Eu estava almoçando perto da Opera Garnier. Escolho sempre uma mesa perto da janela. Até hoje gosto de observar as cenas da vida parisiense.
Eles vinham caminhando, de repente, ele parou. Ela insistiu mas ele virou o rosto como se não fosse com ele o problema. Quando ela se aproximou ele a olhou com olhinhos de cachorro e ela o pegou no colo.
Ela viu que eu tirava fotos e achou graça.
A minha maior surpresa foi constatar que os brasileiros e os franceses possuem, hoje, a mesma relação com os cachorros.
Quando sai do Brasil em 1983, cachorro era cão de guarda e pronto. Não se via, nas ruas e jardins das cidades brasileiras, cidadãos passeando com seus cachorros. Produtos para animais de estimação nos supermercados e os pets isso e aquilo eram inexistentes.
Hoje o número de prateleiras com roupas, sapatos, coleiras, brinquedos, casas, alimentos, vitaminas e jóias para cachorros nos supermercados brasileiros deixam qualquer cidadão francês surpreso. Ando apostando que tem mais clínica veterinária do que de cirurgia plástica . E os pet shops e pet centers nem se fala.
Implicava tanto com os franceses e seus cachorros! E as francesas e seus cachorrinhos dentro das bolsas! Agora estamos como eles. O jeito é achar graça e prestar atenção onde coloco os pés enquanto faço meu jogging pela manhã. Tanto em Paris quanto em Belo Horizonte.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Claudio
Olá Lina, gostaria de saber se nos trens para Bruges, via Bruxelas, e nos de Strasbourg, é permitido cães de pequeno porte, estou me referindo a um Maltês de 4.5 Kg,
Caso seja permitido, será que ele pode viajar no vagão comigo? Será que tem que ser na caixa de transporte ou poderia ser numa bolsa mais leve de ombro (dessas que o pet vai com a cabeça pra fora)?
Obrigado
Claudio
conexaoparis
Claudio
Se for pequeno pode viajar dentro da bolsa no seu colo.
maria da c p martins
OI!
Moro no Rio de Janeiro, mais precisamente no Recreio dos bandeirantes.
Aqui tem uma população enorme de cães.
Não estou em Paris, mas tenho um shopping perto da minha casa que aceita a entrada de cães.
Nunca levei o meu Lhasa Apso, apesar de ele só fazer as nessessidades dentro do saquinho plástico que eu abro e encaixo debaixo do seu bumbum.
Até eu acho engraçado, imaginem as pessoas que vêem a cena.
Já vi no jornal uma foto de um cocô de cachorro com a frase: madame leva seu cachorrinho e acha que ele pode sujar o shopping onde oessoas caminham com crianças.
As pessoas aqui no Brasil ainda não aprenderam a conviver nem com o próximo, quanto mais com os animais.
Se todos tivessem um animalzinho para acariciar, o mundo seria bem diferente, pois todas as pessoas que eu conheço e têm um animalzinho em casa são mais humanizadas.
conexaoparis
Larissa
Você terá que verificar na entrada de cada lugar se cachorros são permitidos ou não.
Isto varia muito. Uns aceitam outros não.
LARISSA
OI TUDO BEM? NÃO SEI SE VOCÊ PODERÁ ME AJUDAR, GOSTARIA DE SABER SE EM PARIS PODEMOS FREQUENTAR TODOS OS LUGARES COM CACHORROS? QUAIS LOCAIS PROIBIDOS PARA ENTRAR COM CÃES PEQUENOS? OBRIGADA
catharina
Muito lindo, poético, humano e etc. Mas já pensou se a moda pega? todos os clientes de um restaurante resolverem levar seu cãozinho para acompanhá-los no almoço? E se os admiradores de outros animais pedirem os mesmos direitos? Aí serão os gatos, os macacos, papagaios (e até cobras), etc, seriam pelos e penas por todo lado, além de pouco higiênico, insalubre. Engraçado que às vezes não aceitam adultos de bermuda e tênis, mas aceitam cachorro. Nada contra os bichinhos, muuuuiiiiiito pelo contrário. Tenho um chowchow que amo de paixão, mas respeito os que não gostam. Ele está sempre comigo em casa, nas caminhadas ao ar livre, nos passeios em residencia de amigos que moram em casa, mas nunca frequentou um restaurante, nem outro lugar público fechado.
