Os bailes organizados pelos bombeiros fazem parte da lista dos símbolos da cultura francesa ao lado das canções de Édith Piaf, das baguettes, da boina e do mal humor dos garçons (assunto já discutido, não é mesmo?).
Eles acontecem todos os anos no dia 13 e/ou 14 de julho. Às vezes os bombeiros promovem um grande baile na praça da Basitille. Este é um ano de vacas magras, imagino que por questões de segurança, somente com os bailes das inúmeras casernas de Paris. Acho até mais simpático, no lugar de um imenso baile público, estes com dimensões de festa de família.
Estes bailes atraem jovens e menos jovens que gostam de dançar e, claro, contam com a presença dos bombeiros. Aviso às interessadas, a beleza dos ditos cujos é fato comentado de geração em geração. Nâo sei como são selecionados, mas posso garantir que nunca vi um bombeiro feio. Até na Córsega. E olha que na ilha os vejo com frequência em função dos perigosos (e às vezes de origem criminal) incêndios do maquis corso.
Então, se estiverem por aqui na noite do 13 ou do 14 procurem no link abaixo uma caserna perto do seu hotel e mergulhem na cultura bleu/blanc/rouge.
Cliquem aqui para a lista dos bailes.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
41 Comentários
Eloisa
Olá, vamos estar em Paris no dia 13 de julho de 2014. Meu hotel é no Quartier Latin, perto da Notre Dame. Gostaria de saber se vai haver algum baile dos bombeiros por perto. Se houver, estaremos lá. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Eloisa, a cada ano isso muda, ainda não há programação.
Abraços.
Roseane Dambroski
Olá, gostaria de saber se perto da rue du faubourg st denis tem alguma dessas festas dos bombeiros? estarei hospedada nesta rua nesse período!
Obg!!
Lina
Roseane
Quando a lista sair eu publico aqui.
Cynthia
Estava mesmo ótimo! Fui com a Lylian e nos divertimos muito. Super descontraído, os bombeiros maravilhosos, a música ótima. Enfim, um programa super parisiense, e familiar. Sem frescura, cada um vestido como queria, e a entrada era livre (e quem negaria uns poucos euros àqueles bombeiros tão simpáticos…). Fomos embora por volta da meia noite e meia e ainda fiquei ouvindo a música de casa, até mais de 3h da manhã. Valeu!!
Lylian
Gina,
Nas Arenes de Lutece, você pagava o valor que queria e depositava em uma urna, em forma de capacete de bombeiros!
Bj