A artista se chama Shadi Ghadirian e as obras foram intituladas: Comme d’habitude. O que poderíamos traduzir por Como sempre. Ou Como de hábito, uma sugestão da leitora Mada.
As fotos foram enviadas por Viviana, estudante de psicanálise e artes plásticas.
Não estou colocando lenha na fogueira. Achei a discussão sobre a proibição da burca (burqa) instrutiva e correta. Todos expressaram suas posições. O assunto é polêmico e não gostaria de estar no lugar dos políticos franceses atualmente. Mas, fazendo parte de uma geração que pensou a questão feminista a fundo, não posso concordar com a imposição desta roupa. Às vezes a arte expressa melhor do que qualquer palavra o sentimento humano. As fotos acima ilustram o que penso.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
conexaoparis
Eymard, Eymard.
Ainda vamos discutir este assunto. Não gostaria de estar na posição do legislador. Mas enquanto cidadã posso ter opiniões de maneira mais confortável.
Ana Fonseca
Lina,
Fui para Paris e consultei muito o seu guia… Fui a essa exposição e adorei…
Primeira vez à Europa e simplismente AMEI o Pompidou. Adorei suas dicas do guia tb.
Um abraço,
Ana
eymard
Lina, Lina: voce gosta de uma polemica. Mas isso e formidavel! Sao temas muito atuais e que precisam ser aprofundados. Ha muitos olhares e perspectivas sobre essa mesma questao. Gostaria de continuar debatendo essa questao com mais tempo para pensar sobre ela…Marcello Brito coloca uns questionamentos importantes (em termos, digamos, de politica de estado). Concordo com a questao feminista que esta por tras. Mas tenho muitas duvidas sobre a interferencia do estado nesta questao….preciso pensar melhor; ler mais sobre esse assunto. Mas, certamente, ‘e um assunto que me instiga!
Jorge Fortunato
Sem sombra de dúvida é uma exposição questionadora. Aliás, esta é uma das funções da Arte. A rotina, não só da mulher muçulmana como também da ocidental. De uma forma ou de outra todas estão presas a alguma coisa.
Mada
Lina,
Se vc me permite, eu traduziria o título da exposição para :
como de hábito
justamente para dar o duplo sentido que existe tanto em português quanto em francês ao radical da palavra hábito. Teria o sentido do sempre e o sentido da vestimenta do monge.
A expressão o “hábito faz o monge” (” l’habit fait le pêtre “) dá muito o que pensar também e talvez a autora tivesse essa intenção dupla com titulo.
Gostei muito do post! Concordo com vc e Claudia Oiticica.
Leandro Ramos
Perfeito Lina !! Excelente post. Concordo com vc e tb com a JULIANA !
Cláudia Oiticica
Arte, liberdade…tudo tão subjetivo, polêmicas sem fim. Penso exatamente como você, Lina.
Juliana
Acredito que vale lembrar que Shadi Ghadiriam é muçulmana, nascida no Irã.
Li que com esta exposição ela quis trazer a repetição rotineira que cada mulher muçulmana se encontra obrigada a fazer e para que cada muçulmana esta destinada a viver.
Sueli OVB, foi a mesma Juliana (eu) que escrevi ambos comentários no post da proibição da burca (burqa – as duas maneiras são corretas). Talvez no segundo post um pouco mais aberta aos comentários e opiniões dos blogueiros do CP.
Depois dos diversos comentários do post anterior, confesso que balancei um pouco com minha firme opinião. Respeito a de todos, inclusive respeito as diferentes formas de acreditar em Deus (ou outro ser) e de expressar sua religião.
Mas, o fato é que realmente não sabemos o que passa na cabeça destas mulheres. Se são reprimidas, realizadas ou infelizes. E minha visão ocidental não permite acreditar que se perguntássemos a elas, e o sentimento fosse contrário ao que a religião manda, elas falariam honestamente.
Minha visão ocidental também não consegue perceber como uma forma de expressão da cultura e religião mutilar mulheres e tratá-las pior que animais domésticos, pois é a crença. Também não consigo aceitar ataques suicidas, onde morre quem atacou e mais 50 pessoas (homens, mulheres e crianças) para defender uma causa ou uma ideia.
Como foi falado no post anterior, não é possível generalizar. Mas, vejo ações assim como extremistas, lideradas por visões extremistas.
E, não acho que um extremista, independente de qual religião seja, possa viver na sociedade em harmonia.
Giovanna
Cara Lina,
A arte também tem função questionadora. A discussão nos faz pensar e repensar. Falamos, ouvimos… aprendemos.
O argumento que você colocou rendeu de uma forma muita positiva, não somente aqui no blog, pois repassamos a discussão em nossas conversas com amigos e família, queres coisa melhor que isso?
Isso é liberdade de expressão, é democracia, é vida!
eidia
Como você disse LIna, situação difícil estão os políticos. Já que propuseram agora vão ter que colocar um fim nessa novela. Não é tão simples, simplesmente vetar. A burca pode ser um fio do novelo.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com