Post atualizado em maio de 2015
Ir ao banheiro enquanto faz turismo pelas ruas de Paris pode ser um problema. Se você tentar o truque de entrar em um café qualquer e pedir para ir ao banheiro, poderá receber uma resposta bruta do garçom. É melhor, neste caso, sentar-se e pedir um café para, em seguida, usar o banheiro.
Mas saiba que Paris conta com cerca de 400 banheiros públicos, administrados pela Prefeitura da cidade. Estes banheiros, chamados Sanisettes, são gratuitos, e ficam na rua, espalhados por toda a cidade.
Apesar de muito frequentados (alguns recebem até 200 visitas por dia), são limpos (em princípio!) pois possuem um sistema de auto limpeza que entra em ação após cada uso. Para entrar basta apertar um botão ao lado da porta.
Os mais planejados podem consultar o mapa interativo dos banheiros públicos antes de sair de casa.
Além dos Sanisettes, há também os Point WC – também públicos mas tidos como “de luxo”. Nestes casos, a visita é paga e custa 1,50 euros. São banheiros mais confortáveis e bonitos do que as Sanisettes.
Os banheiros Point WC. Foto do site Point WC
A limpeza é manual, mas tem sempre uma pessoa no local para manter tudo nos trinques. São menos numerosos, mas estão presentes perto de grandes pontos turísticos como a Avenue Champs Elysées, o Carroussel do Louvre e a loja de departamentos Printemps, ao lado da Ópera. Veja aqui a localização dos Point WC em Paris.
Tudo bem melhor do que no passado! Em 1834 foram instalados em Paris banheiros públicos e gratuitos que receberam o apelido de Vespasiennes, uma referencia aos banheiros da antiga civilização romana.
Os mais velhos se lembram ainda do cheiro. E apenas os homens podiam usar – e ficavam com as pernas aparecendo por baixo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
18 Comentários
Rose Eliane Starosta
Os point WC são ótimos. O do shopping Place d’Italie é um grande exemplo. Pena que ainda são poucos.
Narrimam
Achei esse banheiros fantásticos, limpíssimos e super seguros. Paris é Paris, não é?
Kennedy
Cuidado! Só em caso de emergência puxe uma alavanca vermelha. Como eu não sabia, fui surpreendido com uma sirene de emergência e a porta se abriu imediatamente.
BRANCA VIANA
ah!!ah!!….é um espetaclo……
ÉÉÉÉÉ,,,…PARIS É PARIS…DISPENSA COMENTARIOS…!!
Cristine
E mesmo assim, com estes banheiros inusitados, a França é apaixonante… uma vez em Ardeche, no sul , após uns tres chopes, fui procurar o banheiro e … me deparo com a tal fossa turca, o buraco no chão. E a porta era aberta… enfim, tive que me segurar!!! Em Paris já usei o publico, sempre com a sensação de uma surpresa!! E penso eu, se for, que seja boa!!! Afinal, é Paris!!!
Juliana
Já usei esses banheiros novos, também fiquei insegura na primeira vez com o fato de não ter tranca. Mas funciona direitinho, é bem higiênico, cada vez que alguém sai da cabine ela é completamente limpa com jatos de águas. (Fique atento para não entrar na cabine quando alguém estiver saindo… espere a porta fechar para a lavação ser feita).
Na minha última viagem à Paris cheguei a salvar um mapa no app do googlemaps com a indicação dos banheiros – eu sempre sabia onde tinha um por perto 😉
Beth
Lina
Quando estive em Paris pela 1a. vez, em dezembro de 1962, ainda havia vários vespasiennes… O cheiro era estarrecedor! Estavam fazendo a 1a. Toillete de Paris, época do De Gaulle. E eu amei Paris de montão, risos. Foi amor à primeira vista e que não acaba nunca…
Abs.
conexaoparis
Quando cheguei em 83 todos os cafés ainda eram assim, um buraco no chão. Quando a gente dava descarga os pés eram inundados.
marcia
em amsterdã ainda tem muitos ‘vespasiennes’, o cheiro é insuportável, impossível passar perto.
acho nojento e sempre me perguntei como ainda mantêm isso pelas ruas.
ps1.: não confio nesses banheiros públicos de paris, abrimos e fechamos a porta apenas apertando um botão, não tem travas, tenho a impressão que a qualquer momento seremos surpreendidos com uma ‘falha técnica’ e uma porta abrindo em um momento indevido.
ps2.: em um momento de aperto passeando por paris, pedi para usar o banheiro de um mercadinho, o senhor muito gentil, me encaminhou até o local. havia um buraco no chão e só. não acreditei naquilo! cheia de casaco, bolsas, cachecol… fazer xixi em um buraco no chão! impossível! depois soube que é normal em alguns lugares mais antigos.
bjs!
Dé
Eu ja’ usei uma vez e considerando que era um banheiro publico, até que estava bem limpinho. Se der para esperar para ir num restaurante, melhor, mas numa urgência, quebra bem o galho.
Falando em banheiros, o mais engraçado que eu ja vi é o de Amsterdam. Apenas para homens, é claro!
http://www.citynoise.org/upload/10836933331.jpg