Por Mauricio Christovão
Um bom programa na Provence, do tipo 2-em-1, é assistir a um espetáculo de música, luzes e cores numa pedreira desativada e depois visitar um castelo numa montanha de pedra com uma belíssima vista dos arredores. Estou falando das Carrières de Lumières e de Baux-de Provence, que ficam próximas a Arles (15 km) ou Avignon (30 km).
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Carrières de Lumières
Sugiro assistir ao espetáculo audiovisual — Carrières de Lumières — antes da visita ao castelo. Este tem uma bela subida em pedra, o que pode ser um tanto cansativo. Vale a pena comprar o ingresso que dá direito ao acesso aos dois locais com um pequeno desconto.
Quando estivemos lá, em setembro de 2014, estava em cartaz a apresentação das obras de Klimt e outros pintores vienenses do começo do Século XX.
Carrière quer dizer pedreira e esta forma um cenário realmente impressionante. Da extração dos blocos de pedra ficaram grandes cavernas com paredes e teto retos, com pé direito bastante alto, permitindo a projeção das obras dos artistas embaladas por música especialmente selecionada.
O efeito é emocionante e recomendo fortemente a visita ao local. É melhor levar um agasalho leve, mesmo no verão, lá dentro, pode fazer frio.
O espetáculo dura aproximadamente uma hora, mas a sessão é contínua, você pode chegar a qualquer momento e esperar passar de novo o ponto em que começou a assistir. Você pode sair da sala de projeção e acessar uma lanchonete pelos fundos, mas a saída definitiva é pela mesma porta de entrada, onde está a loja de lembranças.
Carrière possui um estacionamento grátis.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Baux-de Provence
A 800 metros dali está o castelo de Baux-de-Provence que não é muito grande, mas tem um pátio bastante extenso onde existem catapultas de diversos tipos e tamanhos, todas operacionais. No verão acontecem demonstrações dessas antigas máquinas de guerra, mas quando estivemos lá nada aconteceu.
Lá em cima a vista das fazendinhas com as plantações de oliveiras é belísima, alcançando vários quilômetros. Pela posição esse castelo devia ser um ponto estratégico da região e hoje ainda impressiona.
A pequena vila em volta do castelo tem o de sempre: lojinhas de lembranças, restaurantes, cafés, além da igreja de Notre Dame de Beauvoir. Um aviso lembra que não há banheiros lá em cima, logo previnam-se antes de subir…
O castelo também tem um estacionamento, mas esse é pago.
Observação do Conexão Paris: se quiserem informações sobre a Provence, leiam os artigos que já publicamos aqui, inclusive um sobre a visita da maravilhosa Carrières de Lumière. Cliquem aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Como chegar em Baux de Provence saindo de Paris
. De trem. Não existe estação de trem em Baux de Provence, mas é possível ir até cidades próximas como Arles e Avignon e depois pegar carro ou ônibus. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De carro. Passando por Beaune, Lyon, Avignon. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. É possível ir de ônibus até a charmosa Avignon. Esta é a opção mais barata – preços a partir de 22 euros – e a mais longa, 9h15 de trajeto. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Leia também sobre a Provence
- Provence, no sul da França: o que visitar
- Guia da Provence: o que NÃO FAZER (+ distâncias)
- Primavera na Provence: o que levar na mala?
- Guia O Essencial da Provence
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
16 Comentários
Sandra Midori Kuwahara Sasaki
Adorei esse relato! Estou indo para Provence agora em julho, e ficarei em Aix em Provence. Será que é perigoso eu alugar um carro e ir sozinha explorar as redondezas? Pensei em ir até Baux Provence de carro. Ou vocês têm alguma outra sugestão pra quem vai sozinha?
Rodrigo Lavalle
Sandra, não é perigoso ir de carro.
Nilda
Olá Lina. Tudo bom? Estarei visitando a região na próxima semana. Será que as atrações serão fechadas no domingo dia 11/06 para as eleições? Agradeço a atenção.
Rodrigo Lavalle
Nilda, não estarão fechadas. Votar na França não é obrigatório, tudo funciona normalmente.
Aline Paola
Le Baux des Provence é um daqueles lugares em que chegamos e temos a impressão de que o tempo parou. Lugar lindo, fantástico e ainda propicia a experiência de apreciar a “Carriere des Lumieres”. Estive lá em 2014 e não me canso de olhar as minhas fotos.
Para quem tem dúvidas, não há trens até a localidade e nos locomovemos pela região por carro.
Vale muito a pena!
Não esqueçam dos caramelos salgados- sempre!