Fizemos em setembro 2013 um tour rápido pela maravilhosa Borgonha. Ficamos 2 dias em Beaune e 2 dias em Dijon.
No primeiro dia, visitamos Beaune, a capital do vinho da Borgonha. A cidade é pequena, charmosa, rodeada por muralhas e fácil de ser visitada. Como sempre, antes de mais nada, passe no Office du Tourisme. Normalmente, estes centros de informação distribuem gratuitamente circuitos e mapas. O de Beaune, estranhamente, não. Os turistas devem comprar pequenos guias com os principais monumentos a serem visitados.
Pontos imperdíveis:
- A feira de Beaune
Todos os sábados e quartas pela manhã acontece a feira gastronômica de Beaune na Place de la Halle. A de sábado é muito maior e mais interessante, com mais de 80 comerciantes. Coloridas e alegres, as barraquinhas se espalham pela praça e no interior do mercado coberto. Horário: até 13 horas.
- Hotel Dieu – Hospice de Beaune.
Este hospital foi construído no século XV para atender necessitados e indigentes. Chama a atenção o lindo telhado do prédio, de estilo gótico flamboyant, típico da arquitetura da região.
Em 1971 os atos médicos foram transferidos para locais mais modernos. Hoje ele funciona como museu da vida quotidiana nos séculos passados.
O hospice é ainda proprietário de famoso vinhedo e, todos os anos, no terceiro domingo do mês de novembro, a venda do vinho produzido ali é um grande evento internacional.
- As muralhas de Beaune
Construídas em épocas diversas as muralhas fazem parte da identidade da cidade. Uma sugestão, faça um passeio à noite para ver as muralhas iluminadas.
Hotéis em Beaune
Nos hospedamos em um B&B de charme, uma Chambre d’Hôtes como dizem os franceses.
O Le 5 é muito bem localizado, na entrada da parte histórica de cidade, diante do Office du Tourisme, ao lado de excelentes restaurantes. O escolhemos também porque, sempre que podemos, optamos por pequenos hotéis aconchegantes (em detrimento das grandes redes) e este estava com pontuação 9.5 no site de reservas Booking.com.
Este pequeno hotel com apenas 4 quartos foi inaugurado em junho 2013.
Novinho e com bela decoração, percebemos nos mínimos detalhes o empenho em criar ambientes agradáveis e confortáveis com móveis e objetos de designers premiados. Biblioteca com Nespresso à disposição dos clientes.
Nosso quarto era enorme e aconchegante.
O banheiro, delicioso com decoração refinada. Adorei o detalhe da cadeira.
A sala do café da manhã, não precisa de comentários.
Tudo perfeito. Pães fresquinhos, sucos preparados na hora, geléias requintadas, frutas, embutidos e queijos, coalhadas e cereais. Nós pagamos 155 euros a diária.
Faça sua reserva no site Booking.com
Indicamos também, dois outros hotéis em categorias opostas.
- Le Cep, considerado como um dos melhores hotéis de Beaune. Situação perfeita, no interior das muralhas, requintado e com excelente restaurante. O primeiro preço para um quarto de casal é de 188 euros. Veja informações e faça suas reservas clicando aqui.
- Ibis Styles Centre com excelente localização, ao lado da nossa Chambre d’Hôtes, novinho. Como todo Ibis, simples, limpo e com bom café da manhã. As diárias para início de 2014 começam à 93 euros. Faça sua reserva no site Booking.com. Clique aqui.
Como ir de Paris até Beaune:
Beaune fica a 140 km de Lyon e 45 km de Dijon.
- Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
A Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos diários entre Paris – Orly e Lyon.
Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Renata
Boa noite Rodrigo
Estarei em Dijon de 17 à 20 de Outubro. A Aline Mendonça ainda trabalha como guia? É o mesmo email que está nas falas de 2014?
Caso não, poderia me indicar outro guia que fale Português ou Espanhol?
Rodrigo Lavalle
Renata, não sabemos se a Aline ainda trabalha como guia, sugiro que você envie um email para ela. Escreva também para a Heloisa no email [email protected].
Monica
Olá! Estou indo pra Beaune na próxima semana e estou com uma dúvida: alugar um carro para visitar as vinícolas agendadas ou usar o taxi para fazer os trajetos até as Vinícolas. É que como estaremos bebendo, tenho receio de dirigir. Mas ao mesmo tempo, não tenho notícias do serviço de taxi na cidade, Uber ou taxis normais… Sabem me dar alguma informação sobre essa questão? Muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Monica, táxi no interior é difícil. O melhor é alugar um carro.
Priscila
Olá, gostaria de saber qual a melhor maneira de me descolar da Borgonha para Bordeaux? Há voos entre esses trechos, pois de trem está dando mais de 6h.
Estou programando uma viagem para a rota dos vinhos na França e estou na dúvida quanto a esses deslocamentos.
4 dias em cada região está bom?
Bjs
João Neto
Estou agora em Beaune, e a região é realmente muuito bonita! Rica de história e de sabores. Estou hospedado no Ibis Style Centre, que está muito bem localizado, entre a estação de trem e o Hospice. Os vinhos são o combustível do passeio, e também contamos com o ótimo serviço da Aline Mendonça. Levou-nos a vinícolas exclusivas e mais afastadas, passamos por vilarejos belíssimos, sem a correria de uma excursão, e comemos e degustamos ótimos vinhos. Eu e minha esposa a recomendamos também. O email da Aline é [email protected]. Depois do email, acertei tudo bia whatsapp, e foi ótimo. Ainda fomos hoje a Dijon, que é linda e muito organizada. Mistura ares medievais e modernos, e tem um passeio (rota da Coruja) imperdível e que é feito a pé, a partir de 200m da estação ferroviária. Amanhã iremos a Chalon, e, no sábado, ainda tem a feira de Beaune. A Borgonha é show!
