Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
mina
Gente,e não vejo ninguem falar de Madri,onde fomos furtados no lobby de um hotel em Puerta Del Sol…Levaram nos tudo e o hotel se omitiu totalmente,coisa para brasileiro corar de vergonha.Muito pior que o golpe do anel(já tão manjado)pois por essa voce nao espera.
Antonio Fabio
Ainda existe algum lugar no planeta onde se pode visitar sem ser importunado?
Para quem mora no Rio e Sampa, pivete se tira de letra.
Dinheiro e cartões sempre no bolso da frente e nunca dar atenção a estranhs em bandos.
Só espero que a violência comum nas cidades do Brasi, tipo atirar primeiro e depois roubar, nunca chegue a Paris,
seria o fim dos tempos!
parker
ano passado, em julho/2011 fui a paris com minhas filhas e na hora que eu fui descer do vagao do metro na estaçao opera bateram minha carteira. Qdo percebi eu tentei voltar mas a porta do vagao ja tinha se fechado. Ainda bem que eu estava preparado tinha distribuido o que eu tinha de valor em varios bolsos e dessa forma nao me levaram grande coisa. Mas sem duvida foi bastante desagradavel. Recomendo a todos, principalmente aqueles que viajam com menores (como eu) e os mais idosos a tomarem muito cuidado.
Tania Baiao
É triste, mas a difusão da malandragem viaja mais rápido que nós.
Nunca fui assaltada em Paris, e em nenhum lugar no mundo. Mas, SEMPRE, ando com a bolsa tipo carteiro, na frente, não abro carteira em qualquer lugar. Levo pouco dinheiro, apenas cartão de débito. Máquina fotográfica pequena, fácil de esconder na mão, só copia de passaporte…E dou uma de mal educada mesmo, respondo forte em francês quando sou abordada.
Metro, a noite, fico de olho no movimento. Se a estação estiver muito vazia, vou na próxima…
Dá para aproveitar TUDO da cidade que mais amo, sem ficar neurótica.
márcia
Boa Tarde amigos da CP
Infelizmente faço parte do time que foi furtada em Paris no último mês de julho, uma experiência que ainda não tinha passado na cidade onde vivo. Foi numa bobeira dentro das Galeries Lafayett tirei uma foto da Galaries e coloquei minha camera na bolsa pequena da mochila e na pressa de ir embora coloquei a mochila nas costas e quando cheguei na casa que estava hospedada foi que percebi que a camera tinha sumido!!! até agora não entendi como aconteceu!!!!
A região da Ópera e Galeries é muito movimentada, muita gente e os espertinhos de plantão… fiquei muito triste pois ainda não tinha passado minhas fotos para o computador… fica a vontade de voltar e registrar tudo de novo….
Renata Capute
Lembrei de outra, só que dessa vez, nada aconteceu. Pegamos um ônibus perto de Invalides para o Dorsay. O ônibus estava cheio e entrando em Sait Germain. Quando meu marido viu um senhor com cara de padre tentando meter a mão na minha bolsa… Dessa vez, meu marido foi o guarda-costas (kkkkkkkk).
Renata Capute
Ludmila,
fui a Paris no final de março e uma servia (foi assim que ela se identificou) com carinha de anjo veio entregar um anel caído ao lado da Opera Garnier… Só que a carioca da casa sou eu (kkkkkkkkkkk). Meu marido foi todo bonzinho e eu, igual a um guarda-costa puxando ele para ir embora (a cena deve ter sido hilária). Mas a safadinha ainda conseguiu arrancar 5 euros dele que eu mesma disse pra dar, para o meu marido ficar mais calmo. Logo depois, a Regina do Parfum nos alertou dos golpes… Mas, melhor que foi só uma e a gente deu conta (hihihi).
Fabio Gonçalves de Menezes
Tentaram em julho me dar o golpe do anel. As pessoas pedindo assinaturas estão praticamente por toda a parte. É só não parar.
Abraços.
Ludmila
Fui abordada com o golpe do anel, em março. Mas, carioca está mais do que acostumada com os espertos e a figura levou um perdido meu!
A pior situação que passei foi à noite, quando desci do metrô na estação de Montparnasse. Corredor vazio. Eu sozinha. Foi abordada por um afrodescendente. Fiz que não entendi nada, que não falava francês e pernas para que te quero! E a figura atrás de mim.Pareceu uma eternidade até chegar do lado de fora., quando ele sumiu. Não levou nada, só minha confiança de pegar outra vez o metrô desacompanhada… Era meu 2o dia em Paris. Não andei mais de metrô. Mas, para falar a verdade, não fez a menor falta. Muito passeio a pé e de ônibus.
Lenna
Em junho passado, saindo do Louvre pelo lado do Sena, um grupo de meninas nos abordou. Só falei “allez, allez” bem firme. Logo se afastaram. Em Montmartre, foram os nigerianos com o anel (golpe antigo e que a maioria conhece) e em várias lojas, a tentativa de dar o troco com valor mais baixo. Mas, nós brasileiros, não somos fáceis de enganar e me dei conta dos golpes na hora!
Como já falaram, a bolsa deve estar segura na frente e o passaporte deve ficar no cofre do hotel. Todo o cuidado é pouco, já que a malandragem está aumentando na Europa. Em Roma também tem se que tomar muito cuidado…