O senso comum diz que todo o ouro retirado do Brasil no século XVIII foi parar na Inglaterra. Não é verdade. Acaba de chegar às livrarias um livro que comprova que a França recebeu boa parte do tesouro.
Boa Ventura! – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810), do jornalista Lucas Figueiredo, mostra que no século XVIII a França utilizou 86 toneladas do metal precioso brasileiro para cunhar moedas. Em 1786, por exemplo, 30% das moedas francesas foram cunhadas com o ouro brasileiro.
Como todo este ouro foi parar na França? A resposta está no fascínio que Paris sempre exerceu.
D. João V, o rei de Portugal que desfrutou de centenas de toneladas de ouro do Brasil, fortuna jamais vista até então no mundo, era obcecado em imitar Luis XIV, o Rei Sol da França. Assim, mandava vir de Paris o melhor que o dinheiro podia pagar, sobretudo joias. D. Maria Ana da Áustria, mulher de D. João V, tinha 520 peças.
D. José I, filho de D. João V, não foi muito diferente. Às oficinas de François Thomas Germain, em Paris, ele encomendou uma das maiores baixelas da Europa, com 1.270 peças, na qual trabalharam simultaneamente 1.200 artesãos. À mesma oficina, fornecedora oficial de Versailles, D. José contratou um aparelho para almoço em ouro maciço, uma raridade (apenas seis pequenas peças – duas colheres, dois garfos e duas facas – consumiram quase meio quilo do metal precioso).
Esses são apenas alguns exemplos de como os reis de Portugal deixaram escapar para a França uma fortuna que depois lhes faria muita falta.
Paris enfeitiça…
O autor: Lucas Figueiredo, jornalista e escritor, ganhou uma dezena de prêmios, entre eles, três Esso, o mais importante do jornalismo nacional. É autor de quatro outros livros reportagem, todos publicados pela Record: Morcegos Negros, O Ministério do Silêncio, O Operador e Olho por Olho.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Adriana Pessoa
Livro mais vendido atualmente na Livraria Ouvidor Savassi, segundo me informou o vendedor. Já comprei o meu, já presenteei amigos.
conexaoparis
Adriana Pessoa
O meu genro vai ficar feliz com esta notícia.
Samuel
Bel,
Não é assim um roubo .. rs .. é um desequilíbrio na balança comercial.
Rs.
Cláudia Oiticica
Li a matéria elogiosa na Veja sobre esse novo livro do Lucas Figueiredo. Não tem como não se interessar pelo tema.
Bel
Ótima dica. Eu só queria saber mesmo quando é que afinal Portugal, França e afins vão devolver tudo que roubaram.