Lukas Lemes
Olá,
Estarei em Genebra em Setembro e pretendo subir até Paris. Nada de carro. Estou considerando Lyon mas não me animei muito. Recomenda Dijon ou alguma cidade que seja fácil na rota até Paris? Tenho 3 dias.
Obrigado,
Rodrigo Lavalle
Lukas, Dijon e Beaune: https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/04/dijon-capital-da-borgonha/ e https://www.conexaoparis.com.br/2013/11/04/beaune-capital-vinho-borgonha/.
Abraços.
Nathalia
OLa
Estou indo para a Franca no final de Agosto, somos 4 adultos e 1 bebe de 1 ano e meio. Chegaremos em Paris no dia 23/08. Ficaremos a semana na cidade, e pretendemos pegar um TGV ate Dijon na sexta dia 28/08. Ficaremos em Dijon na sexta e sabado ( temos um casamento na cidade) e gostariamos de ir para Beaune no domingo dia 30/08. Minha ideia era conhecer Beaune no domingo, e fazer um roteiro pelas vinicolas na segunda dia 31/08. Podemos dormir em Beaune ou em outra cidadezinha na segunda 31/08, para entao na terca dia 01/09 partirmos de carro para o Vale do Loire, onde ficaremos 3 dias e retornaremos para Paris. Inicialmente, estou pensando em pegar um trem de Dijon ate Beaune, e ai alugar um carro para conhecer a regiao e depois partir para o Vale do Loire. O que vc acha deste plano? Alguma dica ou sugestao? Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Nathalia, acho mais garantido você alugar o carro em Dijon que é uma cidade bem maior que Beaune. As locadoras mais conhecidas são a Hertz a Avis e a Europcar.
Abraços.
Carolina Santos
Olá! Adorei o seu post! Tenho algumas dúvidas que gostaria que me ajudasse se possivel!
Eu e meu marido iremos a Borgonha em Junho e estamos pensando em nos hospedar em Dijon e visitar Beaune também. Dijon é uma boa opçao para hospedagem? Queremos conhecer as vinicolas e cidade de bicicleta, isso seria possível? Ou carro nos trará mais possibilidades de passeio? Ficaremos 3 dias na Borgonha. Agradeço desde já sua atenção! Carolina
Rodrigo Lavalle
Carolina, Dijon é uma cidade grande, maior que Beaune, ou seja, tem mais opções de tudo (hotéis, restaurantes, lojas). Mas as duas são boas para se hospedar. Aqui você encontra todos os nossos posts sobre a Borgonha: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/bourgogne/.
É possível fazer um roteiro de bicicleta, leia esses artigos sobre esse assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2013/11/22/rota-dos-vinhos-da-borgonha-de-bicicleta/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/09/03/tres-dias-na-borgonha-by-bike.
Abraços.
Marcela
Achei mais uma opção com nota 9,6 no booking: Côté Rempart. Vcs conhecem? Abs
Rodrigo Lavalle
Marcela, não o conhecemos mas se tem essa nota no Booking é porque é um ótimo hotel.
Marcela
Olá Rodrigo/Lina,
Gostaríamos muito de ficar no Hotel Le Cep ou Le 5 em Beaune, porém, eles não têm mais disponibilidade para o período q estamos indo. Vcs conhecem o Najeti Hôtel de la Poste? É uma boa opção? Obrigada!
Henrique
Acabei de retornar da França, com minha esposa, onde visitamos Paris e as regiões da Borgonha e Champagne. Utilizei-me de muitas dicas do Conexão Paris, inclusive do roteiro de Paris, assim como das dicas aqui dos pitacos. Então, me senti no dever de retribuir um pouco da minha experiência sobre a Borgonha. Ficamos três noites em Beaune, hospedados no Ibis Style. O hotel é bem localizado, confortável, os quartos são bons, o café da manhã bem servido e o custo bastante atrativo. No primeiro dia, como chegamos no início da tarde, aproveitamos o dia para dar uma volta pela cidade. A região central de Beaune não tem muita coisa para ver, apesar de uma cidade linda e muito agradável. A visita Hospice é indispensável e, aliás, o áudio-guia que é fornecido na entrada, em português, é muito bom. Para quem quer ter uma idéia da cidade tem um trenzinho, na frente da entrada do Hospice, com narrativa em português, que mostra os principais pontos da cidade e conta os principais fatos históricos. Bem interessante! Mas vamos ao que interessa…os vinhos da Borgonha. Para eles reservamos dois dias. Nessa parte etílica contamos com o auxílio da Aline Mendonça, uma tradutora-guia brasileira que mora em Beaune, mencionada diversas vezes no Conexão Paris. Olha, sinceramente, é imprescindível ter o acompanhamento de alguém para realizar as visitações. Tínhamos a experiência do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, e de Montalcino, onde basta chegar e fazer as degustações. Entretanto, na Borgonha tudo precisa ser agendado e as vinícolas pequenas, para ter acesso, somente com uma pessoa de lá e que conheça os vinhos da região. Ficamos dois dias com a Aline, uma para fazer a Cote de Nuits e outro para a Cote de Beaune. Além das explicações acerca dos vinhos da região, ela planejou tudo, desde as degustações nas vinícolas, umas maiores outras menores, até as reservas para almoço. Além de tudo ela é muito gente fina. Enfim, foi fantástico. Mais uma sugestão, não deixem de levar uma mala de vinhos, para trazer alguns exemplares para casa.