Vocês citaram no Conexão Paris muitos livros sobre Paris ou obras que transformam Paris em personagem principal. Algumas dicas eu me lembrei de anotar. Abaixo o nome do leitor e os livros citados. Peços desculpas pelas citações que me escaparam. Por favor, sejam pacientes e contribuam de novo.
Eymard:
.Paris de Colin Jones. Daqueles livros para voltar a ele sempre.
.O Proxima estação de Lorànt Deutsch. O passeio pelos 21 séculos é quase despretensioso. Mas o que eu achei mais interessante foi poder “interagir” com o autor completando com visitas virtuais pelo google maps, street view. Eis uma grande ferramenta de interação entre leitura e mundo virtual.
.O cemitério de Praga de Umberto Eco. O cenário é Paris no fim do séc XIX (1897). Muitas intrigas na velocidade de Eco.
.Bouvard e Pecuchet de Flaubert. Nada a ver com Mme Bovary. Um romance com cara de ópera bufa. Mais atual do que nunca nesses tempos de Dr. Google.
.Casados com Paris de Paula Maclain. História de amor e traição do jovem casal Hemingway nos loucos anos 1920. Achei interessante a ideia. É um romance. Mas a autora usou fontes históricas (personagens reais, histórias reais). Vem bem a calhar com o filme “Meia Noite em Paris”. Mas nada posso dizer do livro pois não li. Apenas gostei da orelha, de algumas páginas que li na própria livraria.
.Os Deuses tem Sede de Anatole France. Um romance da pós revolução muito interessante.
.Paris é uma festa de Ernest Hemingway e sua contraface atual: Paris não se acaba de Vila-Matas. Dois livros muito diferentes um do outro mas com o mesmo sabor de viver Paris.
LuciaC:
.Essência do Estilo de Joan DeJean, autoridade americana em cultura francesa, especialidade séc XVII. Não foi ao acaso que Paris tornou-se a capital do luxo.
.Adeus aos Escargots do jornalista americano Michel Steinberg. Disseca burocracia francesa, a tirania Michelin e termina com um elogio a salade niçoise de Yves Camdeborde.
.Une Histoire de Paris do inglês siderado na França: Graham Robb. Quinhentas páginas, estou estacionada na página 182 faz 3 meses!
.Descoberta da França, uma jornada histórico-geográfica da Revolução à Primeira Guerra Mundial também de Graham Robb onde relata seu passeio de bicicleta pela França.
.Angelique de Anne e Serge Golon. Cheguei a acreditar que Angelique havia mesmo existido, vivido na corte, tamanha credibilidade aos fatos. Acho que agora só se encontra para comprar nos sebos.
.Os Reis Malditos, Coleção imperdível! De Maurice Druon (Academia Francesa de Letras e um pouco de sangue brasileiro correndo nas veias).
Heloisa Luz:
.Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust. Estou falando da adaptação deste clássico da literatura francesa: três volumes, em quadrinhos, com narração do próprio Proust. Adaptação e desenhos de Stéphane Heuet, tradução e notas de André Telles. Jorge Zahar Editores.
Anna Francisca, Lenna e Eliana Barbosa:
.Casados com Paris de Paula Mclain. Delícia de leitura. Flui bem.
Letícia Tórgo:
.Um livro por dia de Jeremy Mercer conta a história de um jornalista que ficou hospedado por um bom tempo na Shakespeare and Company
.Tete-a-tete de Hazel Rowleya, biografia sobre o romance de Sartre com Simone de Beauvoir.
Joe:
.Paris era ontem (1925-1939). Janet Flanner descreve a Cidade Luz durante seus anos de brilho mais intenso.
Maria Cristina:
. Os exilados de Montparnasse de Jean-Paul Caracalla. Revive lembranças do início do século XX de um modo cativante e instrutivo.
. Os segredos das mulheres francesas de Mireille Guiliano. Conselhos sábios e irresistíveis da decantação do vinho aos demais prazeres que encantam os franceses.
