Post atualizado em maio de 2015
Ir ao banheiro enquanto faz turismo pelas ruas de Paris pode ser um problema. Se você tentar o truque de entrar em um café qualquer e pedir para ir ao banheiro, poderá receber uma resposta bruta do garçom. É melhor, neste caso, sentar-se e pedir um café para, em seguida, usar o banheiro.
Mas saiba que Paris conta com cerca de 400 banheiros públicos, administrados pela Prefeitura da cidade. Estes banheiros, chamados Sanisettes, são gratuitos, e ficam na rua, espalhados por toda a cidade.
Apesar de muito frequentados (alguns recebem até 200 visitas por dia), são limpos (em princípio!) pois possuem um sistema de auto limpeza que entra em ação após cada uso. Para entrar basta apertar um botão ao lado da porta.
Os mais planejados podem consultar o mapa interativo dos banheiros públicos antes de sair de casa.
Além dos Sanisettes, há também os Point WC – também públicos mas tidos como “de luxo”. Nestes casos, a visita é paga e custa 1,50 euros. São banheiros mais confortáveis e bonitos do que as Sanisettes.
Os banheiros Point WC. Foto do site Point WC
A limpeza é manual, mas tem sempre uma pessoa no local para manter tudo nos trinques. São menos numerosos, mas estão presentes perto de grandes pontos turísticos como a Avenue Champs Elysées, o Carroussel do Louvre e a loja de departamentos Printemps, ao lado da Ópera. Veja aqui a localização dos Point WC em Paris.
Tudo bem melhor do que no passado! Em 1834 foram instalados em Paris banheiros públicos e gratuitos que receberam o apelido de Vespasiennes, uma referencia aos banheiros da antiga civilização romana.
Os mais velhos se lembram ainda do cheiro. E apenas os homens podiam usar – e ficavam com as pernas aparecendo por baixo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
18 Comentários
Ana Gomes
Eu usei um perto da Operá e achei maravilhoso!!! Porque não temos aqui em SP??? Não, seria bom demais pra ser verdade….
Ines
Na última vez que estive em Paris em fevereiro passado, olhando a vitrine de uma livraria, bati os olhos num livrinho “Où faire pipi a Paris”. É bem informativo, principalmente para as mulheres.
Roberto Corrêa Gomes
Já eu, entro no primeiro café, uso o meu melhor sorriso para disfarçar a aflição, peço um café e com cara de quem se lembrou por acaso, lasco um tupiniquim “sîl vous plait, oú le toillete, mounsier”?
cecília
Na China a maioria é no chão e voce precisa sempre levar seu próprio papel. Nos grandes centros já começam a ter “opção” para os WC´s que conhecemos. Não ví banheiros públicos em Shanghai ou Beijin. No interior é pior ainda. O mais indicado é sempre esvaziar a “pipa” sempre que tiver um banheiro por perto, aí não vai passar sufoco.
Mauricio Christovão
Como eu tomo remédio para hipertensão, vocês podem reparar que nos meus “posts” sempre faço menção aos banheiros dos locais que visitei… É sempre bom ter moedas de euros e seus centavos, pois encontrei um WC automático na estação de trem Carcassonne que só aceitava 30 centavos e não dava troco!!! Ou seja, só moedas de 10 e 20 centavos. Ainda bem que eu tinha…
Paulo
Uma vez estava muito apertado e pedi ao dono de um café para usar o banheiro às margens do Sena. Ele respondeu: “toilette is in the park” e apontou para uma praça do outro lado. Agradeci pensado que se tratava de um banheiro público, mas ao chegar, pelo cheiro, percebi que ele estava se referindo aos arbustos. Fiquei me segurando umas duas horas até voltar para o hotel.
Claudio Sampaio
Esses WC de luxo eu nao vi. Passei batido. Esse outro automático eu vi mas nao usei. É claustrofóbico e tbm fiquei com medo dele abrir a.porta sozinho..pois parece que ele tem um time de segurança pra agilizar a fila. Sim. Tem fila. Looooongas filas. O melhor mesmo é procurar um mac ou um KFC. Só alegria.
marcia
Onde estavam esses banheiros em minha primeira ida a Paris, em 2009??? Muitos pontos da cidade cheiravam a urina (alguns ainda cheiram, como as margens do Sena). Vamos divulgar isso para que ninguém precise dar uma de cachorro e urinar na rua! Compartilhando em 3, 2, 1!