Se o cadeado for símbolo do amor, estamos falando do amor feito prisioneiro, fechado a quatro chaves que repousam no fundo do rio.
No caso dos cadeados presos nas pontes, com toda a certeza, este objeto é também símbolo do desamor pelos monumentos de Paris.
Ele está associado ao desrespeito pelo patrimônio histórico de um país que preserva, com muito cuidado, todos os seus lugares de memória.
Os cadeados pendurados na escultura que foi eleita pelo povo como uma homenagem à Lady Di, estão, mais do que nunca, associados ao desamor e à tragédia.
A Chama da Liberdade, que deveria simbolizar a amizade franco americana, pela sua posição geográfica se transformou em Chama da Lady Di, uma mulher que foi extremamente infeliz no amor.
Pendurar os supostos símbolos do amor aqui é de uma incongruência chocante.
Caros, se o amor precisasse de algo, este algo seria a liberdade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
47 Comentários
Kátia
Por causa desses entulhos, perde-se a originalidade da arquitetura da ponte das artes e de outros monumentos da cidade e, agora, para piorar, a prefeitura troca as grades originais por painéis de vidro, uma alteração que deixará a Pont des Arts sem sua beleza original, com as grades simples e leves, adquirindo novo visual mordenoso e sem graça por causa da estupidez da superstição dos desrespeitosos e bregas cadeados “do amor”.
Sandra
Nunca pensei em cadeado como símbolo de amor. Que tipo de amor é esse, aprisionado e ainda por cima trancado e que se joga a chave fora? Amor é liberdade, sem amarras. Além do mais, os cadeados enfeiam as pontes, tampam a visão, e o que é mais sério, poluem o fundo do rio e danificam as grades pois elas não foram calculadas para receber todo este sobrepeso.
Sílvia
Desde quando cadeados celebram o amor? O amor verdadeiro não tem amarras e voa livre, se for meu volta sempre para junto de mim.
José Maia
Vi reportagem hoje dizendo que a Prefeitura de Paris já trocou as grades por painéis de vidro na Pont des Arts e a próxima será a Pont de l’Archevêché, acabou a festa dos cadeados….
jeison
Muito bom o texto, parabéns!
Mônica
Independente de simbolismos, manifestações culturais, etc, se está causando problemas para o patrimônio, a prática deve parar. Simples assim. Estou indo segunda-feira para Paris e o cadeado é só para as malas. rs
Tânia Ziert Baião
Texto perfeito! Totalmente de acordo. Nos últimos anos eu desviava da Pont des Arts para não ver os feios cadeados estragando sua bela vista e sua bela história!
Luciana Heck
Poluição visual, desrespeito por Paris…pobreza de espírito ❤️
Denise
Quando passei pela Pont des Arts lembrei daquela música dos Paralamas “Cuide bem do seu amor”… é paradoxal querer cuidar bem do seu amor com um cadeado como símbolo.
soraia costa
Bonsoir,…concordo em número, gênero e gráu com o artigo sobre os cadeados e patrimônios públicos de Paris ou qualquer outro lugar!!!!!!au revoir,…