blog! Conte-nos sempre o que é imperdível e o que é dispensável…
Bjs!
jorge fortunato
Informações sobre “roubadas” são muito bem-vindas! Restaurante vazio não é bom sinal, ou é caro demais ou é péssimo. A Rue de Buci é um achado: restaurantes, lojas…gosto muito dali. como fico hospedado no Hotel de Suez estou ao lado. Aliás essa região é ótima, com cinemas e aquelas sessões às 10h, 11h da manhã a 5 euros. em abril assisti Soeur Sourire (aquela do Dominique, nique, nique…{isso dá um trocadilho…rs}), com a Cecile de France. quanto ao sorvete Amorino só tenho a dizer: é muito melhor do que o Berthillon. Por isso tem sempre fila, a qualquer hora do dia/noite.
Em tempo: hoje meia-noite reprise de Clara Sheller.
A nova temporada estreou ontem, mas mudaram os atores, aí não quis ver.
iara
Lina e todos os pitaqueiros,
me desculpo pelo mau jeito acima, parecendo, talvez, que eu quisesse ser reducionista em relação ao Conexão.
Acima de evitar roubadas ( o que é muito bom), ele é obra de uma artista e filósofa, que nos brinda com sua sensibilidade – a toda hora e à toda prova.
bj,
iara
Achei ótimo postar uma coisa que não deu certo!
Se não fosse assim, é possível pensar que “por aí” tudo sempre dá certo.
Reafirma o propósito do blog, traduzido em português de boteco:
“Evite as roubadas – elas existem em todos os continentes!”
abç,
Regina Rozenbaum
“Madrinhoca” Lina
Como retomei minha luta contra a “conserva” corporal rsrrs fico babaaando que essas delícias todas, Só poderia ficar com a “saladinha”. Paty Amada me mandou lá da Praia do Forte uma receita prá perder uns quilinhos que vc nem imagina!!!! Só sua afilhada mesmo rsrsrs
Beijuuss n.c.
Rê
http://www.toforatodentro.blogspot.com
Dagmar
Respondendo para a familia do Conexão:
Eymard – o blog é uma terapia sim e ficar sem ela me faz mal.
Sueli OVB – Só faço a leitura do blog com os olhos da alma pois só eles são capazes de identificar as pessoas do bem. Quanto aos erros, garanto que sempre podemos culpar o teclado ( hahahah).
Suely – Vc pode imaginar o quanto sofro quando passo mais de um dia ( desta vez foram 4) sem me “nutrir” com o blog. Dói o corpo todo !!!! ( haha)
Édia Lúcia, Beth – obrigada pela acolhida.
Helena Bauerlein – Sou professora e coordenadora do curso de Pedgogia do Uniflu/ FAFIC em Campos dos Goytacazes – RJ. Vou adorar receber sua ajuda no blog experimental das minha alunas.
Lina – não se preocupe com a questão do suco e da coca cola … sou atenta e além disso é mais fácil para mim pq estou vendo com o olhar de quem está de fora. Amo tudo que vc nos passa…
Queridos… demorei para responder mas fiquei muito feliz com a acolhida de todos. Sair do anonimato para fazer mais conexões através do Conexão Paris foi muito gratificante . Bjssss
suely
Oi Lina
Antes de ler seu comentário e vendo as fotos não gostei do ambiente ,achei um pouco “moderno” demais pro local,não sei se pelas cores como voce falou depois,sei que Paris também seu lado moderno,mas eu sou mais saudosista.
Cristiane Saade,boa viagem!Até a volta e aproveite bem.
Bjsss
Sueli OVB
CRISTIANE SAADE
Que friozinho na barriga! Boa viagem, curtam muito e nos dê sempre notícias. Aguardaremos registros da sua viagem.
Beijos