O que parecia ser uma possibilidade remota (e ilógica) realmente se concretizou na sexta-feira passada: a maioria da população do Reino Unido votou por sair da União Europeia.
Bandeira da União Europeia sem uma das estrelas representando os países membro
Em meio à acusações, que no momento só criam um clima ainda mais tenso no RU (a “culpa” é dos idosos, a “culpa” é dos mais pobres), ninguém sabe muito bem o que vai acontecer em seguida. O Tratado de Lisboa prevê dois anos de negociações para que as inúmeras ligações jurídicas, políticas e comerciais entre o RU e a UE sejam modificadas, desfeitas ou reajustadas.
E os turistas?
No seu discurso pós anúncio dos resultados, o primeiro ministro David Cameron garantiu aos 1,2 milhões de cidadãos do RU que vivem em outros países da UE e aos 3,3 milhões de europeus vivendo no RU que a situação de todos, inclusive dos turistas e viajantes, não sofrerá nenhuma mudança imediata. O mesmo foi dito pelo Eurostar e pelo aeroporto de Heathrow na sexta-feira: os procedimentos de imigração e de segurança continuam os mesmos.
Porém, ao longo desses dois próximos anos, o RU poderá fazer novos acordos bilaterais com os países fora da UE, como o Brasil, com relação à necessidade ou não de visto de entrada.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Fernanda França
De antemão quero parabenizá-los e agradecê-los por esse incrível blog. Visitar a cidade e seus arredores não seria a mesma coisa sem o cuidado minucioso e de tanto apreço como o de vocês. Com a saída do reino unido da união europeia como ficam momentaneamente os acordos em relação ao mercado comum? Estou indo para Paris em novembro e quero fazer umas comprinhas em um site do reino unido e estou na dúvida se pode haver tributação no desembaraço aduaneiro. Será que haverá alguma tributação que não havia antes pelo fato de ser um site do reino unido e vou mandar entregar as comprinhas por ai? Agradeço desde já. Grande abraço.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, a situação continua como antes visto que será necessário em torno de 2 anos até que as novas medidas e resoluções entrem em vigor.
Neftalí
Uma pena o Brexit, onde velhos sem futuro decidiram pelo futuro dos jovens…Burrice tremenda do Cameron, mas a verdade é que o Reino Unido nunca foi a favor de entrar plenamente na U.E.. Sempre esteve fora de Schengen e do Euro. Agora é esperar que a Escócia se separe e continue na Europa. E que aumente a pressão para a unificação das Irlandas.
Mas a sede da Ryanair está em Dublin, Irlanda, que não faz parte do Reino Unido, e que continua na União Européia. Abraço!
Rodrigo Lavalle
Neftalí, oops, é a Easyjet que pensa em mudar a sede pra algum país da UE.
Xandão Oliveira
Ficou comprovado que o eleitor do Brexit tinha mais de 60 anos e pertencia às classes C,D e E. Um voto do conservadorismo, da ilusão da Inglaterra grande e da ignorância. O que mais se ouviu dessas pessoas após a eleição foi a estupefação pelo que tinham feito. Não tinham a menor ideia do que estava em jogo. Pena.