Para aqueles que gostam de circular de carro pela França, publicamos hoje este artigo do leitor Maurício Christovão. Após uma estadia de quatro dias entre a Bretanha e a Normandia ele pegou a estrada em direção à Provence. No trajeto, aproveitou para conhecer rapidamente a bonita Bordeaux. Resultado: já está programada uma estadia de alguns dias em Bordeaux na próxima viagem em terras francesas.
Por Maurício Christovão
Após Saint Malo continuamos nossa viagem em direção ao sul da França. Fizemos mais de 1.100km. A viagem foi muito agradável com bom tempo em todo o trajeto. Aproveitamos bem a infraestrutura das autoestradas com postos de gasolina e boas lanchonetes.
Vindos de Saint Malo pela A630, atravessamos a bela Ponte da Aquitânia e pegamos a primeira saída à direita para o bairro de Le Lac, uma nova área de expansão urbana de Bordeaux, que concentra alguns hotéis e grandes loja como a Leroy Merlin e Decathlon. Optamos por uma hospedagem mais afastada devido aos preços e a falta de estacionamento na maioria dos hotéis do centro. Ficamos no Ibis Le Lac, dentro do padrão da rede, sem surpresas.
Estávamos curiosos para experimentar o transporte urbano de Bordeaux, com seu já famoso metrô de superfície que corta boa parte da cidade. Numa rua próxima ao Ibis pegamos um ônibus, onde compramos (1,50 euro) e validamos o ticket de integração para o metrô. Nos pontos finais das linhas do metrô há máquinas de venda do bilhete, que tem um tempo de utilização de até uma hora entre as conexões. Dá e sobra, pois as distâncias não são grandes.
Desembarcamos na Place des Quinconces, onde havia um circo (!!!) e o grande monumento aos Girondinos, que tomaram parte importante na Revolução Francesa. O monumento consiste numa coluna alta, encimada por uma estátua alada de bronze. A base é rodeada por dois grupos de estátuas poderosas, a Liberdade e a Concórdia, montadas em quadrigas com cavalos mitológicos e elementos marinhos. As estátuas jorram água que provocam pequenos arco-iris ao sol da manhã.
Ao lado da Place de Quinconces, na Cours 30 Juillet, está o Office de Tourisme de Bordeaux. Seguindo pela mesma rua, chegamos à Place de La Comédie onde se encontram a Ópera National de Bordeaux e o luxuoso Grand Hotel de Bordeaux.
A impressão é de pura opulência e percebe-se que é uma cidade cuja força e prosperidade vem de longe.
Ao lado do Grand Hotel, seguindo a pequena Rue de Mautrec, encontramos a Eglise de Notre Dame cuja fachada não impressiona muito. Mas a visita ao seu interior vale a pena, com belos vitrais e um grande órgão de tubos.
A Cours du Chapeaux Rouge fica ao lado da Ópera e é arborizada e muito agradável, além de ter um sanitário público (pago). Na esquina com a praça existe a estátua de uma cabeça descomunal, muito fotografada pelos turistas.
Mais à frente, fica a Rue Sainte-Catherine, que concentra o comércio das grandes marcas francesas e internacionais (FNAC, Apple, Galeries Lafayette, etc.). Se o negócio é fazer compras, esse é o lugar!
Derivamos em direção ao Rio Garonne, que é navegável e tem uma bela orla com calçadão e ciclovia, e chegamos ao Mirroir d’Eau que fica em frente à Place de la Bourse.
A idéia do Mirroir d’Eau é simples, mas muito bem executada: são placas de granito separadas por pequenas ranhuras, por onde sai um spray de água e em poucos minutos forma-se uma fina camada que reflete o casario da Place de la Bourse ao redor. O efeito é belíssimo e passado algum tempo a água é drenada e o ciclo recomeça. Sugiro tomar cuidado com as máquinas fotográficas que não se dão bem com a umidade. O spray atinge quase um metro de altura. Para obter o reflexo perfeito nas fotos, é preciso esperar um pouco, para dar tempo dos turistas pararem de fazer ondinhas…
Observações do Conexão Paris: nós já estivemos em Bordeaux várias vezes e temos artigos publicados com circuitos para conhecer a cidade e seus arredores, assim como dicas de bons restaurantes. Clique aqui para ler outros nove artigos sobre Bordeaux. Ainda uma explicação sobre a foto da escultura na Place de la Comédie. Este grande rosto é obra do escultor catalão Jaume Plensa. Ano passado, a prefeitura de Bordeaux lançou um pedido de doações para aquisição da obra. As últimas notícias indicam que a soma necessária não foi arrecadada. Provavelmente a obra não será instalada definitivamente neste espaço e os dons serão devolvidos.
Como ir de Paris até Bordeaux? (clique aqui)
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você encontra vários passeios pela região de Bordeaux. Clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
ana
Boa noite. Eu e meu marido estaremos em Bourdeaux por 7 dias. Vale a pena e como fazer um bate e volta para Provence? Ou para Champagne?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Ana, um bate e volta não é possível. Essas 2 regiões ficam por volta de 6 horas de carro de Bordeaux. Sugiro uma ida à Biarritz (2 horas de carro).
Abraços.
Ana Ribeiro
Boa noite Priscila,
tenho uma duvida e gostaria de saber se vc poderia me ajudar. Chego em Paris dia 16 de abril as 14:00 pela Air France e vou pra Bordeaux de trem. Vc acha que vale a pena comprar a passagem antes ou lá na hora? Tem um TGV que sai as 16:28 e um que sai as 18hr. Estava querendo comprar esse as 16:00, consigo pegar ele a tempo?
Rodrigo Lavalle
Ana, esses trens saem da estação que existe dentro do aeroporto CDG? Se a resposta for afirmativa você consegue pegar o trem das 16:28 (desde que não haja atrasos no voo).
Abraços.
Neus Reis
Nunca estive em Bordeaux, mas com seus comentários me interessei bastante e penso em inclui-la na minha proxima viagem, que será para a região da Provence. Obrigada.
nair
Bordeaux (bord de l’eau) li outro dia e achei interessante. Visitamos a cidade e região, fiquei encantada com Spa Caudalie, numa vinicola fantastica, hotel super aconchegante, 2 restaurantes perfeitos, fizemos muitos passeios de bike pelos vinhedos, saudades.
Cristiane Pereira
Delícia de relato. Só conheço Bordeaux de longe – da estação de trem! – e ela está sempre na minha lista de “cidades da França a conhecer”. Obrigada por compartilhar sua experiência, Maurício!
eymard
Mauricio, excelente. Uma falha na minha biografia é ainda não conhecer “bordo”! Genial o espelho d’agua. Seu post é tão bom que Claudia Oiticica veio comentar. abs
Sandra Porto
Puxa vida,quando fui a París eu chorava de emoção em alguns lugares.Dentro dos museus sempre me emocionava.E todas as vezes que vejo alguma notícia como essa sobre a França,meu coração acelera.O que será isso?Pq estou sempre emocionada com
a França e especialmente com Paris e Bordeoux
Mauricio Christovão
Faltou dizer que Bordeaux é a única cidade que me lembro que virou cor: o bordô, que é mais ou menos a cor do vinho tinto. Pelo menos, para nós homens, que só enxergamos 7 ou 8 cores…
Alcilene M. de Sousa
Bom dia a todos. Encantador,adoraria fazer esse tour na próxima viagem,pois só conheci em excursão,ou seja, de passagem. Beijo
Cláudia Oiticica
Maravilha de viagem, Maurício! Lendo e revivendo essa cidade encantadora. Bordeaux é tudo de bom!