Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Leandro Pinheiro
Estive na ultima semana de agosto em Paris e bateram minha carteira no metrô, por sorte eu vi tudo, senti quando meu bolso de trás ficou vazio. Depois passei a não colocar a carteira no bolso de trás. Eles não estão preparados para serem confrontados, assim que percebi já encarei os dois (eu não sabia que eu era tão macho) e disse que ia chamar a polícia, aí um homem se identificou como policial (depois fiquei sabendo que eles sempre tem policiais à paisana nos metrôs), então fiquei mais seguro e meti o dedo na cara dos dois e disse que eu havia visto que eram eles. O policial começou a pressioná-los e jogaram minha carteira no chão, conferi na hora e gvi que não tiveram tempo de levar nada. Agradeci ao policial e fiquei mais esperto doravante.
julia
minha carteira foi batida no metro. so percebi quando,na galeria lafaiete, comprei um produto, que acabou sendo pago por meu filho. minha revolta nao tem limites,mas, pelo menos agora , percebo que sou apenas uma nessa triste estatistica. o ocorrido foi em outubro 2012e ate hoje eu nao me conformo de ter prestado atençao nas garotas em detrimento de minha carteira!!!!
Cristina Jaqueira
Lina, confesso que estou assustada , veja a reportagem publicada ontem no Globo(G1).
http://glo.bo/171OHup
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/09/batedora-de-carteira-em-paris-diz-que-e-facil-roubar-turistas-
brasileiros.html.
Cristina Jaqueira
Lina
Cristina
Não fique preocupada. Fique apenas atenta. Não existe aqui em Paris a violência do Brasil. O risto é ter a carteira roubada.
Rafael
Fui de Bruxelas a Paris em 13/Agosto/2013. Cheguei na estação Gare du Nord e não imaginava que a questão dos batedores de carteira era tão comum em Paris (ignorância minha). Depois de 20 min na estação, logo após passar pela catraca do metro, fui abordado por dois policiais à paisana que me pediram para verificar a bolsa, pois haviam visto uma pessoa mexer nela. Constatei que minha carteira, com meus cartões de crédito e por volta de 400 euros não estava mais lá. Chegaram a pegar o ladrão mas não encontraram a carteira. Vi que no local que fui aboradado tinha várias câmeras, mas mesmo depois de fazer a comunicação do roubo a policial na delegacia da estação disse que não era possível fazer nada, e inclusive disse que só poderia falar em francês comigo :-). Nesse ponto achei que, se quisessem solucionar o problema, teriam mais cuidado em verificar as câmeras para saber qual foi o destino da minha carteira. Realmente é uma epidemia, pois no mesmo momento havia mais 3 pessoas com o mesmo problema na mesma estação de trem… e isso é 4 horas da tarde! Aprendi a lição da forma mais dura… se forem a Paris (e acredito que na verdade muitos lugares da Europa), fiquem espertos, para evitar a dor de cabeça e o constrangimento. Inclusive há placas em muitos lugares alertando para o “pickpocketing” …
Denise
Hoje, dia 06 de agosto de 2013, minha filha teve a bolsa arrancada de suas mãos dentro do Metro na estação Jaurés, depois de uma ida à La Villette. Ela estava sentada na cadeira do lado da porta e um rapaz claro, bem vestido, forte, a cada parada do metro saía e voltava, na estação que demorou mais para fechar a porta, na hora que soou o apito de partida , ele com um pé para fora e outro dentro, arrancou a bolsa, que minha filha segurava e ainda tentou reagir, mas com o trem fechando a porta, o ladrão se deu bem. Um rapaz indiano insistiu paracque descessemos e procurássemos a polícia. Ele nos accompanhou e infelizmente o pessoal da estação falou que devíamos ir à polícia. Fomos mas o policial que nos atendeu falou que levaria mais de duas horas para conseguirmos fazer o boletim de tão cheia estava a Polícia. Retornaremos amanhã para a queixa, já bloqueamos o Iphone, ela estava sem dinheiro e cartão, o prejuízo foi o celular, óculos e outros pertences. Mas dou um conselho, muita atenção aos pertences, andar com o exclusivamente necessário, usar porta dinheiro e no metro muito cuidado e sempre fazer boletim quando ocorre um furto ou assalto. É preciso que a cidade mais visitada do mundo e uma das mais lindas, cuide de seus turistas.
Andrea Ramos
Olá, bom tudo bem? Parabéns pela sua pagina, muito informativa! gostaria de saber qual a bolsa ideal para passear em Paris? pelo que eu lí, mochila nem pensar né? será qua aquelas bolsas tiracolo, são ideais? os ladrões costumam cortar a alça ou a bolsa, alguma coisa assim? que absurdo, né?!
Lina
Andrea
Eu ando com tiracolo e dentro do metro a seguro na frente, bem apertada. Eles não cortam, mas abrem a gente nem sente.
Dani
Lina,
Não há necessidade de andar por Paris com passaporte? Com que documento devo andar então? Fiquei na dúvida.
Lina
Dani
Com fotocópia do passaporte.
Katia
Passeando com amigos em Paris, simplesmente 3 pessoas, dentre ela eu, fomos roubados dentro do metro, levaram a carteira com documentos e Euros.
Nia
Os ‘vendedores’ de souveniers, de origem africana, tomaram conta de Paris. Já os tinha percebido em 2011. Agora, na virado do ano, chamou atenção demais. É desconfortante estar em locais como o Louvre e o lindo Sacre Coeur. Sem qualquer constrangimento, interrompem, de grupo, a passagem de turistas. Não me conformo com o fato de as autoridades francesas não tomarem uma atitude efetiva com relação a isso. Penso que as placas de “atenção com suas carteiras” colocadas junto às obras principais do Louvre denunciam que o controle foi perdido. Ao lado da Mona Lisa há uma placa tão grande quanto a própria Mona Lisa! No entanto, basta sair do museo para verificar que não há polícia em volta. Sinto por Paris não estar sendo preservada como merecia…
fatima
estarei em paris dia 27, minha duvida é:como me vestir para ir ao show no lido. bjs curto muito a sua pagina. é mes de abril que estarei ai.
Lina
Fatima
Vista-se como se fosse jantar em restaurante mais chic. Mas verá turistas vestidos até com jeans.