Testamos a brasserie Champeaux do chef Alain Ducasse, situada diante do novo Les Halles.
Vale ou não vale a pena se deslocar para conhecer a nova brasserie Champeaux do chef Alain Ducasse?
Antes de mais nada, o Les Halles, até então sinistro e mal frequentado, está passando por um processo acelerado de transformação e se tornando um região hiper interessante. Penso sobretudo na rua Montmartre, que passa ao lado da Igreja Saint Eustache e vai até a rua Étienne Marcel e na rua Jour que sai à esquerda da Montmartre, as duas com belas butiques, pequenos bistrôs antigos e bons restaurantes.
Vale a pena se deslocar até o Les Halles para flanar, conhecer a Canopée e descobrir as novas lojas que correm a se instalar na região, atraídas pela renovação de toda a área. Leia nosso artigo sobre o novo Halles clicando aqui.
Quanto à brasserie Champeaux, vejamos os defeitos e as qualidades:
Defeito: espaço feio, com um teto tipo industrial sem acabamento que torna o restaurante frio, sem charme. E olha que apreciamos ambientes que deixam à vista detalhes brutos, mas neste caso não funcionou. Um painel, idêntico aos encontramos nos aeroportos e estações ferroviárias anunciando chegadas e partidas, muda, com frenquência, as mensagens sobre pratos e sobremesas do cardápio. Alguns acham divertido, eu achei incômodo.
Qualidades:
. Cardápio composto por antigas e tradicionais receitas francesas, ideal para os fãs dos antigos pratos servidos nos bistrôs de Paris e hoje desaparecidos das cartas dos jovens chefs. Alguns exemplos, filé de pato com laranja, vieiras douradas acompanhadas por petit epautre, tartare de carne de vaca, coxa de pato parmentier, frango com limão e pirê de batata, suflê de queijo e suflê de lagosta. As sobremesas são também hiper tradicionais: creme brulée, mousse de chocolate, tarte tatin.
. Tudo que pedimos estava bem preparado e saboroso.
. A carte de vinhos é correta com opções para todos os bolsos. Possibilidade de pedir vinhos na taça.
. Atendimento descontraído e atento.
. A brasserie é grande e nas mesas ao lado vimos grupos de amigos, família com crianças e carrinhos de bebê. Quer dizer, ambiente democrático e descontraído como deve ser toda brasserie.
. Preços compatíveis com os de brasserie: entradas em torno de 10 e 20 euros, prato principal entre de 16 e 24 euros, sobremesas entre 6 e 12 euros.
. Vale a pena? Quando for conhecer o Les Halles, por que não? Sobretudo se você estiver com amigos ou em família, a brasserie é grande e espaçosa.
Nosso pedido:
Salada como entrada, simples e com molho ótimo.
Há anos não degustava o tradicional vol au vent. Massa crocante, recheada com ris de veau – a glándula de crescimento do vitelo -, cogumelos e crista de galo que nunca tinha provado. Gostei, gosto suave.
Meus amigos pediram boudin noir, embutido feito com o sangue do boi. Ele estava perfeito e veio acompanhado por maçã em fatias e puré de batatas.
Sobremesa, mousse au chocolat. O chef Alain Ducasse possui uma fábrica de chocolate e obviamente a mousse estava boa.
Pedimos Orezza – água gasosa da Córsega – e Patrimônio, vinho tinto da Córsega também. Aconselhamos todos os dois.
Clique aqui para reservar um mesa no restaurante Champeaux.
Brasserie Champeaux: Forum des Halles, 75001. Metrô linhas 1, 4, 7 e 11; estação Chatêlet ou linha 4, estação Les Halles.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Thiago Vianna
Boa noite Rodrigo,
Como está a região do entorno do Forum Les Halles de noite, dá pra flanar com segurança após a refeição?
Rodrigo Lavalle
Thiago, sim. Passei por lá dia desses por volta de meia noite e estava tranquilo.
Valeria
Obrigada, Rodrigo.
Outra pergunta, indo de táxi, qual o endereço devo dar ao motorista?
Rodrigo Lavalle
Valéria, diga que você vai ao Forum des Halles. As ruas ao redor são fechadas para carro, não será possível descer do carro “na porta” do restaurante.
Valeria
Gostaria de saber se essa Brasserie é acessível para cadeirantes.
Rodrigo Lavalle
Valeria, ela fica no térreo, nível da calçada e não há nenhum desnível entre a calçada e o interior do restaurante.