. Mulheres francesas não dormem sozinhas de Jamie Callan.
Alzira:
.Os Anos Loucos, de William Wiser. Ele relata o período em que escritores, pintores, músiscos e bailarinos convergiram em bloco, num momento único da historia da cidade.
Maria das Graças:
.Na Pior em Paris e Londres do George Orwell.
Daniela:
.Notre Dame de Paris, do Vítor Hugo. E um outro que não sei se já saiu em português, chamado Americans in Paris! O primeiro dispensa comentários e o segundo trata dos americanos em Paris, pós primeira guerra mundial!
Katya Leitzke:
.Maria Antonieta, da excelente Antonia Fraiser: desmistifica completamente o personagem da rainha vulgar, fútil e culpada de tudo.
.O terror, de David Andress: muito bom, mas difícil de ser encontrado.
.A Sombra da Guilhotina, de Hilary Mantel. Mostra revolução através da visão de Robespierre, Danton, Camille Desmoulins.
. Varennes, a morte da realeza, de Mona Ozouf e Robespierre, virtude e terror, que é nada mais nada menos do que a seleção de alguns discursos e textos do próprio, comentados por Slavoj Zizek. Achei um único exemplar numa bienal do livro em SP e me agarrei nele!
Ricardo Mavigno:
.Paris: The Secret History de Andrew Hussey um livro interessante.
Jacqueline:
.Arco do Triunfo de Erich Maria Remarque situa a ação em Paris. Ele narrou magistralmente as angústias e incertezas de seres ameaçados, marionetes em situações sem saída durante as duas guerra do século XX.
Jacqueline e Jane Curiosa:
.Moulin Rouge, de Pierre La Mure.
Fabiana:
.Adeus aos Escargots: interessante para quem adora a gastronomia, principalmente a francesa;
.Anna e o beijo francês: é mais para aborrecente, mas é uma opção para ver os dilemas de alguém que sai do seu país e vai morar na França;
.Vinho e guerra: livro mais histórico mas que trata da ocupação da França pelos nazistas e os impactos no vinho.
.My life in France, Julia Child
.Mulheres francesas não engordam, de M. Guiliano: um dos meu preferidos, sobre a cultura e hábitos franceses.
Jane Curiosa:
.Guerra e Moda de Dominique Veillon. Historiadora, não abandona a crítica ao consumo exacerbado nem o efeito deletério da ocupação alemã na França.
. Noventa e três de Victor Hugo.
. Las Condesas de la Gestapo de Cyril Eder. Na página 171, ele nos dá um relance sobre um episódio envolvendo Coco Chanel e sua viagem com Louis de Vaufreland à Espanha.
Marcos:
.Rainha da Moda – Como Maria Antonieta se vestiu para a revolução. À primeira vista me pareceu uma grande bobagem mas revelou-se agradável surpresa: prosa fluida mesclando elementos biográficos, história e sociologia da moda. Certamente vai agradar aos francófilos de plantão do CP.
Renata:
. Le Père Goriot de Balzac. Uma sugestão para quem quiser saber como era a sociedade parisiense da era Pré-Haussmann.
Nilza Freire:
.História Secreta de Paris, de Andrew Hussey fala dos escaninhos da evolução da cidade, das guerras. O autor desmistifique alguns fatos tidos como “verdades absolutas” provando que a Historia é romanceada para se tornar menos contundente e mais leve.
Joenilson:
.Revolução Francesa do Max Gallo, “excelente”, permite o conhecimento em detalhes de como se deu a autofárgica revolução francesa e como a mesma mudou o mundo e nos leva a conhecer uma Paris do século XVIII nada glamourosa, mas que serviu para deixar a cidade como ela é hoje: Bela e Intelectual.
Adriana Pessoa:
.Condessa de Barral/A paixão do Imperador de Mary del Priore. O livro trata de Luisa Margarida Portugal e Barros, a futura Condessa de Barral. Uma mulher a frente do seu tempo, que estudou e viveu em Paris.
