Leiam este depoimento de Fábio Araujo.
Olá Lina!!!
Estive em Paris do dia 15/04/11 a 23/04/2011.
Ao retornar, dois dias depois comecei a sentir muita febre e indisposição. Achava que estava com uma virose passageira mas, como o quadro se agravou muito, precisei ser internado e após vários exames, finalmente, foi diagnosticado que havia contraído sarampo, muito provavelmente em Paris ( esta doença já é considerada erradicada do Brasil desde o ano 2000 ).
Após este diagnóstico, fiz algumas pesquisas e verifiquei que está tendo um surto de sarampo na Europa e principalmente em Paris. Sabendo do grande alcance do seu blog entre os turistas e também diante da falta de informações nos sites oficiais de saúde do Brasil e da França, gostaria, se possível ,que você alertasse os brasileiros que pretendem ir a Paris quanto ao perigo de se contrair tão grave doença.
Todos devem atualizar seus cartões de vacinação antes de viajar, inclusive com a vacina dupla-viral (vacina para rubéola e sarampo).
Muito obrigado por poder utilizar tão valioso espaço para este informe de utilidade pública.
Fábio Araújo
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
85 Comentários
Jose Mauricio
Como eu sou antigo, quase contemporâneo de Osvaldo Cruz. já tive de tudo: Caxumba, catapora, sarampo e rubéola.Como seguro morreu de velho, sou vacinado contra tétano e febre amarela, devido às minhas andanças pelo interior do Brasil. Mas eu tenho medo mesmo é da dengue, aqui na França Antártica…
Luciano Melo
Essas doenças como o sarampo, varicela estão reaparecendo na europa devido aos grandes fluxos migratórios. As fronteiras se abrem (ou não) e grandes populações se deslocam muitas delas com condições vacinais precárias. No caso do sarampo como é doença erradicada no Brasil, o governo brasileiro devia tornar a vacinação obrigatória para quem vai viajar pela Europa. Grande parte das pessoas com mais de 40 anos já teve sarampo na infância, os mais jovens foram vacinados, mas existe uma parte da população que não teve e não foi vacinada que é muito suscetível, podendo desencadear um surto por aqui também
Jane
Meire
Porque gastroenterite?
Jane
Lina e Fábio Araújo
Obrigada pelo alerta.
silvana
Realmente a França está com uma situação que pode\deve ser denominada de epidemia de sarampo( rougeole ) desde 2008 , mas 2011 pode ser o pico .Os casos basicamente são em pessoas de até 18 anos. O Brasil tem em seu calendario a triplice viral ou a dupla , que inclui o sarampo, e não há registro de caso interno.
O site da ufrj, http://www.cives.ufrj.br/informacao/viagem/, tem informações interessantes; sugiro consultar seu médico antes de viajar
Rogerio
Foi azar, poderia passar com qualquer um .
Foi falta de sorte.
Estimo melhoras e mais sorte na próxima viagem a Paris
Helena Bäuerlein
Bom saber !
Inúmeras vezes contraio resfriados e gripes( acho que nos aviões, esses grandes dormitórios públicos, com vírus e bactérias trocando figurinhas!!!), em viagens. Já é bastante desagradável, ficar doente fora de casa, e em EUROS !
Imagine uma coisa mais séria.
Muito obrigada pela informação. Vou compartilhar !
Flavia Ribeiro Andrada
Fábio e Lina: obrigada pela valiosa informação! Estou indo ao CEDIPI http://www.cedipi.com.br/ tomar já a vacina, pois embarco dia 01/06. Obrigada por se preocuparem e por divulgarem!!!
Nívea
Bom saber! Estou indo pra lá dia 09/06, eu estou vacinada, mas meu marido, nao.
Fernanda Z.
Importante informação.
Muito obrigada por compartilharem.