Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Fernando
Muito boa estas dicas, estou indo pela primeira vez com a mulher e já estou de olho bem aberto. desisti de levar meu ipad, somente um netbook pra passar as fotos a noite no hotel e muitos pendrives. (nem no hotel eu confio)
Valeu por tudo e boa sorte pra nós!!!!!
Muita paz.
Sheila
Que pena essa insegurança em Paris. Vou em breve a Paris e ia comprar uma maquina semi-profissional pra fotografar tanta beleza mas agora fiquei com medo.
Verônica
Estive em agosto com a minha filha em Paris e ela foi assaltada, sim assaltada por um jovem com uma faca, que levou o iphone dela e o ipad e dinheiro da amiga. Em Barcelona, Londres e Lisboa foi tudo tranquilo, infelizmente em um mundo globalizado a violência não poderia ficar de fora. Espero que no próximo ano as coisas melhorem pois penso em ir à Itália e Croácia.
Jacqueline
Em Londres, em 2011, o museu Tussaud estava cheio de cartazes alertando para os pickpockets. Em Buenos Aires, fui assaltada na porta do prédio do apê. Uma mulherzinha levou meus documentos, cartão de crédito e, pior, a máquina fotográfica com mais de 300 fotos (o que mais lamento). Em Paris, nada de desagradável. Paris foi sonho perfeito que planejo repetir muitas vezes. Mas sempre alerta, principalmente mais experiente depois da lição em Buenos Aires.
Beth Lima
Um amigo que chegou de viagem neste fim de semana disse-me ter visto golpes e furtos não só em Paris como também em Roma e Madri. Felizmente, já tinham sido alertados por mim graças a este blog.
Além de golpes, também presenciou muito consumo de drogas em algumas cidades. Triste realidade!
jorge viana
Dicas interessantes para proteção nas mensagens. Passei por uma tentativa de furto no metrô em maio deste ano. Consegui segurar um dos 4 que haviam me cercado e tranquei a porta do vagão com o pé. Devolveram-me a carteira, verifiquei que não haviam pego nada, e soltei o camarada. Foi no trecho Hotel de Ville – Estação George V, às 08:00 h. Vagão lotado. Jogaram moeda no chão para distrair e atacaram, logo na chegada à estação, e a carteira ficara com o primeiro que saira. Este golpe também é usual no metrô. Caso ouçam moeda caindo, não deem bola, porque é proposital.
Rosana
Lina, o que de prático o governo francês tem feito a respeito destes roubos ,que realmente, só fazem aumentar ? E os franceses , como se manifestam ?
Lina
Rosana
O govêrno tenta controlar a situação, mas a política é uma área complicada. Se o governo de direita expulsa os ciganos, a esquerda protesta. Se a esquerda expulsa os ciganos, os ecologistas protestam…
A polícia prende estas garotas, mas elas são menores e a justiça as libera…A polícia não prende mais.A população reclama, a polícia diz que a culpa é do judiciário. Os juízes seguem as leis…
José Rodrigues
Que diferença no blog.
Antigamente quando alguém reclamava nestes posts era atacado, comparavam com o Brasil (como se isso importasse e diminuísse o problema) ou então era acusado de ser recalcado e levava lição de moral de que isso não existia.
O problema eram os olhos de quem via e Paris devia ser vista com olhos cor de rosa.
Ou então vinham outros dizer que os criminosos na verdade eram vítimas dos séculos passados e que estavam apenas retomando o que era seu.
Ou seja os culpados eram os turístas de outros países que mereciam o que acontecia.
A verdade se impôs, a coisa está piorando faz tempo, vi uma enorme diferença de um ano para o outro com um aumento absurdo das abordagens e dei sorte, nada me aconteceu.
Quem quer viajar e não se preocupar com segurança abordagens e furtos pode esquecer Paris onde é preciso ficar atento o tempo todo e saber que vai ser abordado sim e vai ser alvo de tentativas de golpe sim.
É por amar esta cidade que fico tão indignado com o que está acontecendo e com a falta de atitude das autoridades locais.
Suely
É preciso tomar cuidado na região da Sacré-Coeur de Montmarte, muito batedor de carteira, fiquei observando como eles agem, uns ficam vendendo as torres e vendo quem está distraído com a carteira a mostra, faz sinal para outro que vai atras da pessoa…um vendedor de loja alertou minha filha pra tomar cuidado com a carteira.
Ana Lucia
Muito bom esse post, agradeço o alerta, estou indo para Paris em outubro e estou fascinada com a viagem, não sabia que a situação era tão grave. Por ser oriental eu vou acabar chamando um pouco mais de atenção! Tomarei muito cuidado!