Rogério:
.Sleeping With the Enemy Coco Chanel’s secret war – A elegancia de Chanel a serviço de Hitler.
Cristiana Pereira:
.E foram todos para Paris de Sérgio Augusto.
Evandro Barreto é um apaixonado por Paris. E apaixonado também pelas boas mesas. Dessas duas paixões, nasceu o livro Na Mesa Cabe o Mundo que você compra clicando aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
130 Comentários
Christianne
Sugiro A Elegância do Ouriço. Maravilhoso!!
Marjorie
Esse, achei maravilhoso: Paris, a Festa Continuou, de Alan Riding. Pra quem gosta do período da segunda guerra mundial então, como eu, é imperdível! Um pouco da sinopse: Entre o heroísmo da resistência, muitas vezes pago com a vida, e a adesão (por convicção ou oportunismo) ao ideário nazista, os franceses adotaram as mais variadas posturas no período, durante o qual teatros, cabarés, cinemas e salas de concerto continuaram repletos e animados.
Misto de crônica do cotidiano e história das mentalidades, o livro de Riding descreve a complexa rede de relações perigosas entre os intelectuais e os ocupantes alemães. A perseguição aos judeus; a guerra ideológica entre a imprensa colaboracionista e as publicações clandestinas; a penúria da maioria da população em contraste com a boa vida da elite, abastecida pelo mercado negro; as hesitações, ousadias e contradições de artistas e escritores como Picasso, Sartre, Marguerite Duras, Céline e Camus.
Ancorado numa pesquisa rigorosa, o autor parece menos interessado em definir heróis e traidores do que em descrever a zona de sombra entre uns e outros, transmitindo de modo vívido a atmosfera instável daqueles anos, em que cada gesto ou palavra poderia ter consequências sérias para milhares de pessoas.
Ina Melo
Outro bom livro sobre Paris – Paris nao acaba nunca, que retrata o periodo da segunda guerra, no fim dos ano loucos.
Juraci Amador
Já li: Próxima estação, Paris; Paris 300 façades pour les curieux; Paris, uma história; Paris não acaba nunca;Paris confidencial; Paris para leigos e o maravilhoso À luz de Paris. Adorei a tua listagem, anotei muitos nomes, amanhã mesmo vou peregrinar pelas livrarias Obrigada.
Aurea Borne
Desde a primeira vez que fui a Paris virei uma viciada em livros sobre a cidade e sobre a França, em geral. Já li muitos e tenho muitos mais, já comprados e aguardando seu lugar na fila da leitura. Mas aproveitei para anotar os nomes dos que ainda não tenho… haja vida para caber tanta leitura!
Atualmente estou lendo “100 dias em Paris”, de Tania Carvalho e “A autobiografia de Alice B. Toklas”, de Gertrude Stein.
Patricia
A trilogia Bicicleta Azul !
Retrata Paris e arredores na epoca da guerra, contando a história de uma familia francesa. Recomendo !
Denise C.
O que estou lendo no momento e gostando bastante é: Paris apaixonada. Um livro de memórias do tempo que a autora morou em Paris.
Interessante e com várias dicas de lugares,restaurantes,lojas,museus….e muito mais.
Evangelina Sugimoto
Gostaria de citar “Memórias de uma moça bem comportada” de Simone de Beauvoir. Quando da minha primeira viagem a Paris refiz as emoções da leitura deste livro num roteiro amoroso.
Dani Silveira
Olá linda adorei este post do site. Já lí alguns dos livros citados, outros são total novidade. Gostei particularmente do História Secreta de Paris. Deixo a dica do livro O Diário de Helen Berr: um relato da ocupação nazista de Paris. Um relato histórico com muitas descrições da atmosfera cidade naquele período. abs
Rodrigo Lavalle
Dani, obrigado pela dica.
Abraços.