Se o cadeado for símbolo do amor, estamos falando do amor feito prisioneiro, fechado a quatro chaves que repousam no fundo do rio.
No caso dos cadeados presos nas pontes, com toda a certeza, este objeto é também símbolo do desamor pelos monumentos de Paris.
Ele está associado ao desrespeito pelo patrimônio histórico de um país que preserva, com muito cuidado, todos os seus lugares de memória.
Os cadeados pendurados na escultura que foi eleita pelo povo como uma homenagem à Lady Di, estão, mais do que nunca, associados ao desamor e à tragédia.
A Chama da Liberdade, que deveria simbolizar a amizade franco americana, pela sua posição geográfica se transformou em Chama da Lady Di, uma mulher que foi extremamente infeliz no amor.
Pendurar os supostos símbolos do amor aqui é de uma incongruência chocante.
Caros, se o amor precisasse de algo, este algo seria a liberdade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Ariane
Concordo cm o que disse, o amor tem que ser livre e espontâneo, e nunca uma prisão. Esse símbolo em forma de cadeado, que os casais insistem em pendurar nos monumentos parisienses nada mais é que isso, uma amarra.
Maria Figueiredo
Imaginem o fundo do rio como se encontra, após décadas de chaves jogadas por lá…
Marcio Gurgel
Parabéns pelo texto. Sabias palavras. O amor e livre.
Hugo Moreira
Os cadeados na Pont des Arts é o que a tornam um ponto turístico. Sem eles, ninguém iria lá!
Quanto aos cadeados na escultura, até agora só a tornam mais bonitas!
Vamos fazer uma corrente de conscientizacao para que isso aconteca mais.
Renata
Com cadeados ou sem cadeados, Paris será sempre uma das cidades mais lindas do mundo!
sandra
Eu acho que o amor é incondicional…só pode perdurar com liberdade, confiança, e cumplicidade..Cadeado jamais.
Marcia levorin
Sempre achei ridiculo isso de cadeado numa das pontes da cidade mais linda do mundo,parabens por voces colocarem esse desamor no blog.
Vamos fazer uma corrente de conscientizacao para que isso nao aconteca mais.
Walkiria Matos
Paris não precisa de cadeados para chamar atenção sobre seu lindo patrimônio cultural, artístico e histórico. Acho um horror essa idéia boba que cadeado representa amor, que amor é esse que precisa de amarração?
Lucimara
O texto faz todo sentido, mas infelizmente a simbologia de colocar cadeado na ponte esta incutida nas pessoas como sendo algo positivo, relacionado com o dedejo de longevidade do amor entre duas pessoas. Estive duas vezes em Paris, visitei a ponte dos cadeados e tirei fotos, confesso que até achei bonito, mas me sinto aliviada por não ter posto cadeado e contribuído para a degradação dos patrimonios de Paris. Seria importante trabalhar junto às agências de turismo para que orientem os turistas quanto aos aspectos negativos dos cadeados. E viva Paris, que pra mim é a cidade mais encatadora do mundo. Ps: Amo esse site!
Luís Eduardo Araújo
Com todo o respeito, discordo frontalmente de todo o texto. Vale ressaltar que a própria cidade de Paris sempre se beneficiou, turística e financeiramente, dos cadeados colocados na Ponte das Artes. Muita gente foi à Cidade da Luz com o objetivo de ir àquele ponto turístico. Se, depois, descobriu-se que a ponte não aguenta o peso dos cadeados, trata-de de um outro problema, que nenhuma relação guarda com os casais que, simbolicamente, celebraram o seu amor. No cenário atual, é óbvio que a colocação dos cadeados deve ser proibida, mas antes se estava diante de uma prática cultural e até incentivada pelo governo francês.