De acordo com um estudo chamado Mystery Shopping, organizado pela sociedade Présence, especialista em pesquisas de clientes incógnitos, a avenida Champs Elysées está na 16° posição na lista das avenidas mais acolhedoras do mundo.
A primeira é Orchad Road em Singapour e a segunda Avenue de la Liberté no Luxembourg.
O relatório dos pesquisadores começa bem, com pequena introdução que descreve a Champs Elysées como uma avenida agradável graças às suas árvores, flores e dos seus inúmeros bancos públicos. Os turistas não se perdem, a informação é bem sinalizada e mapas do bairro são encontrados sem maiores problemas.
O relatório apresenta uma surpresa agradável quando descreve a amabilidade e simpatia dos parisienses, sempre prontos para ajudarem e informarem. A avenida ficou mesmo em terceiro lugar na categoria “acolhimento aos passantes”, ex aequo com Amsterdam, Singapour, Oslo e Londres.
O problema se encontra na qualidade do atendimento dos garçons dos restaurantes e dos vendedores das lojas instaladas na Champs Elysées. Das lojas mais sofisticadas às mais simples e em quase todos os restaurantes o acolhimento ao cliente é indiferente, frio e quase grosseiro.
De acordo com Jean Bernard Bros, assessor do prefeito de Paris e encarregado do turismo, o objetivo é que a capital seja lider no acolhimento dos turistas.
Tomara que ele passe o recado e que esta turma faça cursos intensivos de atendimento sorridente.
Fonte: Le Figaro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
70 Comentários
Vanessa Oak
Odeio falta de educação. Aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo. Acho conveniente (para eles) começarem a distribuir sorrisos e gentilezas aos turistas que os tratarem da mesma forma. Se não rolar, it’s ok! Compro e gasto meus reais em outro lugar. Mas, se a grosseria superar minhas “expectativas”, nada como um bom fora em inglês: I’m tourist! I’m buying! I’m paying! Na pior das hipóteses um gestinho básico, com entendimento universal, acompanha bem esses ditos.
Vil Muniz
Oi Lina!!!!
Em primeiro lugar quero te desejar um 2012 repleto de realizações e muito,muito mais sucesso ao conexão!!!
A Champs Elysées é extraordinariamente elegante e muito bonita,adooooooro aquilo lá,quanto ao tratamento,confeço que em relação a gaçons,são insuportáveis,não tem jeito,parece que fazem aquilo amarrados…mais as demais pessoas que me atenderam,fui muito bem tratada e acolhida.
Beijocas!!
Ricardo
Eu não li o estudo, mas acredito que o conceito de avenida acolhedora pode ser visto de diversos ângulos, como a acessibilidade para cadeirantes por exemplo. Ou pela variedade de coisas que podemos fazer quando andamos por ela. Neste último, não posso negar: Avenida Paulista!
Vera C M
Concordo com o comentario do Mauricio Christovao: a avenida eh realmente imponente e bonita, mas hah dezenas de pequenas ruas mais acolhedoras e charmosas, que fazem mais o meu tipo tb…
Mas, enfim, que otimo que fizeram a pesquisa…. imaginem Paris, jah tao bela e charmosa, lider no acolhimento aos turistas, como promete a assessoria do prefeito…
Adriana Pessoa
Eu gosto de ir a Champs Elysees sempre.
Caminhar devagar, subir por um lado, descer pelo outro, parar em frente a casa de Santos Dumont de um lado, e na Laduree do outro.
Ver as vitrines devagar, me sentar nos banquinhos, sem pressa.
Admirar o Obelisco lá em baixo, e o Arco do Triunfo lá em cima…é um lugar único.
Sempre fui muito bem tratada por lá, assim como em toda Paris.
Isso falando em francês, inglês ou português…ou tudo junto e misturado,mas sempre com um sorriso no rosto.
Claudia Carioni
Acabei de chegar de Paris e amei tudo, mas realmente o atendimento nos restaurantes deixa a desejar. Também acho q falar francês ajuda, mas nao acho que deva ser pre-requisito para um bom atendimento!! E já esta mais do que na hora de eles falarem inglês!
Cíntia
Não cheguei a parar para comer ou comprar na Champs Elysees e li com atenção os comentários pra me previnir pra próxima semana, quando estarei lá… fora da charmosa avenida, fui muito bem tratada no hotel, nas lojas e nos restaurantes. Não sei se cabe o comentário aqui, mas onde fui mal tratada foi na Itália! (risos)
Vera Lucia Roma de Moura
Dàcord , très jolie….
Tratamento dado aos turistas ?
Não tenho motivos p/ me queixar….
jorge fortunato
BETH
D’accord! Falar francês faz a diferença…
Dodde
Estive em setembro/11 e todo dia dava uma passadinha na Champs….Seja para tomar meu cafe da manhã, pegar ingressos na Fnac….Agora pagar 14 euros num chopp não dá ! rs….andei mais uns 100m passando o Arco e paguei 7!! Abs