Aconteceu no último sábado, no hotel Pestana do Rio, o seminário Viajosfera, organizado pelo super Riq Freire e sua sócia Elisa Araujo. O evento reuniu 180 blogueiros de viagem do Brasil.
O Conexão Paris estava lá. Achamos o evento maravilhoso pois nos deu a possibilidade de conhecer a realidade de outros blogueiros, trocar experiências e refletir sobre nossa condição.
Aqui está o que eu concluí das longas conversas que tivemos ao longo do dia:
A principal questão para o blogueiro de viagem é como ser remunerado pelo seu trabalho. Como os blogs ainda são um meio de comunicação novo e um formato de trabalho também novo, ainda não temos uma solução para esta questão.
Existem algumas pouquíssimas experiências bem sucedidas. E o Conexão Paris é um exemplo (estamos muito orgulhosas disso!). Primeiro, fomos pioneiras no país na venda de guias – já são 8 mil guias vendidos em pouco mais de 2 anos. Agora, transformamos o Conexão Paris em uma editora que irá nos permitir lançar guias sobre assuntos que muitas vezes não dominamos completamente. Além disso, recebemos comissão pela indicação de empresas em Paris que são nossas parceiras. Vale ressaltar, que cinco das empresas indicadas nasceram da demanda dos leitores do Conexão Paris. É isso que nos permite viver do nosso trabalho e nos dedicar em tempo integral a ele. Não ganhamos rios de dinheiro, mas conseguimos manter nossa independência para avaliarmos lugares e estabelecimentos de forma anônima. Além do Conexão Paris, a Patrícia de Camargo do Turomaquia, o Tony Gálvez do Blog de São Paulo e a Silvia Oliveira do Matraqueando percorreram caminhos similares ao nosso e são exemplos muito bem sucedidos. Temos ainda blogs que conseguem se sustentar por publicidade e patrocínio, como são os casos do Viaje na Viagem e do mega Melhores Destinos.
Mas o que vimos é que tudo ainda é uma grande confusão: em linhas gerais, agências de marketing e parte da indústria do turismo, de olho na credibilidade dos blogs junto a seus leitores, vivem à caça de posts favoráveis. Para isso, a estratégia adotada é convidar blogueiros para viagens, hospedagens e outras experiências gratuitas. Essa prática é lícita, mas vemos que os princípios éticos que devem reger esta relação muitas vezes não são claros – nem para os blogueiros nem para quem faz o convite.
Para nós, participar da formação do mercado e poder contribuir para o amadurecimento das relações entre blogueiros e os profissionais de marketing é algo muito estimulante. Temos convicção que é possível construir parcerias éticas, que beneficiem tanto o blogueiro e seus leitores como as empresas. Acho que o fio condutor é a credibilidade do blogueiro, o que temos de mais valioso. Os autores dos blogs devem ter princípios éticos rígidos para que essa credibilidade não seja posta em questão. E, junto com as empresas, devemos ser criativos para encontrar soluções inovadoras que vão além das práticas tradicionais de publicidade e relações públicas. Temos certeza que podemos gerar resultados significativos para as empresas. Mas é preciso começar a pensar fora da caixa. Mas sempre dentro dos princípios da ética e da transparência para com os leitores. A ABBV foi criada com este intuito e está aqui para nos ajudar a refletir e encontrar soluções.
E, como ninguém é de ferro, aproveitei para turistar um pouco pelo Rio. Fiz um roteiro delicioso pelo centro antigo, a partir de uma dica que vi no blog Rapha no Mundo. Foi maravilhoso e só me fez me encher ainda mais de orgulho dessa cidade maravilhosa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Magrineli
meninas, uma das maiores tristezas de não ter ido ao Seminário (2 casamentos no mesmo dia me impediram) foi não ter conhecido vcs. O Conexão foi minha primeira leitura de blog de viagem quando comecei a gostar da área, agora ponto obrigatório na minha manhã. Obrigado sempre pelas ajudas quando em viagem pela Cidade Luz e por manter o sonho quando ausente dela. Nos vemos ano q vem, caso vcs voltem ao evento. Valeu.
Lina
Magrineli
Você estava sumido. Ainda nos encontraremos…
Amélia
Como sempre vocês se destacam, são éticas, antenadas e muito, muito gentis!!!Vocês foram a alma da minha viagem a Paris em 2011, assim como serão em 2013!!!Parabéns!!!
Nilza Freire
Lina e Mariana, vocês são exemplo para todos os blogs do gênero, quem conhece o CP se apaixona imediatamente por seu conteúdo diversificado, formato atraente e moderno e a certeza de que nunca vai ficar em dúvida, sempre terá um gentil retorno. Organização impecável e seriedade nota mil.
Sinto-me suspeita para elogiar tanto, pois já me sinto “de casa”, mas preciso declarar minha admiração e respeito pelo trabalho de vocês, parabéns!
Lina
Nilza
Nossa, hoje está ótimo por aqui. O Jorge disse que sou nota 1000 e você me faz esta declaração de admiração. Estou nas nuvens.
Tony Gálvez
Foi um prazer te conhecer, Mariana, e saber mais sobre o trabalho de você e da sua mãe. Quando alguém faz um trabalho digno e decente e se dá bem fico muitissimo feliz. Beijos!
Maria das Graças M. de Araújo
Acompanho o Blog desde o seu surgimento. As vezes em que fui a Paris planejei tudo a partir dele. Recomendo-o sempre a outras pessoas. Me sinto até sócia deste empreendimento.
Parabéns…e que continuem assim ….nos fazendo felizes, sonhadora(e)s e antenada(o)s.
Mariana Berutto
Maria das Graças, fico feliz que você se sinta sócia. É assim mesmo que vemos os leitores – como co-autores do blog.
Maurício Christovão
Meu caso é muito grave, doutor!!! Estou viciado em CP, leio todos os dias e ainda fico dando palpites…Acho que vou entrar para o PA(Pitaqueiros Anônimos).
Mariana Berutto
Mauricio, o remédio para isso é ir pra Paris!
Regina Vasconcelos
Preciso confessar a vocês que só não leio o CP quando volto para o Brasil, venho bem depois de tanta coisa que vejo em na Europa, surtout à Paris e principalmente porque minha única alternativa seria me mudar para aí, rsss, o que não é a minha realidade!
Jackie (Jackeline Mota)
Mariana e Lina, também estive no Viajosfera e concordo com suas observações. Queria destacar que foi muito bacana ver pessoalmente uma das pessoas por trás de um blog tão querido. Usei o CP qd planejei nossa ida à Paris em 2009 (enviei e vcs publicaram foto do meu pedido de casamento aí, inclusive), venho sempre aqui pra matar as saudades da cidade e não deixo nunca de indicá-las a quem vai no nosso blog ou pessoalmente procurando dicas de Paris e França. Vocês são referência para turistas e blogueiros.
Parabéns!