Texto de Kátia Becho
Um dia, virei uma esquina e dei de cara com o edifício-sede do Partido Comunista Francês, na praça Colonel Fabien. Levei um susto e fiquei com sentimentos confusos. Sempre ouvira falar no famoso prédio, obra de Oscar Niemeyer incrustada em Paris. Só não sabia que ele estava a 100 metros da casa que me hospedava. Sem conhecer sua imagem, o estilo inconfundível de Niemeyer me fez ter a certeza de que eu estava diante de sua obra. Até aqui, orgulho. No instante seguinte, percebi uma semelhança incômoda com o último projeto de Niemeyer em Minas – a nova sede do governo do estado que estava sendo construída naquele 2009 e que custaria R$1,2 bilhão aos cofres mineiros. Sentindo-me lesada, apertei o passo e fui embora.
Nessa semana, uma plaquinha tímida anunciando uma exposição sobre Brasília dentro do edifício me fez querer entrar. Decisão acertada. Lá dentro, uma simpática senhora francesa me ciceroneou pelo Espace Niemeyer, onde o artista Jacques Benoit expõe suas telas coloridas mostrando nossa Capital. Nada demais. Demais mesmo é o salão abaixo da cúpula branca e que abriga a Sala de Conferências. O teto é coberto de plaquinhas retangulares que, ao toque de um botão, se mexem para refrescar o lugar. Madame se apressa em dizer que isso também é criação do gênio de Niemeyer. O efeito visual daquele teto encantou turistas franceses e italianos que visitavam a sala. E, claro, a mim também. Nesse lugar, me emocionei e me redimi com o mestre.
A exposição de Jacques Benoit vai até 29 de junho, mas não espere um motivo pra visitar o prédio. Hoje, o Partido vai mal das pernas e aluga algumas salas para manter o edifício. A Sala de Conferências, inclusive, já foi palco até de desfile de moda.
Veja nesse vídeo, de 1971, uma reportagem da TV francesa sobre as obras e uma entrevista com Niemeyer. Naquele momento, dinheiro não faltava. Será que um dia veremos modelos desfilando pela Cidade Administrativa de Minas?
http://www.ina.fr/politique/partis-politiques/video/CAF94060709/nouveau-siege-pc.fr.html
Parti Communiste Français.
Entrada gratuita pelo número 8 da Av. Mathurin Moreau, no 19ème. Metrô Colonel Fabien.
De segunda a sexta, de 10h às 18h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
39 Comentários
Eduarda
Vi solução quase idêntica para refrescar os cômodos em palacetes medievais árabes da India.
Arthur
Isabella, eu também fui pela primeira vez em Paris em maio (Paris, Veneza, Florença e Roma), também fiquei 8 dias, no Le Littré. Gostei do hotel e da localização. Estou postando tudo no meu blog:
http://agoravaimesmo.com/2011/05/25/primavera-em-paris/
Soraya, se puder esperar, ainda vou postar sobre as três outras cidades 😉
abs!
Soraya
Adoro o nível de seus comentarios e dicas. No momento preciso de algum blog com dicas de Roma, Florence e Veneza. Caso vc conheça poderia me indicar?
Dsd já fico agradecida e continuo sua fã.
Bjs
Isabella
Adorei o blog !! Viajarei pela primeira vez em agosto , ficarei 8 dias e estou em dúvida entre esses hotéis:
Hotel le Littre, Hotel de L arcade e Artus Hotel Será que vcs poderiam me ajudar a decidir qual oferece melhor custo benefício? Quanto mais procuro hotéis mais indecisa fico.
Obrigada
Eunice
A sede do partido comunista francês só vi de passagem e não me interessei em conhecer. Até porque sempre vi as obras de Niemeyer como lindas esculturas, sem esquecer as críticas à funcionalidade dos prédios. Isso até que deparei com uma sala de concerto projetada por ele e construída em Ravello, Itália. Daí me comovi! L’Architect est brésilien!!
Silvana
É lindo mesmo! Eu o visitei num inverno severo, então o branco da “nave” se juntava ao branco da neve no chão. Mas o que mais me comoveu foram uns comunistas velhinhos que me convidaram a entrar dizendo: Niemaiérrrrr, madame!
Niemeyer é um dos arquitetos mais talentosos do século XX, mas como contruiiu muito, errou mais do que aqueles que edificam pouco. Mas Brasilia tem edifícios lindos, a Pampulha é demais e muitos outros, como esta maravilha de sede do PCF.
Lenna
O mestre é genial mesmo!!!
Vocês já viram o documentário a “A vida é um Sopro”, sobre ele??? É interessantíssimo.Se encontra o dvd na livraria Cultura.
Marina
LIndo!!!! Viva Oscar Niemeyer. Um genio!
Katia Becho
Olá, Eymar,
quando entrei nessa Sala de Conferências, tive a mesma sensação de quando entrei na Catedral de Brasília e vi aqueles anjos flutuantes. É arquitetura? É arte? O que é esse trabalho de Niemeyer? Você está certo. Quando se é contemporâneo desses trabalhos grandiosos e que ‘comem’ dinheiro, questionamos tudo. Mas, o futuro ‘dilui’ os custos e mantém o encantamento por gerações. Você teve tempo de ver o vídeo que anexei? Traz a mesma discussão. Um abraço.
Eymard
Katia, a sua sensaçao inicial deve ter sido a mesma de quem passava por Brasilia logo no inicio dos anos 70 e achava aquela “gastança” desproporcional. Quando desembarco em Confins e sigo ate BH, passando pela cidade administrativa, nao tenho como deixar de admirar o trabalho de Niemeyer, lembrar de Brasília e questionar se tudo aquilo faz algum sentido.
Dai, quando voce passa a observar os detalhes dessas obras de arte desenhadas por ele, passa da fase do espanto para o encantamento. A catedral de Brasilia, por ex, dentre tantas outras, é de uma beleza singular. Elas ficarao para muitas e muitas geraçoes.
Mais uma dessas esta quase pronta em Brasilia. Trata-se do imponente edificio do Tribunal Superior Eleitoral. Um Tribunal permanente e efemero, ao mesmo tempo, e que cuida da “lisura” na politica. As obras sao lindas e para sempre. Mas o custo dessas obras, nem porisso, podem deixar de ser questionadas e acompanhadas pela sociedade.