zaida brigido
LINA,
EU ACHO O MAXIMO OS CÃES ENTRAREM E SAIREM DOS ESTABELECIMENTOS SEM O MENOR PROBLEMA EM PARIS!!! ESTAVA EU ALMOÇANDO NA VARANDA DO L’ AVENUE E CHEGA UM CASAL COM SEU ENORME GOLDEN RETRIVER E E PASSA DIRETO PARA O LADO DE DENTRO!!!! LEMBRO QUE ACHEI A CENA BIZARRA, POREM MUITOOO PARISIENSE!!!! SEMPRE QUE VIAJO A PARIS NO VERÃO LEVO O MEU BULL TERRIER; SEMPRE TRATADO COM MUITO CARINHO POR ADULTOS E CRIANÇAS, LIVRE DA MALDITA FOCINHEIRA, INCAPAZ DE FAZER SUAS NECESSIDADES EM LUGAR DE MUITO MOVIMENTO!!! JÁ AQUI EM SÃO PAULO, INSISTEM EM CONFUNDI-LO COM O PIT BULL E OUTRO DIA UMA SENHORA COM O SEU PEQUENINO CÃO , POREM NERVOSO E BARULHENTO, DIRIGIU-SE A MIM, EXIGINDO A FOCINHEIRA, ENTÃO ENQUANTO EXPLICAVA QUE O CÃO ERA MANSO ETEC E TAL, O SEU PEQUENINO SHINAUZER CRAVOU SEUS AFIADOS DENDINHOS NO FOCINHO DO MEU BULL TIRANDO -LHE SANGUE!!! PASMEN !!! CLARO QUE SE MEU BULL TERRIER FOSSE REVIDAR TERIA ENGOLIDO O CAOZINHO INTEIRO, MAS ELE É MANSO E APENAS SE ASFATOU DO NERVOSO CÃO!!!! …AH , CLARO, A DONA DO CÃO FICOU COM CARA DE TACHO!!! MAL EDUCADA , SE AFASTOU COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO!!!!
Mariana
Que lindo o novo look do Conexao! Como leio por “feed” nao tinha visto ainda, adorei…
Puxa, Lina, parei o blog sobre o Brasil… fica muito difícil escrever sobre algo que está longe, é diferente de escrever sobre a nossa regiao, aquela cujas cenas a gente vê todos os dias, como essa do caozinho.
Sem falar que sessao de comida de cachorro no supermercado agora tem mais prateleira que a de bebês! Vamos mesmo ter que continuar a andar vigiando o chao! (ainda acho que no Brasil as pessoas tomam mais cuidado com os cocozinhos!)
Patty
Lina
Amei a serie de fotos com o caozinho…amo esses bebes!!
Tenho uma cadelinha da raca ¨ Bichon Frise¨ linda e meiga
aqui em casa dizemos que ela e um MINGO …pois inventamos
essa palavra que quer dizer ¨ um caozinho que e quase gente¨!
Certa vez em Buenos Aires , vi uma cena que me causou espanto
Estavamos chegando na Confeitaria Las Violetas e tinha um cao
com a guia presa no trinco da porta…la, bem sentadinho esperando
a dona fazer suas compras….achei o maximo, as pessoas passavam
e ele la quietinho, sem se importar com nada e todos tinham respeito por ele. …e olhe que so podiamos abrir meia porta!!
E muito bom ver que o povo de um pais ou cidade respeita os bichinhos de estimacao e tem amor por eles!
Bises
Patty
Claudia
O que me faz ler seus apontamentos todos os dias é a sua indisfarçável sensibilidade… Não penso que sejam apenas olhos atentos ao que ocorre no mundo… Acho que traduz melhor dizer que é grandeza da alma, o que torna qualquer “landscape” especial. Que bom!
Claudia Matoso
Lina, excelente sequência de fotos! O meu também é assim, quando aciona o freio ABS, não tem quem tire do lugar… só no colo. Quanto a recolher a sujeira, aqui em BH sempre vejo uns olhares surpresos (tipo ‘o que ela tá fazendo?’) quando saco a minha sacolinha. E, ainda bem, também ouço “ah se todo mundo fizesse assim…”. Bj.