A leitora Claudia Silveira me relatou uma impressão de viagem que coincide com as minhas vivências na França.
Os franceses e francesas quando entram na padaria ou em qualquer outro comércio alimentício, antes de fazerem a fila, olham os produtos exibidos, examinam bem as informações e quando chegam no caixa sabem o que querem. O pedido já está preparado, na ponta da língua: um pão integral fatiado, um bolo de chocolate para 4 pessoas e duas fatias de torta de espinafre. Rapidamente tudo é executado, embalado e antes da dar o preço, a pergunta final clássica da atendente: Algo mais? Invariavelmente seguido por um não, obrigado. Pronto.
A transação é rápida, o tempo custa caro. Tudo é rápido em todos os lugares. As pessoas andam rapidamente na rua, talvez por causa do frio, talvez porque se anda muito. Nos túneis do metrô, as pessoas quase correm (quem gosta de ficar perdendo tempo embaixo da terra? Todos correm e passei a correr também. Todos são eficientes e eu também.
Quando o turista brasileiro tranqüilo chega no caixa da padaria, é neste momento que vai olhar os produtos, perguntar para o resto da família o que quer provar, discutir com a mulher a pertinência de comprar isto ou aquilo e é, neste momento também, que vai travar conhecimento com o célebre mau humor dos parisienses.
E a pressa é contagiosa.
Agora, quando chego no Brasil e a caixa do super mercado passa os produtos lentamente enquanto conversa com a colega ao lado, quase morro de impaciência. Quando entro na padaria e as atendentes continuam distraídas conversando entre si e a pessoa na minha frente na fila, ao invés de reclamar, conversa tranquilamente no celular, eu quase morro de raiva.
Estou ficando mau humorada como os franceses.
Para mandar o mau humor embora, nada como uma boa padaria 🙂 Aproveite para descobrir as boas boulangeries de Paris:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
63 Comentários
André
Faltou dizer que os atendentes franceses pegam o pão com a mão e ainda em seguida pegam o dinheiro. Se bem q fazem às vistas o q qualquer padaria no mundo faz às escondidas….
Analucia
Comparar culturas , é perder tempo. Num tem quem guente uma francesa que toma conta de uma padaria aqui perto da praça de clichy… Ai!!! Ai!! Quanta saudade da educaçao , postura, das atendentes de S Paulo , em especial em Moema .
Hugo
Não achei o novo tema do concurso do Instagram. O último foi das pontes de Paris.
Abraços
Mara de Andrade Pinto Renno
Todos, muito irritadiços.
Todos, muito colonizados.
Que bobagem.
Relaxa gente.
Aproveitem amis as viagens, sorriam.
Adelia Tavares
Minha afilhada francesa escolhe o que vai pedir ,
tanto nas padarias quanto em restaurantes,antes mesmo de sair de casa , e as vezes no metro. Eu e meu marido aprendemos rapidinho o way francês e agora estamos mais rápidos que eles. En France comme les francais !
Silvana
Paulista não passa “perrengue”. Também me irrita a lerdeza de muitos….
Joanita
Acho q escrevi mal.novas culturas?no plural?duvida gente.vamos esclarecer?
Joanita
aprendi q o melhor de tudo é apreciar da melhor maneira possível o q cada lugar nos oferece.Problemas e diferenças existem em todas as cidades.O tempo é curto e caro para valorizarmos o lado ruim.Com certeza o principal é conhecer novos lugares e novas culturas.O resto deixamos pra tras.Quem se incomoda demais é melhor não viajar
Cristina Guerra
Se nós brasileiros lembrássemos de dizer antes de uma pergunta, “bom dia, boa tarde, por favor…“teríamos menos problemas com o humor dos outros seres deste planeta….quando viajo, sinto horror de encontrar brasileiros: gritam, ficam em dúvida até em atravessar uma rua, pensam que os lugares turísticos são feitos só para eles….já vi tanta cena desse tipo que apenas me afasto fingindo que não entendo a língua……
Eduarda
Carlos, “peloamordedeus” não passe longe das padarias! Estará perdendo uma das mais emblemáticas experiências parisienses. Meu marido também não fala francês e visitou uma dezena delas feliz da vida e sobreviveu a qualquer eventual mal humor 😉