Resumo aqui um artigo publicado no jornal Le Monde e assinado por Jean-Claude Ribaut.
O artigo é interessante e complementa informações sobre as transformações – alguns chamam de decadência – por que passam os restaurantes franceses. Alguns restaurantes passaram a trabalhar com produtos congelados e conservas. A estratégia possibilita reduzir o preço do almoço de todos aqueles que trabalham em Paris e moram na periferia de Paris. Com a explosão do preço dos imóveis, a classe média foi expulsa do centro da cidade. Outros restaurantes trabalham somente produtos frescos, preparados por chef e neste caso o preço não é o mesmo.
Com todas os meios de informação à disposição dos turistas, é muito fácil, hoje, saber escolher. Leia o artigo abaixo.
No final de dezembro o Senado francês deve votar uma lei que aumenta a informação aos consumidores. Este projeto de lei prevê as seguintes menções nos cardápios dos restaurantes:
. produit frais – produto fresco
. produit surgelé – produto congelado
. conserve – conserva
. fait maison – feito no restaurante
A luta será feia pois o lobby da indústria agroalimentar é forte.
Enquanto esperamos esta lei eis aqui alguns restaurantes parisienses de confiança onde os pratos são preparados no restaurante:
– Christophe – 8 rue Descartes, 75005
– L’Insoumis – 22 rue des Capucines, 75001
– La Galère des Rois – 8 rue Cavallotti, 75018
– Le Coude-à-Coude – 46 rue Saint Honoré, 75001
– Gorille Blanc – 4 impasse Guéménée, 75004
– Chez Plume – 6 rue des Martyrs, 75009
Leia o artigo do Le Monde aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Jane
Um bom exemplo!
Gostei da descrição,no Le Monde,do Christophe.Pelo que entendi trabalha com fornecedores tradicionais,entre eles um dos mais antigos tripeiros de Paris.Acho muito correto e respeitoso os estabelecimentos darem o nome dos fornecedores.
Madá
Concordo com você.O Guia Gastronômico do CP é excelente e um perfeito aliado.Fui feliz em Paris guiada pelas indicações da Lina.
Mary Silva
Oi Eva! Tb irei na semana santa, e tb irei ficar numa Hotel Cluny. Só que outro, fui olhar para te indicar, mas tb não tem apto. quádruplo. é 1 pena que o hotel que vou está em promoção com café grátis ( e parece muito bom). Vc já viu o que a Danuza Leão indicou nolivro dela??? Vou ver depois escreovo, ‘ta? Acho a idéia da Madá muito boa, como tdas, mas tem que correr, pq já está em cima!!! Sabádo em 1 loja de artigos para viagem encontri uma moça comprando coisas para a viagem dela em janeiro do ano que vem!!! Abçs
Passando a Viagem
Eva,
Você já pensou em alugar um apartamento? O Conexão tem dicas ótimas. Tenho uma amiga que foi com os filhos e amou!
abs viajantes
Madá
Acho que selecionar bistros em Paris é muito difícil, são tantas opções… Acho que será legal ter essa lei aprovada. Porém, creio que apenas produtos frescos nao garantem uma experiência bacana e diferente. As indicações do Guia Gastronômico Lina tem sido perfeitas para mim.
Pessoal, que frio em Paris! Previsão de neve 6a. !
Marcos
Alguém avise à Danuza… 🙂
Luciana
Querida Lina,
Vou ficar hospedada bem perto da Ópera (Rua Scribe) e gostaria, se possível, de indicações de restaurantes para o período da noite naquela proximidade.
Obrigada desde já!!!
conexaoparis
Luciana
Ponto ótimo.
Restaurantes:
. o Café de la Paix na Praça da Opera Garnier
. O restaurante do Hotel Coste na rue Saint Honoré
. O Pinxo – https://www.conexaoparis.com.br/2011/07/27/restaurante-pinxo/
. O First – https://www.conexaoparis.com.br/2011/08/10/first-restauranteboudoir/
Eva
Desculpe se o post estiver no local errado, mas deixei uma msg parecida em outro lugar e como nao tive resposta, fiquei em duvida se ficou perdido em um link antigo.
Vou a Paris em Abril/2012 (semana santa) e levo meus dois filhos adolescentes. Reservei o hotel Cluny Square por indicacao de um casal amigo. Procurei muito hotel com quarto quadruplo e so encontrei em localidades mais afastadas.
O que vc acha deste hotel? Existem opcoes para tomar um cafe da manha barato proximo? No hotel o cafe esta 12 euros por pessoa e nao sei se valera a pena..
Fiz a reserva pelo booking e ainda tenho tempo de ver outras opcoes de hoteis.
Parabens pelo blog! Abracos!
Eva
conexaoparis
Eva
O ponto é excelente, no Quartier Latin e perto de tudo. Vai encontrar muitas opções perto do hotel para o café da manhã. Tem padarias e comércio alimentar por perto.
O hotel está com bons elogios no booking.
Beth
Uma ótima notícia.
Passando a Viagem
Lina,
Achei muito importante esse seu post. Um exemplo de serviço de utiidade pública, digamos. Bom, a minha sugestão é incluir o Bistrot Le Petit Vatel. Preferido do Alex Herzog no seu guia. Fui lá e conversei muito com a dona que explicou como eles fazem compras todos os dias dos ingredientes “frescos” que irão usar no menu. Só tem que fazer reserva porque é mínimo o espaço. Para saber mais. Veja meu post.
http://passandoaviagem.blogspot.com/2011/01/guias-must-have-bistros-paris-de-herzog.html
Abraços viajantes!
Maurício Christovão
Se a moda pega por aqui, no Patropi…