Fizemos em setembro 2013 um tour rápido pela maravilhosa Borgonha. Ficamos 2 dias em Beaune e 2 dias em Dijon.
No primeiro dia, visitamos Beaune, a capital do vinho da Borgonha. A cidade é pequena, charmosa, rodeada por muralhas e fácil de ser visitada. Como sempre, antes de mais nada, passe no Office du Tourisme. Normalmente, estes centros de informação distribuem gratuitamente circuitos e mapas. O de Beaune, estranhamente, não. Os turistas devem comprar pequenos guias com os principais monumentos a serem visitados.
Pontos imperdíveis:
- A feira de Beaune
Todos os sábados e quartas pela manhã acontece a feira gastronômica de Beaune na Place de la Halle. A de sábado é muito maior e mais interessante, com mais de 80 comerciantes. Coloridas e alegres, as barraquinhas se espalham pela praça e no interior do mercado coberto. Horário: até 13 horas.
- Hotel Dieu – Hospice de Beaune.
Este hospital foi construído no século XV para atender necessitados e indigentes. Chama a atenção o lindo telhado do prédio, de estilo gótico flamboyant, típico da arquitetura da região.
Em 1971 os atos médicos foram transferidos para locais mais modernos. Hoje ele funciona como museu da vida quotidiana nos séculos passados.
O hospice é ainda proprietário de famoso vinhedo e, todos os anos, no terceiro domingo do mês de novembro, a venda do vinho produzido ali é um grande evento internacional.
- As muralhas de Beaune
Construídas em épocas diversas as muralhas fazem parte da identidade da cidade. Uma sugestão, faça um passeio à noite para ver as muralhas iluminadas.
Hotéis em Beaune
Nos hospedamos em um B&B de charme, uma Chambre d’Hôtes como dizem os franceses.
O Le 5 é muito bem localizado, na entrada da parte histórica de cidade, diante do Office du Tourisme, ao lado de excelentes restaurantes. O escolhemos também porque, sempre que podemos, optamos por pequenos hotéis aconchegantes (em detrimento das grandes redes) e este estava com pontuação 9.5 no site de reservas Booking.com.
Este pequeno hotel com apenas 4 quartos foi inaugurado em junho 2013.
Novinho e com bela decoração, percebemos nos mínimos detalhes o empenho em criar ambientes agradáveis e confortáveis com móveis e objetos de designers premiados. Biblioteca com Nespresso à disposição dos clientes.
Nosso quarto era enorme e aconchegante.
O banheiro, delicioso com decoração refinada. Adorei o detalhe da cadeira.
A sala do café da manhã, não precisa de comentários.
Tudo perfeito. Pães fresquinhos, sucos preparados na hora, geléias requintadas, frutas, embutidos e queijos, coalhadas e cereais. Nós pagamos 155 euros a diária.
Faça sua reserva no site Booking.com
Indicamos também, dois outros hotéis em categorias opostas.
- Le Cep, considerado como um dos melhores hotéis de Beaune. Situação perfeita, no interior das muralhas, requintado e com excelente restaurante. O primeiro preço para um quarto de casal é de 188 euros. Veja informações e faça suas reservas clicando aqui.
- Ibis Styles Centre com excelente localização, ao lado da nossa Chambre d’Hôtes, novinho. Como todo Ibis, simples, limpo e com bom café da manhã. As diárias para início de 2014 começam à 93 euros. Faça sua reserva no site Booking.com. Clique aqui.
Como ir de Paris até Beaune:
Beaune fica a 140 km de Lyon e 45 km de Dijon.
- Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
A Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos diários entre Paris – Orly e Lyon.
Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
José Aristides e Aline
Acabamos de voltar de uma viagem maravilhosa com passagem pela borgonha… Todas as dicas do site foram confirmadas… Fizemos o passeio da rota dos grand crus com a guia Aline Mendonça, foi simplesmente sensacional, provamos aproximadamente 30 vinhos diferentes acompanhado de pequenas degustações, já que uma das vinícolas recomendadas estava fazendo aniversário…O passeio sem a Aline não teria sido o mesmo recomendo 100%….Ahh, não deixem de ir ao bistro da L’Hostellerie de Levernois muitooo bommmm!!
José Aristides
Obrigado Rodrigo!
Consegui contato com a Aline. Nós vamos alugar um carro, vc acha melhor alugar por aqui ou em Beaune? Tem indicação de algum site?
Rodrigo Lavalle
José, saindo da estação de trem de Beaune existe uma pequena locadora de veículos. Pergunte a Aline se ela conhece alguma grande locadora.
Abraços.
José Aristides
Boa tarde! Eu e minha esposa estamos indo para borgonha com QG em Beaune entre os dias 04/04 – 08/04. Gostaríamos de dicas relativas a vinícolas, passeios, cidades vizinhas que vale a pena conhecer, castelos etc. Tentei mandar o e-mail para a guia Aline mas não estava correto. Alguem pode me confirmar o contato dela?? Abc
Rodrigo Lavalle
José, leia os nossos artigos sobre a Borgonha: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/bourgogne/.
O básico é ir parando nas cidades entre Beaune e Dijon.
O email da Aline é [email protected]. O “mendonca” sem ç como está no artigo, nos desculpe.
Abraços.
Maryanne
Obrigada Rodrigo. Vou seguir sua dica, depois volto pra contar como foi.
Maryanne
Pretendo ficar 2 noites em Baune, chegando de trem de Paris e saindo de trem pra Lyon. Gostaria de fazer o passeio de bike pelas vinicolas em um dos dias e passear pela cidade no outro dia. Pergunto se é necessario alugar carro ou dá pra se virar bem sem um?
Rodrigo Lavalle
Maryanne, se você pretende em um dos dias fazer o passeio de bike e no outro passear pela cidade, não há necessidade de alugar um carro. A cidade é relativamente pequena e a pé se conhece tudo.
Abraços.
Josiane
A melhor maneira de conhecer a Borgonha é ter Beaune como base. Ficamos quatro dias em junho de 2013, mas nos hospedamos no Ibis Style Centre. O hotel é muito bom, tranquilo, atendimento ótimo. O que nos incomodou foi que no café da manhã, alguns hóspedes levavam seu cães e ficavam acariciando-os, para depois pegar nos alimentos. Adoro cachorro, mas tem hora e lugar para tudo. Foi assim em vários hotéis. Agora teremos que verificar mais esse item na reserva de hotéis.
Abraço
Dulce das graças Godoy Simon
Adoro já fui várias vezes a Paro
Regiane
Lina,
adoro o seu blog, cheio de dicas maravilhosas!!
a minha dúvida é se vale conhecer Beaune em um dia, a partir de Lyon. Ou o melhor é dormir mesmo em Beaune? Precisarei do aeroporto em Lyon para seguir viagem até Bordeaux. Pode me dar uma luz??
Abraço,
Regiane
Rodrigo Lavalle
Regiane, se existir a possibilidade de dormir em Beaune o passeio será mais completo e menos corrido.
Abraços.
Marcia Lube
Rodrigo Lavalle
É mesmo, o castelo de Fontainebleau é lindíssimo e realmente vale à pena ser visitado .
Priscila Filgueiras Duarte
Bom dia!! Vou p Paris no Ano Novo e de lá vamos p Beaune de Carrro. Gostaria de saber quais castelos no Vale do Loire posso visitar sem ter que sair muito da rota. Obrigada!!!
Priscila
Rodrigo Lavalle
Priscila, melhor do que visitar os castelos do Loire e ter que desviar do caminho é visitar o castelo de Fontainebleu que está no trajeto. Um dos castelos mais bonitos da França. Sem desvios.
Abraços.