Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Adriana
Triste saber que nada mudou desde a minha ultima viagem a Paris. Roubos, assaltos e os golpes do anel e do abaixo assinado. Tentaram empurrar esse golpe do abaixo assinado em mim. Porem, se deram mal as romenas, hungaras e bulgaras. Sei que a Uniao Europeia deu livre acesso a eles. Mas, o mesmo acordo nao permite que tais individuos trabalhem legalmente em nenhum dos paises da UE. Recentemente, li que o numero de assaltos com armas aumentou e muito na Franca. Ate um jogador de futebol do Brasil e sua familia foram vitimas. Morri de rir com o texto do Guzzo na Veja dizendo que o frances nem sabe o que e isso. Rsrsrsrsr…
Augusto Souza
O problema é que muita, mas muita gente dá bobeira. Vi turistas americanos com uma bermuda que mal cabia a carteira na fila da Notre Dame. Até eu poderia ter roubado o infeliz, hahaha.
O lance é não vacilar. Ficar atento nos locais de muita aglomeração. A cidade é segura, você pode andar tranquilamente por muitos lugares, mas não vacile. Os ladrões não querem ter trabalho, se você tá ligado, eles vão procurar algum outro que esteja embabacado com a bela Paris.
Ivone demes Martins
Estou indo agora em setembro tb a Paris e estou apavorada, acho que nem levo o meu iPad . Mas e como dizem ficar alerta.
Suely Tavares
LINA, chegamos em Paris na estação Gare Du Nord por volta das 21:30 hs, minha filha e eu.É facil pegar um taxi pra irmos pro hotel? Tenho bagagens e, não quero pegar metro por causa do horario. Me oriente. Obrigada.
Lina
Suely
Muito fácil pegar táxi na Gare du Nord. Em todas as estações de Paris você encontra ponto de taxi. Siga as indicações.
Victoria
Estive em Paris no mês de maio e assisti ao golpe do anel. Como já havia lido as dicas do Conexão ignorei a jovem que havia jogado o anel no chão. Vocês acreditam que quando passei novamente ela tentou de novo.? Tambemfiquei bem atenta quanto a grupos. Procuro nao andar na rua de noite e uso portadolar durante todo tempo Volto a Paris no próximo dia 17 e queria saber da Lina se há perigo em usar câmera profissional na rua Quais os lugares em que devemos ter cuidado redobrado? Abraços e boa sorte para os que estão indo.. Victoria
Lina
Victoria
Basta ficar atenta, não deixar a câmara em cima de mesas de cafés…Os ladrões preferem iphones discretos.
Maurício Christovão
La chose est noir…Já dizia o velho policial: “Otário tem bolso nas costas…” Não levem jóias nem relógios caros e atenção aos pertences, principalmente com mochilas nas costas. Tirem uma cópia xerox da folha com a foto do passaporte e levem-na com vocês. Deixem o original no cofre do hotel. Prestem atenção a grupos próximos a vocês, principalmente jovens.
isso serve para Paris, Barcelona, Rio, Hong Kong…
Isabel
Pelo visto este tipo de golpe dado por pessoas do leste europeu acontece em toda grande cidade da Europa Ocidental. Aqui em Berlim sempre vejo mulheres ciganas (acho) que te abordam sempre com um “Do you speak English”. E como alguém falou acima o negócio é ser grosso e nao dar muita atencao. Eu já vi reportagens aqui com camera escondida mostrando estas pessoas agindo no metro de Roma, nas ruas de Madrid e Barcelona. Entao vale a deixa “seguro morreu de velho”, seja em Berlim, Paris, Londres, Roma, etc. O melhor mesmo é ficar atento aos pertences em lugares mais movimentados e turísticos, pois as pessoas tendem a se desligar, tirar fotos e se descuidam da bolsa ou outras coisas valiosas.
Carlos Ribeiro
Viajo há mais de 20 anos por diversos lugares no Brasil e exterior e nunca tive nenhum tipo de problema com segurança, especialmente em Paris, onde costumo andar muito de metrô e a pé em qualquer horário. Além de um pouco de sorte, credito isso a adoção de alguns cuidados básicos tais como: deixar passaporte e objetos de valor no cofre do hotel ou muito bem escondidos (bolsinhas tipo porta-dolares resolvem muito bem isso), digitalizar documentos, cartões, vouchers para sempre ter uma cópia disponível, nunca usar carteiras estufadas nos bolsos da calça, não deixar bolsas, máquinas fotográficas e celulares dando sopa em cima de mesas, ou seja, porque não tomar os mesmos cuidados de segurança que tomamos no Brasil? Outros pontos importantes, são atitude e intuição. Se desconfiar que algo está errado, confie na sua intuição e tente se desvencilhar da situação o mais rapidamente possível, normalmente um NÃO firme em qualquer lingua afasta os mal intencionados. Se o preço por deixar alguém falando sózinho na calçada for ouvir alguns palavrões (que possivelmente você não vai entender mesmo) então que o seja, mas pelo menos você não vai se meter em alguma enrrascada. Outra coisa, camisa da seleção brasileira é muito bacana, mas pra usar no estádio ou em época de copa do mundo, bandeirinhas e broches do Brasil, também são legais, mas não pra você avisar todos os caça-turistas que você é um alvo. Tente passar o mais despercebidamente possível (roupas e atitudes discretas) e seja desconfiado sem ser paranóico e relaxado sem ser igenuo e garanta férias tranquilas e divertidas. Afinal de contas todos nós viajamos para curtir e relaxar e quando isso não acontece, normalmente é por nossa própria culpa.
Caetano
O que revolta é q essas “crianças” estao TODOS OS DIAS no centro de paris, e as autoridades nao fazem nada!
Ja presenciei varios roubos, e ja observei q isso é uma quadrilha muito bem estruturada, com tatica para todas as situacoes. Uma vez, roubaram um cliente no meu trabalho, e quando ele foi atras, na rua, a menina abaixou a calça, mostrando suas partes intimas perguntando se era isso q ele queria, para o constranger, enquanto as outras ladras fugiam. Tem q tomar muito cuidado mesmo, pois elas tem uma precisao cirurgica!
DANIEL
…boa noite, me senti voltando a Barcelona lendo os relatos dos amigos acima…passei 5 dias em Paris e foi tudo ótimo…compras, cafés, mais compras…e um pouco de turismo…mas turismo em Paris é andar de olhos abertos, pois tudo encanta…quase não fui ao Louvre nem Torre Eiffel…viagem que aconselho a todos que me perguntam…mas após Paris fui a Barcelona, e logo na saída do Metrô tentaram bater minha carteira, mas ainda bem que por trás de um pequeno homem tem sempre uma grande mulher…a minha deu um grito que fez os caras sairem fincados…eu nem percebi a ação…sorte que ela estava uns passos atrás de mim e os “pivetes” ficaram entre nós…eu com uma mala pesando uns 765 kg…