Por Mauricio Christovão
Um bom programa na Provence, do tipo 2-em-1, é assistir a um espetáculo de música, luzes e cores numa pedreira desativada e depois visitar um castelo numa montanha de pedra com uma belíssima vista dos arredores. Estou falando das Carrières de Lumières e de Baux-de Provence, que ficam próximas a Arles (15 km) ou Avignon (30 km).
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Carrières de Lumières
Sugiro assistir ao espetáculo audiovisual — Carrières de Lumières — antes da visita ao castelo. Este tem uma bela subida em pedra, o que pode ser um tanto cansativo. Vale a pena comprar o ingresso que dá direito ao acesso aos dois locais com um pequeno desconto.
Quando estivemos lá, em setembro de 2014, estava em cartaz a apresentação das obras de Klimt e outros pintores vienenses do começo do Século XX.
Carrière quer dizer pedreira e esta forma um cenário realmente impressionante. Da extração dos blocos de pedra ficaram grandes cavernas com paredes e teto retos, com pé direito bastante alto, permitindo a projeção das obras dos artistas embaladas por música especialmente selecionada.
O efeito é emocionante e recomendo fortemente a visita ao local. É melhor levar um agasalho leve, mesmo no verão, lá dentro, pode fazer frio.
O espetáculo dura aproximadamente uma hora, mas a sessão é contínua, você pode chegar a qualquer momento e esperar passar de novo o ponto em que começou a assistir. Você pode sair da sala de projeção e acessar uma lanchonete pelos fundos, mas a saída definitiva é pela mesma porta de entrada, onde está a loja de lembranças.
Carrière possui um estacionamento grátis.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Baux-de Provence
A 800 metros dali está o castelo de Baux-de-Provence que não é muito grande, mas tem um pátio bastante extenso onde existem catapultas de diversos tipos e tamanhos, todas operacionais. No verão acontecem demonstrações dessas antigas máquinas de guerra, mas quando estivemos lá nada aconteceu.
Lá em cima a vista das fazendinhas com as plantações de oliveiras é belísima, alcançando vários quilômetros. Pela posição esse castelo devia ser um ponto estratégico da região e hoje ainda impressiona.
A pequena vila em volta do castelo tem o de sempre: lojinhas de lembranças, restaurantes, cafés, além da igreja de Notre Dame de Beauvoir. Um aviso lembra que não há banheiros lá em cima, logo previnam-se antes de subir…
O castelo também tem um estacionamento, mas esse é pago.
Observação do Conexão Paris: se quiserem informações sobre a Provence, leiam os artigos que já publicamos aqui, inclusive um sobre a visita da maravilhosa Carrières de Lumière. Cliquem aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Como chegar em Baux de Provence saindo de Paris
. De trem. Não existe estação de trem em Baux de Provence, mas é possível ir até cidades próximas como Arles e Avignon e depois pegar carro ou ônibus. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De carro. Passando por Beaune, Lyon, Avignon. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. É possível ir de ônibus até a charmosa Avignon. Esta é a opção mais barata – preços a partir de 22 euros – e a mais longa, 9h15 de trajeto. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Leia também sobre a Provence
- Provence, no sul da França: o que visitar
- Guia da Provence: o que NÃO FAZER (+ distâncias)
- Primavera na Provence: o que levar na mala?
- Guia O Essencial da Provence
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Maria Amália
Olá Maurício,
Existe algum “tour” tipo bate e volta saindo de Paris para conhecer as Carrières de Lumière?
Posso fazer num dia só ou preciso me hospedar nas redondezas ? Onde?
Desde já agradeço ,
Um abraço ,
Amália
Rodrigo Lavalle
Maria Amália, o ideal é se hospedar em Arles ou Avignon e, a partir de uma dessas cidades, alugar um carro e visitar as Carrières de Lumière.
Outra opção é ir de Paris até Aix-en-Provence e fazer o passeio que segue os passos de Van Gogh pela Provence e que vai até as Carrières. Leia sobre esse passeio aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-em-outras-regioes-da-franca/passeios-provence/provence-van-gogh-grupo.html.
Abraços.
Susie F.Rocha
Carrières de Lumières é imperdível !
Susie F.Rocha
Foi uma das experiências mais maravilhosas que presencie , vale muito a pena!
Dormi duas noites nesta cidade que é mágica com a parte alta murada . Tem um ótimo restaurante próximo ao castelo cujo proprietário é nascido na cidade o nome é Baltazar o mesmo nome do castelo.
Amanda Pessoa amandaemsimesma.wordpress.com
É muito emocionante! Indo à Provence, vale muito a pena!
Mauricio Christovão
Prezadas: As Carrières estão fechadas de 05 de janeiro até 5 de março de 2015, quando começará a nova exposição sobre a Renascença Italiana. Se não pretendem dirigir pelas tortuosas estradinhas francesas, há agências que fazem excursões até lá, o que é bem mais prático. Só existem trens para Arles ou Avignon, cidades próximas. Existe uma linha de ônibus(Ligne 59) de Arles a Saint Rémy de Provence, mas só funciona no período de 25 de maio a 29 de setembro, ou seja, na alta temporada. Vejam abaixo o link para o site:
http://www.carrieres-lumieres.com/
Christiane Marinho
Lina,
Estive na Provence em 2013, amei Les Baux, um dos lugares mais lindos que já conheci! Vale super a pena. A vista é maravilhosa! Fizemos no mesmo dia St-Remy-de-Provence e Les-Baux. Tomei um inesquecível sorvete de lavanda lá! Lindo e delicioso!
Karla Gê
oi, Lina!
Eu já tinha visto sobre esse local num Globo Repórter e fiquei encantada, mas não consegui descobrir como chegar lá a não ser de carro. Tem como ir de trem ou de ônibus?
Pelo que vc falou no post, funciona o ano inteiro, né? Inclusive em pleno inverno de janeiro!
Será que alguém tem ideia de como chego lá sem ser de carro?
Obrigada!
Beijos
Cris Paiva
Olá! A primeira vez que ouvi falar do Les Carrièrres des Lumières, fiquei com muita vontade de conhecer essa exposição diferente das obras de grandes pintores. Mas, quando visitei em junho de 2014, fiquei super encantada. Vale muito a pena visitar o Les Carrières. Aquelas pinturas nas paredes e no chão se movendo, aquela música e toda a atmosfera é muito envolvente. Não deixem de ir!!!
Beth Lima
Olá Mauricio Chistovão
Estava aguardando seu relato sobre a Provence e foi perfeito! Essa é uma região maravilhosa e imperdível. Em 2012 passamos dez dias conhecendo muitas cidades e vilarejos e ficamos tão apaixonados que já decidimos voltar em outra oportunidade. A França toda vicia!
Adorei rever Baux-de-Provence!
Tânia Sciacco
Eu já tinha lido sobre o Carrières de Lumière e achei incrível. Uma ideia que tem sido aproveitada também em fachadas de prédios em eventos especiais. Tenho planos de ir!! Obrigada pelo post