Inúmeras vezes vi este tapete em quartos infantis no Brasil.
Pois bem, parece que é perigoso porque exala uma substância prejudical à saúde.
A mídia francesa tem publicado artigos sobre a ausência de medidas sérias do Ministério da Saúde em relação à este tapete/quebra cabeça.
As associações ligadas à defesa do consumidor estão fazendo pressão para que as etiquetas de todos os briquedos forneçam o nome dos produtos que entram na sua fabricação. Hoje algumas indústrias já assinalam “sem phtalates”, “sem PVC”. No caso dos tapetes, o produto seria o formamide, substância reprotóxica que altera o sistema reprodutor.
Será que no Brasil este tapete ainda é comercializado?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
28 Comentários
LuciaC
Marina,
o material em questão chama-se E.V.A , é o mesmo material de que
são feitas, nossas havainas, legítimas ou não. (lembra da propaganda?) Um emborrachado poroso.
Nas forrações de assoalho por encaixe , em lugares públicos, podem causar no mínimo grandes danos a saude da pele, nosso maior orgão! Nos intervalos das placas se alojam bacterias e micróbios que são causadores de fungos, dermatites e coisas piores. Sendo mais clara, juntam sujeira que acredito ninguém vai desmontar diariamente para limpar com cuidado.
Não é somente pelo fato da criança levar à boca o “brinquedo”.
Estas forrações como bem apontou Eymard são utilizadas em creches, espaços de recreação em shoppings, tatames nas artes marciais, em academias de ginástica, fisoterapia etc, locais onde não temos certeza dos critérios de higiene. Portanto adultos também estão sujeitos a más consequencias em sua utilização, ou de sua manutenção.
Obrigada pelo carinho do alerta, Lina!
Marina
Caros, prestem atenção que não são TODOS os tapetes deste tipo que fazem mal… e fazem especialmente mal quando as crianças pequenas mordem o tapete que contém a substância…
Não acho que seria o caso de demonizar todos os tapetes.
Luiz Bastos
Lina, estes tapetes são muito comercializados por aqui e o uso também já está sendo debatido. Já foi matéria no jornal O Globo.
Cecília
Lina,
ele é muito usado no Brasil. No quarto do meu filho temos um. Já fiquei preocupada!
Mas o que compramos tem selo do Inmetro, órgão que fiscaliza a qualidade dos produtos no Brasil.
Sempre nos preocupamos com brinquedos que tenham este selo. Mas nunca imaginei que o tapete fosse prejudicial à saúde.
Vou pesquisar também e ver se há cheiro no tapete do quarto do meu filho.
Valeu a dica!
Mariana
Lina, estes tapetes são sim, super comercializados, tem mesmo um cheiro super forte mas como são bonitos tem em muitos lugares, consultorios, escolas, e quartos…vou divulgar! Valeu a dica!
beijos
Miriane
Sim, Lina, esse tapete é SUPER VENDIDO aqui no Brasil!!!
Tenho um sobrinho, de 2 anos, que a mãe acabou de organizar o quarto… com um lindo e enorme tapete desse tipo. Todo mundo que olha fica louco de amores pois o quarto ficou, mesmo, super colorido e criativo.
Mas, acho que minha cunhada não sabia desse detalhe…
Bjos.
Mirys – diariodos3mosqueteiros.blogspot.com
Carol P
Aqui em UK se usa e eu tenho, mas q eu saiba nao fazem mal , mas voupesquisar. Interessante !Obrigado por dividir.
Fatima
Foi ótimo avisar – estou procurando um das “Princesas” pra minha afilhada e irmaozinho – ou melhor, estava. Obrigada pela super dica.
eymard
Lina, esses tapetes tambem sao muito usados em creches ou em lugares onde as crianças esperam os pais (em shoppings, por exemplo). Nunca pensei que pudessem prejudicar mas, confesso, aquele cheiro tipico sempre me incomodou e nunca o usamos em casa.
Adriana
Nunca iria imaginar que esses brinquedos seriam prejudiciais à saúde! Como ainda não tenho filhos, não sei se ainda são comercializados. Mas vou verificar.