Os bailes organizados pelos bombeiros fazem parte da lista dos símbolos da cultura francesa ao lado das canções de Édith Piaf, das baguettes, da boina e do mal humor dos garçons (assunto já discutido, não é mesmo?).
Eles acontecem todos os anos no dia 13 e/ou 14 de julho. Às vezes os bombeiros promovem um grande baile na praça da Basitille. Este é um ano de vacas magras, imagino que por questões de segurança, somente com os bailes das inúmeras casernas de Paris. Acho até mais simpático, no lugar de um imenso baile público, estes com dimensões de festa de família.
Estes bailes atraem jovens e menos jovens que gostam de dançar e, claro, contam com a presença dos bombeiros. Aviso às interessadas, a beleza dos ditos cujos é fato comentado de geração em geração. Nâo sei como são selecionados, mas posso garantir que nunca vi um bombeiro feio. Até na Córsega. E olha que na ilha os vejo com frequência em função dos perigosos (e às vezes de origem criminal) incêndios do maquis corso.
Então, se estiverem por aqui na noite do 13 ou do 14 procurem no link abaixo uma caserna perto do seu hotel e mergulhem na cultura bleu/blanc/rouge.
Cliquem aqui para a lista dos bailes.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
41 Comentários
Cynthia
Lilian, seria muito legal irmos juntas, mas temos que ver em qual, pois são vários bailes. E tem um ao lado da minha casa, na Place Monge. É neste que penso em ir porque não tenho que me deslocar muito. Se tiver interesse, me escreva para o [email protected], ok? Um abraço!
Lylian
Cynthia,
Estarei aí com minha irmã e sobrinha e não sei se elas vão querer ir. Eu estou querendo muito ir. Que tal irmos juntas?
Cynthia
Tem problema ir sozinha? Estou passando uma temporada em Paris e gostaria de conhecer os bailes, tão tradicionais, mas não sei se é apropriado ir só.
conexaoparis
nthia
Problema nenhum. Pode ir sozinha.
Beth
Jane
NÂO foi ontem, risos.
Mas os Bailes dos Bombeios é um local muito divertido para dançar no 14 Juillet!
Não necessariamente com alguém da corporação, risos.
Abs.
Jane Curiosa
Beth
Mas parece que foi ontem,não é?
Jane Curiosa
Que Deus proteja os bombeiros parisienses!
(E que também não desampare os guardas armados do Louvre!)
Kika Mello
Jorge Fortunato
observação bem lembrada sobre onde ( desculpem a linguagem chula) ‘apagar o facho’ (rsrs)
Beth
Jorge
Eu fui num desses bailes populares no 14 de Julho quando era estudante. Adorei! Mas isso faz MUITO tempo, risos.
jorge fortunato
Alice
Via matéria também. NO fundo as fjaponesas sonham mesmo em encontrar um francês que faça companhia…nãoconsegue o príncipe e voltam tristes… quem sabe elas não aproveitem esse baile…
Beth
Dificilmente viajo em julho. Mas, sinceramente, não tenho muito pique para grandes eventos em Paris. Em 2005 fiquei em Paris para a Fête de la Musique e me arrependi. Um verdadeiro caos. Muita gente e algazarra além da conta. Por sorte, me refugiei no Marais, depois que vi que seria impossível ir a outro lugar. Nessas datas achoq ue o melhor é ficar numa cidade mais tranquila. Já passei uma Fête de la Musique em Lyon e me diverti muito. Já imaginou um show do Lenny Kravitz na Place de la République?
Alice
Interessante esse baile ! Agora , mudando para um assunto sempre discutido: acabei de ver no jornal Hoje ,da Rede Globo,mais uma matéria sobre o mal humor dos garçons parisienses. Comentou-se que , quem mais sofre com isso , são as milhares de turistas japonesas conhecidas justamente por sua boa educaçao.