Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Esther de Albuquerque
Gostaria de saber onde posso comprar um Guia das ruas de Paris ele é pequeno e tem capa azul. Emprestei o meu e perderam. Já tentei ver aqui na internet e nada. Comprei ele em Paris é excelente. Agradeço desde já .
Mariana Berutto
Esther, tem dois guias de rua com capa azul.
Atlas routiers : Paris pratique par arrondissement“>O clássico guias de ruas por bairros, veja aqui.
Michelin Map Paris by Arrondissements (saddle-stitched) No. 62 (Maps/City (Michelin))“>E o guia de rua da Michelin, veja aqui.
Roberto Maia
Passei por esta “experiência” (bolsa da minha esposa), na última quinta-feira, dia 27/09, na estação Invalides ao pegar o RER para Versalhes. Como já estava ligado, graças as informações do Conexão Paris, prontamente intervi, fiz cara feia para a moça (ela ficou com cara de coitada rsrsrs) e consegui evitar o pior.
Miris Fernandes
Lina, tenho algumas dúvidas. Primeiro quero saber se o turista reagir ao furto e agredir o ladrão, como a polícia vai encarar? Segundo, estaremos chegando em Paris dia 3 de novembro e ficamos até dia 7, devemos tirar 1 dia pra ir à Londres depois seguimos para Mônaco, que tipo de agasalho levar? Não quero “entupir” a mala levando o que não usarei nem tampouco passar frio, vi sua matéria sobre a “cebola”, será que calças legging com meias-calças por baixo são uma boa idéia? Você conhece o Ibis Styles Montparnasse, o que você acha desse hotel? Obrigada pelas dicas, estão sendo muito importantes.
Lina
Miris
Ladrões: normalmente basta ficar atenta. Sobretudo no metro.Se for roubada tem o direito à uma reação. Claro. Risos.
No final de novembro do ano passado, nevou. Traga casaco de lã. Legging + meia calça se tiver muito frio. Senão legging e casaco.
Hotel: não conheço o hotel. Mas deve ser bom. Os Ibis são sempre limpos e café da manhã gostosos.
Maria Lucia
Ano passado na Ponte Alexandre II também tentaram o golpe do anel. Só rindo, né? Isso é mais velho que a serra, nem se aplica isso mais no baixo Belô. No mais tudo tranquilo.
Ps: Para a meninas das pranchetas é só dizer o sonoro “Non, No!!!”
Mariana Biao
Dia 16 de outubro, após um roteiro pela Provence, esticarei minha viagem para alguns dias em Paris, como estarei nesta parte indo SOZINHA, embora já conheço a cidade, tô meio no pânico, afinal, sou jovem e to indo exclusivamente pra fotografar Paris, perguntas:
-Assalto com armas? branca ou de fogo?
– Até que horas da noite, uma mulher sozinha pode andar sem medo no metrô?
– O equipamento, bem guardado na bolsa – com cadeado e tudo, ainda oferece risco?
Obrigada!!!
Lina
Mariana
Calma. Comparada com o Brasil, Paris é segura. Não tem assaltos com armas. Equipamento com cadeado não oferece riscos. Pegue o metro até as 22h.
Nanda Nunes
Quando tentam me abordar, eu falo bem alto e com cara feia meia duzia duzia de palavras em francês. Para um brasileiro de férias, este tipo de abordagem ainda é meio estranha como o golpe do anel e as listas. No Montmartre, ficaram me xingando e no d´Orsay tentaram mais de 8x o lance do anel. Por isso, jogo de cintura, não liga e muito cuidado com suas coisas. Para mim, a doleira e fundamental. beijos
Sueli
Estive em Paris em agosto de 2011 e por várias vezes fui abordada com o golpe do anel, como já o conhecia não tive problema, voltei este mês novamente e não vi mais esse golpe do anel nas ruas e olha que andei por todos os lados, vi mais o golpe das meninas pedindo assinatura de uma lista. Me sinto muito segura em Paris, deixo meu passaporte no cofre do hotel, levo uma xérox e para os homens, andem com calça tipo cargo, com o bolso em baixo, além de serem confortáveis você pode colocar o dinheiro de maior valor e os cartões neste bolso. Aproveitem sem stress, Paris é maravilhosa.
Rosana
Pensem em um lugar onde me sinto relaxada ?! Paris ! É claro que isso eu dizia há 5 ou a 6 anos …viajo para essa linda ciade uma vez ao ano desde 2002 , e constato anualmente toda essa desagradável situação : vejo a mudança nos freqüentadores do metro ,que antes me pareciam mais parisienses que agora e com um porte mais elegante , no ar desconfiado das pessoas ( me incluo ) e como agora os trens estão sempre lotados facilitando essas ações furtivas.Em maio deste ano um rapaz bem vestido entrou na Farmacia em plena Rivoli onde eu estava pegou o que queria e saiu deixando o alarme soando e gesticulando para as funcionárias ,que me disseram que isso ocorre nao tão raramente e que como não há seguranças na porta elas sentem medo de se manifestar. Acho o francês demasiadamente tolerante , onde está o Estado????
Fabrício
Tivemos o desprazer de sermos furtados hoje, no metrô, aqui em Paris. Ontem mesmo comentei sobre este post com minha mulher, e logo um dia depois fomos vítimas. Nem percebemos, uma mulher nos avisou que a bolsa estava aberta e que tinha visto um rapaz correndo com a carteira na mão. Nos levaram os cartões de crédito e alguns euros. Menos mal que não levaram nenhum passaporte. Por sorte, nem havíamos entrado no trem e deu pra voltar rapidinho pro hotel pra bloquear os cartões e solicitar novas vias. Perdemos cerca de 100 euros e boa parte da vontade de conhecer o resto de Paris. Uma pena.
Lina
Fabrício
Uma pena mesmo. Mas esqueça rápido e aproveite Paris.
Renata
Oi Lina
Uma amiga me aconselhou a não deixar o passaporte no cofre do quarto, o que acha melhor: cofre, mala ou em porta dolar? Consigo ir para euroddisney ou outra cidade sem ele?
Obrigada
Uy
Lina
Renata
Para passear na em Paris e disney basta fotocópia do passaporte. Ou no cofre do hotel ou no porta dolar. Nunca na mala.