A artista se chama Shadi Ghadirian e as obras foram intituladas: Comme d’habitude. O que poderíamos traduzir por Como sempre. Ou Como de hábito, uma sugestão da leitora Mada.
As fotos foram enviadas por Viviana, estudante de psicanálise e artes plásticas.
Não estou colocando lenha na fogueira. Achei a discussão sobre a proibição da burca (burqa) instrutiva e correta. Todos expressaram suas posições. O assunto é polêmico e não gostaria de estar no lugar dos políticos franceses atualmente. Mas, fazendo parte de uma geração que pensou a questão feminista a fundo, não posso concordar com a imposição desta roupa. Às vezes a arte expressa melhor do que qualquer palavra o sentimento humano. As fotos acima ilustram o que penso.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Mada
Marcello, seus argumentos são muito bons. De fato, essa relação com as ex-colônias tem implicações muito complexas.
Eu também vi e revi o Entre Muros, passou recentemente na rede Telecine. De fato, não dá para ver sem refletir. Os diálogos são muito bons.
Claudia,
Eu não estou sabendo desse filme Welcome, ele entrou no circuito brasileiro ou vc viu em mostras ?
Cláudia Oiticica
Sueli,
reparei sim e isso ainda torna o filme mais fascinante. Vi e revi. Um filme para refletir.
Eymard,
tenho certeza que você vai gostar de Welcome.
Sueli OVB
EYMARD
Conflitos pessoais são sempre maiores que qualquer conflito social, religioso, moral… Você não acha?
É difícil ver as pessoas individualmente e nos colocar no lugar delas. Nossos conceitos e formação sempre falam mais alto. O outro no espelho é sempre um reflexo de nós mesmos, não a imagem de si mesmo .
Sueli OVB
Vocês repararam nos créditos do Entre os Muros…? Os personagens são reais e o professor/ator é o autor do livro que deu origem ao filme.
Aquilo é a mais puríssima realidade e lidar com diferênças demanda muito mais que conhecimento, experiência, vontade…
Cada um daqueles estudantes é um micro cósmo e lidar com eles num mesmo contexto é complicado.
Amei o filme e ele ficou na minha cabeça por muito tempo.
Eymard
Claudia Oiticica e Marcello: entre muros – boa lembranca da Claudia (como sempre). Um filme para assistir, pensar, conversar sobre ele….para nos algumas dessas questoes sao distantes. Nao vivemos os mesmos conflitos culturais da europa. ‘E dificil se colocar na situacao cotidiana deles. Temos os nossos e nao sao poucos.
O Welcome, nao vi. Vou procurar
Cláudia Oiticica
É isso mesmo, Marcello, acho esse filme maravilhoso. Outro que também gostei muito e aborda esse lado político/social, só que do ponto de vista da imigração ilegal é o Bem-Vindo (Welcome).
Marcello Brito
Oi, Claudia,
Eu vi esse filme aqui no Brasil.
Fez um certo sucesso com criticas excelentes. Eu ai falar dele pq justamente é um filme que embora nao aponte caminhos claros, avalia varios lados e é um documento que aposta no entendimento mesmo que as vezes impossivel. É muito bom e li que ele utilizou nao atores o que deu mais veracidade ainda.
bjs.
Cláudia Oiticica
Marcello, todas as suas colocações são sempre muito bem fundamentadas e não acho que você foi brusco, apenas quis ir além, alertar sobre os desdobramentos futuros que uma uma lei extremista pode causar. Falo pelo lado da submissão, inaceitável. Como a Lina e você, também não queria estar na pele dos políticos franceses.
Um filme que me impressionou muito que aborda essas diferenças culturais que a França enfrenta foi “Entre os Muros da Escola”. Não fala da burca, especificamente, mas de um relacionamento conturbado entre as várias etnias numa sala de aula.
Marcello Brito
Eu talvez tenha sido brusco demais em minhas colocações e nem sou esse arauto dos bons modos e bons costumes que não cometa meus pecados diarios.
Também não sou um caçador de nazistas ou um esquerdista convicto , embora o tema 2 guerra me fascine demais.
Só acho essa lei muito complicada e que poderá trazer uma precedencia perigosa.
È evidente que como humanista que sou, não gosto nem concordo com a submissão da mulher e a quase anulação de seus direitos que o uso da burca possa refletir.
Mas acho que a principio é tudo perigoso e complicado demais e como falei la atras assusta o fato de principios parecidos, muito parecidos, terem sido usados la atras em situações que levaram ao banimento de principios basicos de democracia e lei e que acabaram por desembocar no horror.
vejam o caso na Suiça: proibição de minaretes e possibilidade de demolição das existentes.
Para mim é uma lei inaceitavel. Como falei, se fosse na espanha eles iam demolir o principal simbolo de Sevilha? A Giralda?
No caso frances que tem uma cultura extrema de democracia e nao interferencia do estado no foro intimo, não sei como será isso, ou melhor, acho que vai ser dificil e nao queria estar como a lina, na pele dos politicos dai.
De qualquer modo folheando o guia verde do michelin outro dia eu li lá: o prato mais popular em Paris ja a muitos anos é o cuscus marroquino e ai como fica?
Acho que muitos lados tem que ser avaliados.
Evidentemente que o lado da afirmação da mulher como uma igual é um certamente.
Mas como fica a França aceitar que o Sutão de Brunei dono do maurice e do Plaza athenée seja um bigamo? e ele o é.
Todos os paises Europeus aproveitaram as commodities de suas colonias para bancar as extravagancias de suas cortes e depois na reconstrução pos 2 guerra foi de novo a essa mão de obra que a europa recorreu.
É evidente que um problema ai se criava.
Eu sei que para mim que não mora na França é facilimo falar, mas sou filho de pais europeus e tenho cidadania europeia o que me dá um pouquinho mais de conforto ao emitir essas opiniões que seriam um pouco menos educadas se eu fosse um estrangeiro total arrogante. Não entendam como isso.
Só há da minha parte preocupação, porque talves ingenuamente acredite na possibilidade de um mundo possivel em harmonia com as diferenças pessoais, culturais e sociais aceitas.
É isso.
conexaoparis
Mada
Gostei muito. Já acrescentei. Vá ver.