De acordo com um estudo chamado Mystery Shopping, organizado pela sociedade Présence, especialista em pesquisas de clientes incógnitos, a avenida Champs Elysées está na 16° posição na lista das avenidas mais acolhedoras do mundo.
A primeira é Orchad Road em Singapour e a segunda Avenue de la Liberté no Luxembourg.
O relatório dos pesquisadores começa bem, com pequena introdução que descreve a Champs Elysées como uma avenida agradável graças às suas árvores, flores e dos seus inúmeros bancos públicos. Os turistas não se perdem, a informação é bem sinalizada e mapas do bairro são encontrados sem maiores problemas.
O relatório apresenta uma surpresa agradável quando descreve a amabilidade e simpatia dos parisienses, sempre prontos para ajudarem e informarem. A avenida ficou mesmo em terceiro lugar na categoria “acolhimento aos passantes”, ex aequo com Amsterdam, Singapour, Oslo e Londres.
O problema se encontra na qualidade do atendimento dos garçons dos restaurantes e dos vendedores das lojas instaladas na Champs Elysées. Das lojas mais sofisticadas às mais simples e em quase todos os restaurantes o acolhimento ao cliente é indiferente, frio e quase grosseiro.
De acordo com Jean Bernard Bros, assessor do prefeito de Paris e encarregado do turismo, o objetivo é que a capital seja lider no acolhimento dos turistas.
Tomara que ele passe o recado e que esta turma faça cursos intensivos de atendimento sorridente.
Fonte: Le Figaro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
70 Comentários
Aerle Patricia
Acolhedora e Linda,
Quando estive lá fui muitissimo bem tratada por onde passei,na loja da Hagen Darz desde a atendente ao caixa, na Sephora exclusivamente a loja de lá com 20% de desconto em todos os produtos e sempre que precisei de qualquer tipo de informação obtive, ônibus, metro, endereços, banheiro,sempre muito solicitos e quando nao sabiam a direção procuravam em seus smartphones e voilá!
Eu usava meu francês meio intermediário meio vagabundo e nunca vi uma cara feia.
Jacqueline
Em Londres foi na Oxford Street, que também deve estar nessa lista.
Jacqueline
Marcelo M
Mas quando são parisienses que falam algumas palavras em português a situação é outra.Eles parecem adorar poder empregar o seu vocabulário e ter quem os entenda. Isso me aconteceu na Galeria Lafayette. Eu tirava fotos pela janela e a moça veio e me explicou com um maravilhoso esforço que havia um terraço de onde as fotos ficariam bem melhores. Em Londres também ocorreu o mesmo. Entrei numa loja para comprar um playstation 3D e o vendedor chamou outro que “falava” português. Vieram três e ficaram me rondando encantados e lançando uma palavrinha aqui outra ali em portuinglês. E ainda me levaram até o computador da loja para que eu escrevesse o que eu queria porque meu inglês e o português deles não se encontravam. Adorei o atendimento.
Na rua, em Paris e especialmente na Champs, pedi orientação várias vezes e sempre fui muito bem atendida. Exceção para uma vendedora que mostrou de cara feia um produto para minha amiga e quando ela pediu para ver outro para comparar, arrancou o primeiro das mãos dela e quase jogou o outro. Minha amiga desistiu da compra e não era para menos.
Lenna
Apesar de gostar de locais mais acolhedores, como a île-de-Saint-Louis, Quartier-Latin e Marais, curto muito Champs-Élysées e acho linda. Quanto ao mau atendimento em restôs, lojas, etc…, já sabemos que não é o forte dos franceses serem sempre gentis neste quesito. Pode ser que com a crise, mude!!!
Maurício Christovão
Fui muito bem tratado em toda a Paris, mas algumas lojas são muito suntuosas e confesso que não fiquei tentado a entrar. Acho a Champs Elysées uma avenida imponente e bonita, mas não a considero acolhedora. Pequenas ruas, com comércio local, fazem mais o meu gênero.
Beth
Eu gosto muito do Champs Elysées, especialmente do Fouquet, risos.
Para mim, é uma das mais belas avenidas do mundo!
Quanto ao tratamento dos garçons, vendedores etc franceses, depende muito da situação e da sua postura…
Nertan de Melo Ribeiro
O problema do Marcelo M foi com um PORTUGUÊS e não com um Parisiense! Como.sabemos, os “patrícios” além de b….., são super grosseiros! Fazer o que?
Fernanda
Concordo com o descrito na matéria e com o Marcelo M.
Os parisienses foram super simpáticos na rua, mas a atendente da Ladurée da Champs Elysées quase arrancou minha cabeça quando pedi para ela repetir o valor da conta – isso porque perguntei em francês (precário, mas francês!)!
Ela repetiu tão rápido quanto antes, mas mais alto e impacientemente – como se não tivesse entendido por dificuldade auditiva!
Enfin…
Piaçava
Bem que o atendimento poderia melhor antes de eu ir a Paris em maio. Sempre ouvi dizer que os parisienses tratam muito mal os turistas, mas eu so acredito vendo. Falam o mesmo dos argentinos mas eu fui super bem tratada quando estive em Buenos Aires.
Marcelo M
Em primeiro lugar, quero transmitir a todos, e especialmente a Lina e a Equipe Conexão Paris, os melhores votos de uma Ano de 2012 repleto de tudo o que de melhor possam desejar.
Com relação ao post, sempre que precisei de uma informação em qualquer lugar de Paris, os parisienses sempre foram extremamente solícitos e amáveis ao tentar ajudar. Mesmo quando precisei falar com eles em inglês, nunca ouvi qualquer tipo de reação deselegante.
Porém, na loja da Beneton, na Champs Elysées em 2009, tive uma desagradável experiencia com um vendedor. A vendedora da loja, ao perceber que eu e minha esposas trocávamos ideias em português, nos disse que um vendedor da loja era de origem portuguesa e que qualquer dúvida poderia ser tirada com ele. Agradecemos e ao nos dirigirmos ao mesmo, ele se recusou a nos responder em português, pois afinal, ele tinha ido para a França para aprender a falar o francês e se quisesse falar o português, teria continuado em Portugal. O rapaz chegou a virar as costas e deixou de nos atender. Triste e lamentável.