Leiam este depoimento de Fábio Araujo.
Olá Lina!!!
Estive em Paris do dia 15/04/11 a 23/04/2011.
Ao retornar, dois dias depois comecei a sentir muita febre e indisposição. Achava que estava com uma virose passageira mas, como o quadro se agravou muito, precisei ser internado e após vários exames, finalmente, foi diagnosticado que havia contraído sarampo, muito provavelmente em Paris ( esta doença já é considerada erradicada do Brasil desde o ano 2000 ).
Após este diagnóstico, fiz algumas pesquisas e verifiquei que está tendo um surto de sarampo na Europa e principalmente em Paris. Sabendo do grande alcance do seu blog entre os turistas e também diante da falta de informações nos sites oficiais de saúde do Brasil e da França, gostaria, se possível ,que você alertasse os brasileiros que pretendem ir a Paris quanto ao perigo de se contrair tão grave doença.
Todos devem atualizar seus cartões de vacinação antes de viajar, inclusive com a vacina dupla-viral (vacina para rubéola e sarampo).
Muito obrigado por poder utilizar tão valioso espaço para este informe de utilidade pública.
Fábio Araújo
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
85 Comentários
Beth
Claudio
O melhor a fazer é tomar cuidado. Só isso.
Estou com passagem marcada para a Alemanha e não estou preocupada com o problema…
O surto foi em em Hamburg e Lübeck e eles não tem idéia da causa…
Abs.
Beth
Claudio
O problema dabactéria E.coli é na Alemanha.
E ninguém sabe a origem…
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/06/05/alemanha-descarta-culpa-de-granja-organica-em-surto-de-coli-924617186.asp
Claudio
Oi Lina!!!
Tenho procurado na internet noticias sobre a bacteria E.coli na França mas não tenho achado nada a respeito.
Você poderia dizer o que o governo francês tem dito sobre a contaminação na França?
Eles informaram quantos casos já foi registrado de pessoas infectadas na França?
E disseram se os vegetais e as frutas que são consumidos na França estão com suspeitas de contaminação?
Desculpe tantas perguntas, mas eu, como muitas outras pessoas que estão indo agora para França devem estar preocupados com tudo isso.
No que você puder nos ajudar com informações desde já agradeço.
PS: Sugiro que você colocasse um post sobre o assunto com informações e noticias de como anda a contaminação na França.
conexaoparis
Claudio
Posso te adiantar o seguinte: a contaminação foi feita na Alemanha.
O govêrno francês pede cuidado somente para aqueles que estão indo para este país.
No grupo que convivo todos continuam comendo legumes crus na França.
Mas eu sou meio paranóica, por isso perguntou para a pessoa errada.
Vou esperar um pouco para voltar às minhas saladas.
Beth
Aline
Não é bem assim…
Ninguém sabe direito de onde vem essa bactéria, os “pepinos assassinos” já foram até absolvidos…
Mas é bom tomar cuidado!
Abs.
Aline G.
Oi Pessoal,
Estou indo pra França no dia 25/06 próximo, bem acho que tive todas as
doenças “possíveis” na infância como o José Maurício e dengue há 15 anos, moro no Rio…acho q estou imunizada, né? Ah! Já tomei vacina de tétano em 2004, é válida por dez anos. Infelizmente não vou poder comer nenhuma “saladinha” francesa? Pôxa, adoro saladas tb com vários molhos…
Roberta
Prezada Ligia,
Tenho 27 anos e já tomei essa vacina na infância. Nesse caso, não há necessidade de reforço?
Obrigada.
Ligia Fernanda
Juliana Gomes,
Gostaria de complementar a informação repassada pela a enfermeira do posto o qual você procurou. Realmente a vacina Dupla Viral -DV (sarampo/ rubéola) ou Tríplice Viral – VTV( sarampo/rubéola e caxumba) trata-se de uma vacina dose única garantindo imunidade por toda vida, mas só vale para aquelas pessoas que tem acima de 19 anos de idade e que nunca tomaram a vacina ou não possuem o cartão vacinal que comprove as doses anteriores.
Segundo, o calendário nacional de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde, a população entre 1 a 19 anos de idade devem tomam duas doses da vacina VTV. Geralmente é administrada a 1ª dose com 1 ano de idade e a 2ª dose entre 4 a 6 anos.
Para aqueles que tomaram as duas doses da vacina na infância não a necessidade de repetir a vacina fase adolescente ou adulta.
Só leva ressaltar que pessoa imunizada só é considerada quando apresentar o seu cartão de vacinação em dia.
Abraços!!
Jose Mauricio
Madá: Tive coqueluche também. Só não sabia se dava imunidade, por isso não a citei. Aliás, como é que nós escapamos disso tudo???
Não percam o novo filme de Wim Wenders: “O ATAQUE DOS PEPINOS ASSASSINOS”.
Juliana Gomes
Gente, fui procurar a vacina num posto aqui no rio e, segundo a enfermeira, a dupla viral é dose única e portanto não necessita ser reforçada. Caso eu tivesse dúvida (se estou ou não imunizada) basta procurar um médico e pedir um exame que comprove isso. Ela ressaltou isso principalmente por conta da campanha que já rolou ano passado.
Madá
José Mauricio, estou com vc! Não faltou a coqueluche na sua lista ? A vantagem de ser antigo é que estamos imunes ao sarampo.
Já o pepino, de acordo com a minha médica:
Para evitar: comer somente alimentos bem cozidos. Não tem vacina. O problema desta cepa de bactéria é que pode causar uma complicação chamada síndrome hemolítico- urêmica: leva à insuficiência renal e hemólise ( lise ou destruição de hemácias do sangue).
No site do CDC tem mais informações:
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000296.htm