por Rodrigo Lavalle
Marina Ibri é brasileira e mora em Paris desde 2006. Ano passado ela abriu a La Brigaderie de Paris, uma empresa que faz brigadeiros haut de gamme sob encomenda. Eu a conheci por intermédio do Florent, o gerente da loja dos “sapatos que trocam o salto”, que me contou todo animado sobre ela e seus doces.
Marina sempre fez brigadeiros para presentear os amigos e, quando se viu questionando sua antiga ocupação (ela é formada em relações internacionais e trabalhava junto à ONU), achou que poderia transformar o ato de gentileza e afeto em um negócio rentável.
Antes que eu fizesse a pergunta principal, ela se adiantou e disse: “Sim, os franceses gostam de brigadeiro! Óbvio que eles não vão comer seis de uma vez (segundo ela essa é a média calculada para as festinhas no Brasil) mas vão saborear um, dois ou, no máximo, três. A mesma abordagem que eu, Rodrigo, tenho com os macarons…”
O brigadeiro – e os doces brasileiros em geral – têm muito mais açúcar que os franceses, o que causa uma estranheza inicial nas duas partes. Até chegar à receita definitiva, Marina testou várias e usou como cobaias todos os franceses com os quais ela interagia no dia a dia, fosse na padaria, no correio ou nos órgãos públicos. Sua receita é a receita brasileira clássica – porém, aperfeiçoada por ingredientes franceses de altíssima qualidade como o chocolate de luxo Valrhona e produtos orgânicos frescos. O gosto é maravilhoso e a consistência um pouco mais firme à que estamos acostumados no Brasil.
As embalagens e toda a parte gráfica da empresa também foram desenvolvidas por Marina com o auxílio de profissionais da área. As caixas, lindas e fofas, feitas de papelão resistente, são como caixas de jóias que podem ser re-utilizadas. A idéia não é fazer brigadeiros aos centos e sim algo especial que funcione como um presente. O paralelo com os macarons continua funcionando.
Seus clientes são os mais variados: brasileiros vindo de férias à França e que querem presentear os amigos que aqui vivem; franceses interessados em novidades gastronômicas e empresas querendo cativar os clientes. Marina inclusive, ministra cursos de culinária para funcionários de grandes empresas francesas com o intuito de fazer uma integração multi-cultural através da cozinha.
Por último perguntei o que ela pensava da polêmica envolvendo o chef inglês Jamie Oliver que disse que o brigadeiro e o quindim são porcarias. Ela me respondeu que, pelo visual dos doces provados por ele, aqueles com certeza eram mesmo ruins!
Brevemente o site para encomendas online será lançado. Em 2015 uma loja da La Brigaderie será aberta em Paris (ela não quis me dizer em qual região). Em uma cidade onde, cada vez mais, surgem pâtisseries especializadas em um único produto (chou, tiramissu, éclair), o sucesso será garantido.
Para mais informações, preços e sabores consulte o perfil Facebook da La Brigaderie de Paris ou envie um email para a Marina: [email protected].
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Marilene Abreu Machado
Eu estou na Alemanha e amanhã eu estarei em Paris. Tenho a intenção de ir na loja de sapatos que trocam o salto.Abs. Conexão Paris uma idéia maravilhosa .Parabéns.
Drielly Garcia
Olá, uma pergunta que não tem nada a ver com os brigadeiros rs, mas eu preciso muito saber.
Agora, em Agosto, qual é o horário que o sol nasce e se põe? Gostaria de saber, pois estarei indo para Paris na próxima sexta e preciso me programar.
Agradeço mto se puderem me responder. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Drielly, veja os horários para o nascer e o por do sol nesse site: http://www.calendrier-365.fr/calendrier/2014/ao%C3%BBt.html.
Abraços.
Francielle
Olá Cristiane Pereira!! Muito obrigada por sua dica!! Foi de muita ajuda…irei para Paris em setembro e ficarei por 3 meses e provavelmente irei despachar algo!! Novamente obrigada e um abraço!!
kariny
E o sucesso é o mesmo que faz aqui? Impossível uma festa de aniversário sem esses famosos doces. Excelente ideia a da Marina.
Cristiane Pereira
corrigindo:
“…queria liberar peso e espaço na minha bagagem” (e não ‘pelo’).
“… foi em torno de 10 kg…”
Obrigada e desculpem pelos errinhos de digitação!
Cristiane Pereira
Francielle,
vou dar meu pitaco e espero te ajudar um pouco na sua dúvida sobre os correios. Minha experiência é positiva. Em maio deste ano despachei livros e revistas para mim mesma (mandei de Paris p/ Belo Horizonte, pois de lá eu ia para Lisboa e queria liberar pelo e espaço na minha bagagem). Não me lembro agora qual foi exatamente o peso de tudo e o preço que ficou, mas foi em torno de 1o kg, ao custo de 30 e poucos euros (a caixa e o envio). Eu achei que valeu a pena, pois pagar peso extra sai bem mais caro. O sistema é parecido com o nosso Sedex: você vai a uma agência dos correios (são várias em Paris, é só procurar a melhor pra vc no site http://www.laposte.fr), escolhe o envelope ou a caixa mais adequada às suas necessidades (fica tudo exposto, é fácil de entender, e tem uma balança pra pesar o que vai despachar), preenche um formulário (um pouco mais detalhado do que o do nosso sedex, mas fácil de entender), paga, e pronto, é só entregar a caixa já fechada ao funcionário do correio. Uma via carimbada e rubricada me foi entregue. Eu usei a agência da rue de Rennes, e a funcionária que me atendeu foi bem simpática e solícita – mas, embora eu me vire bem em francês, por precaução eu levei um amigo francês comigo, para me ajudar caso eu tivesse alguma dificuldade. Minha encomenda chegou em 15 dias (o prazo informado foi de cerca de 10 dias), em perfeitas condições.
Cristiane Pereira
Acho que a Mariana Ibri teve uma ótima ideia! Seus doces, nas fotos, estão lindos, e devem estar deliciosos também. As embalagens estão muito bem cuidadas, o que mostra a seriedade com que ela está encarando o que antes era distração. Se os franceses estranham o paladar no início, porque nossos doces são mais açucarados, podem vir a gostar, por que não? Desejo a ela muito sucesso, e espero, num futuro próximo, ir conhecer ‘in loco’ a “brigaderie de Paris”!
angelica monnerat
Ótima reportagem..só um errinho de digitação..o correto é “haut de gamme”.
Rodrigo Lavalle
Angélica, obrigado pela correção.
Abraços.
Francielle
Lina e Rodrigo, procurei aqui no blog e não encontrei nenhum post que fale sobre o correio frances, gostaria de saber como funciona aí para mandar correspondências e encomendas, e se compensa eu comprar algo e despachar pelo correio. Fico no aguardo!! Obrigada e abraços!!
Francielle
Os doces franceses não são nada doces comparados aos doces brasileiros…o paladar é totalmente diferente…muito boa essa idéia da loja!! Adorei!!