Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Ana Penteado
Ano passado na Torre Eiffel tinha várias pessoas abordando os turistas para assinar uma tal coisa, na primeira eu parei e a mulher perguntou de onde eu era em umas 4 linguas (espanhol, ingles, frances e uma outra) falei que era do Brasil e que não sabia falar nada em outra lingua, na segunda mulher eu comecei a falar uma lingua que inventei na hora, a mulher não me entendeu e saiu me xingando em espanhol, na terceira mulher eu disse que já tinha assinado, só agora percebi que poderiam ser golpistas. Acho que o mais indicado na hora é a pessoa não dar bola para esses vigaristas, e grudar na bolsa!
Sueli
Estive em Paris em 2011 e 2012, fui abordada no golpe do anel.Agradeço a oportunidade de ter lido o CP antes da viagem e não caí no golpe. O que mais me impressiona é que a cidade é infestada desses golpes e já cheguei a ver policiais prendendo algumas pessoas mas parece que não dão conta. É só não dar bandeira, e seguir as instruções do pessoal do CP.
Amanda
Olá Pessoal,
Estou aqui em Paris assustada com os roubos no metro e pontos turísticos. O impressionante é que as autoridades policiais não fazem nada, todos os os dias as mesmas pessoas estão nos mesmos lugares. Ontem eu e meu marido fomos abordados na Champs Elysees pelo golpe do anel, logo percebermos, dei um grito, o homem se afastou e saiu correndo. Estou chocada, andamos ontem e hoje o dia todo e também no metro há batedores de carteiras e assaltantes nas escadas. Precisamos ficar sempre atentos!!! Abs, Amanda
Lina
Amanda
Isto, fique atenta.
Maria
Estou indo à Paris com minha filha e minha mãe e gostaria de saber se é seguro andar de táxi em Paris? Se os taxistas ficam rodando à toa com você?
Se é seguro pegar um táxi do aeroporto Charles de Gaulle para o hotel?
Lina
Maria
Os taxistas são corretos. Sobretudo os dos aeroportos de Paris. Fique tranquila.
maria abadia andrade
Gente, que tristeza!!
Infelizmente fui mais uma vítima em Paris.
A sensação é que as autoridades abandonaram os cidadãos e turistas que circulam pela cidade luz.
É inconcebível admitir tão somente avisos de cuidados com seus pertences que, por sinal, estão em todos os lugares e em diversas línguas.
De fato, até dentro do Louvre ouve-se pelos autofalantes essa advertência.
Tinha acabado de comprar uma bolsa Louis Vuitton e peguei o metrô para a Torre Eiffel juntamente com um casal de amigos e nossos 4 filhos. Quando passamos a roleta para pegar o metrô vieram umas 5 meninas, com não mais de 18 anos, empurrando, causando tumulto, quase jogando as crianças no chão e aí percebi que o alvo era a bolsa, mas já era tarde, haviam conseguido pegá-la. Além disso tentaram levar a carteiro de meu amigo, o celular de minha filha e outros pertences.
Na verdade, foi um verdadeiro arrastão e não havia um policial, sequer, para nos ajudar.
Infelizmente, Paris hoje parece mais uma cidade abandonada, suja e insegura.
Que pena!! Tanta história, tanta beleza e cultura entregues aos ratos.
Maria
Eu e minha irmã fomos roubadas dentro de uma loja no centro de Madrid, poucas horas antes de embarcar para o Brasil. Não vimos quem foi, mas um rapaz tropeçou na minha irmã e depois disso a bolsa ( estilo carteiro) sumiu. Não havia dinheiro nela, apenas meu passsporte, um relógio e uma máquina fotográfica. O consulado de lá foi muito eficiente, e me forneceu o documento para viajar. Tomem cuidado dentro das lojas.
Alexandre
Estou me sentindo um trouxa. Hoje fomos vítima do tal abaixo assinado. Estavamos em três. Cada um nos abordou individualmente e perdemos a noção de unidade. Estamos no Natal e, além disso, sou sensível às pessoas. Esse foi o ingrediente perfeito. Tivemos telefone furtado sem percebermos no momento. Sinto muito com tudo isso pois tendemos a nos tornar mais duros e ásperos com as pessoas …
Fernando Fagundes
Olá Lina,
Sou sempre atento com possíveis situações de risco de furto, sobretudo em aglomerações e tambem por ser policial civil no Brasil. Mas em uma viagem de lazer tento ser cuidadoso
mas sem neurose.
Hoje na estação Charles Michels, linha 10, fui vítima dos pickpockets que levaram minha carteira com meus cartões e alguns poucos euros. Não posso julgar, mas a situação foi criada por uma criança, uma senhora e um jovem que aproveitaram o Momento de distração.
Lina
Fernando
Nada pior do que ser roubado. Não suporto mais esses grupos. Os vejo agir inúmeras vezes por dia. Eles agem assim, uma criança, ou uma adolescente grávida…
Dê queixa na polícia.
Rosalia Velloso
Voltei de Paris poucos dias atrás, fiquei lá 40 dias, e não vi nem vivenciei absolutamente nada com relação a roubo ou a qualquer outro tipo de violência. Bati pernas o dia todo, saí à noite e, a não ser o aumento do número de mendigos, tudo me pareceu completamente normal. Desta vez nem as famosas moças que cercam as pessoas eu vi. Fico na dúvida se sou uma alienada, se meu anjo da guarda é muito eficiente ou se sou mesmo uma sortuda…
Thais Santos
Adoro as dicas do seu Blog, tenho lido sempre que posso. Estou em Paris fazendo um curso num Hotel perto do Opera Garnier, eu e meu marido vemos todos os dias as tais jovens menores originárias do leste da Europa em ação. Bem na segunda-feira(01/10/2012) quando chegavamos do curso no Hotel, vimos uma confusão e constatamos a polícia francesa em ação, eles estavam a paisana e prenderam algumas, inclusive as algemaram , eu as vi jogarem coisas no chão e eles pegando rapidamente inclusive uma carteira, não sei o destino, mas elas foram levadas na presença de muitos turistas que olhavam tudo com curiosidade.
Abraços