No arrondissement número 13, às margens do Sena, se encontra a Biblioteca François Mitterrand, quatro grandes torres de vidro unidas por um jardim. Um dos andares desta biblioteca é aberto ao público.
Diante da biblioteca se encontra a ponte/passarela Simone de Beauvoir que une o 13ème ao novo bairro de Paris que se chama Bercy e se encontra no 12ème.
Estas quatro fotos são de Sérgio T. Gonçalves
Bercy foi o resultado da reorganização de uma grande área ocupada até meados do século XX por galpões de estoque e engarrafamento de vinhos. Bercy possui, além de um centro comercial que se chama Bercy Village (já falei sobre este centro comercial em artigo passado), um grande parque de 13 hectares e vários hotéis como Kyriad, All Seasons, Novotel. Estes hotéis costumam ter preços mais em conta que outros similares mais centrais. Cliquem nos nomes dos hotéis para terem acesso ao site de reservas Booking.
Um dos maiores parques de Paris onde se encontra esta escultura de Niemeyer.
Inúmeros leitores do blog me pedem informações sobre a localização de Bercy. Tenho a impressão que os tours operators trabalham com os dois hotéis deste bairro. Bairro tranquilo, com este parque maravilhoso, com um centro comercial interessante e muitos restaurantes. O único problema é que ele se encontra fora do circuito turístico, problema este resolvido com a linha 14 a mais bonita do metrô de Paris. Leiam o artigo sobre Bercy Village e seu metrô alta tecnologia no link acima.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Cris Andrade
Lina e Suely: obrigada!
Eymard: “aos borbotões”rrssss ADOREI!!!!
Flavia Cintra
Pra chegar ao Bercy Village, é só descer na estação Cour Saint-Emilion da linha 14.
Ao sair do metrô, já estamos na porta do Bercy Village.
Adorei essa região, e vale à pena conhecer.
Eymard
Conheci muito superficialmente essa região. O passeio, via metro (linha 14) é muito interessante especialmente para quem vai com criança e consegue ficar no primeiro vagão (é aquela linha super moderna que não tem condutor). Ocorre que justo no dia em que fomos, chovia aos borbotões e não estávamos preparados para andar na chuva….uma pena!
Cláudia Oiticica
Gostei de passear pela região do Parque de Bercy, tranquilo, bonito. Uma oportunidade de conhecer um lado de Paris mais moderno e visitar a Cinemateca ( a escultura fica em frente), o Bercy Village. Não atravessei a passarela para chegar à Biblioteca, mas farei na próxima oportunidade. No filme Paris( Cédric klapisch) tem uma cena com o Fabrice Luchini no topo de um prédio que aparece bem essa região.
Marcello Brito
A Biblioteca Mitterrand foi de longe a mais problematica e polemica das obras imaginadas no governo Mitterrand.
Orçamento estourado, curadoria confusa, pouco uso, acesso dificil, isolamento dos outros bairros, divulgação ruim e muitos problemas estruturais.
Se não me engano nao ficou pronta no governo dele e quando inaugurada apresentou de cara uma intermitente infiltração sob o jardim central que ameçava os documentos amarzenados. Depois foi a insolação pelos vidros das torres a castigar os livros. E a resistencia foi crescendo e o publico minguando.
Lentamente os problemas foram sendo corrigidos e uma radical adaptação das intenções iniciais da curadoria foram implementadas.
Finalmente a linha 14 trouxe o complexo para perto de Paris e a ponte SB, linda e exotica o ligou à Bercy.
Se nao me engano vc tb pode tomar um tipo de vaporeto com o mesmo ticket do metro ( é como se fosse uma outra linha de metro) e que percorre esse trecho final do sena começando na estação austerlitzs e parando em Bercy, na biblioteca e um pouco mais a frente.
Fui a muitos anos logo que inaugurou e a região era um deserto. Fui novemante agora em setembro e as coisas começam a acontecer em volta. Vi cafés, comercio, predios residenciais bacanas e modernos…enfim vida. A Ponte SB merece uma visita de tão linda, mas ainda preciso conhecer o outro lado, e o village bercy.
Sueli OVB
CRIS
O Montsouris é um parque lindo, assim como o Monseau, o Butte Chaumont, o Belleville, o Georges Braseens, o La Villette… Adoro os parques de Paris!
Agora só falta Bercy.
conexaoparis
Hugo
Pode fazer por transferencia bancária.
conexaoparis
Cris
Este parque é o Bercy. O Montsouris fica no sul do bairro 14.
Moisés
Lá perto está também a Cinemateca francesa, uma visita interessante se vc gosta de cinema. Bem próxima à cinemateca está uma escultura do Niemayer. O bairro em si é bonitinho e tal, mas não me parece ser o que as pessoas procuram em Paris.
Madá
Concordo Lina!
As fotos estão lindas, parabéns Sérgio.
Eu adoro passear por la.
Fui num domingo lá na biblioteca e fiquei impressionada com a quantidade de gente estudando lá dentro. Tem também uma lojinha de livros e itens para presentinhos muito legal.
Eu vi uma exposição linda com o globo de Coronelli. Acho que vale a pena ver o que está sendo exposto por la.
A ponte também fica animada cheia de gente.
Essa margem esquerda tem uma parte moderna da cidade que contrasta com os demais bairros, mas vale a visita, incluindo cafés modernos, mantendo a tradição da comida dos bistros clássicos.
E ainda tem uma mega Declaton na saída do metro.
Porém, como disse o Jorge, não é uma prioridade, fica para quem tem mais tempo mesmo.